Organização Social de Saúde (OSS) |
Costa e Silva et al. (2016) 2727. Costa e Silva V, Barbosa PR, Hortale VA. Parcerias na saúde: as Organizações Sociais como limites e possibilidades na gerência da Estratégia Saúde da Família. Ciênc Saúde Coletiva 2016; 21:1365-76.
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Cidade do Rio de Janeiro |
SMS, atenção primária à saúde |
Contratualização, regulação, transparência pública e controle social |
Pacheco et al. (2016) 4040. Pacheco HF, Gurgel Júnior GD, Santos FAS, Ferreira SCC, Leal EMM. Organizações sociais como modelo de gestão da assistência à saúde em Pernambuco, Brasil: percepção de gestores. Interface (Botucatu, Online) 2016; 20:585-95.
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Pernambuco |
SES, SMS |
Gestão estadual do SUS e o papel das OSS; influências, decisões e questionamentos quanto à implementação, eficiência e autonomia gerencial das OSS |
Romano et al. (2015) 4141. Romano CMC, Scatena JHG, Kehrig RT. Articulação público-privada na atenção ambulatorial de média e alta complexidade do SUS: atuação da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso. Physis (Rio J.) 2015; 25:1095-115.
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Mato Grosso |
SES |
Credenciamento, habilitação, contratualização, pagamento, controle e avaliação da SES |
Contreiras & Matta (2015) 77. Contreiras H, Matta GC. Privatização da gestão do sistema municipal de saúde por meio de Organizações Sociais na cidade de São Paulo, Brasil: caracterização e análise da regulação. Cad Saúde Pública 2015; 31:285-97.
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São Paulo |
SMS |
Privatização da gestão: marcos legais das OSS, contratos de gestão, convênios, caracterização das entidades contratadas, regulação e funcionamento |
Rodrigues & Spagnuolo (2014) 4242. Rodrigues CT, Spagnuolo RS. Organizações Sociais de Saúde: potencialidades e limites na gestão pública. Rev Eletrônica Enferm 2014; 16:549-57.
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Botucatu (São Paulo) |
Fundação UNI, atenção primária à saúde |
Processo de implantação, contrato de gestão, limitações dos mecanismos de controle |
Camargo et al. (2013) 3434. Camargo TA, Prado O, Bernardo R, Lara ACHS. Controle e transparência no modelo de organizações sociais de saúde do Estado de São Paulo. In: VI Congresso Consad de Gestão Pública 2013. http://www.escoladegestao.pr.gov.br/arquivos/File/2013/V_CONSAD/VI_CONSAD/050.pdf (acessado em 25/Jun/2017). http://www.escoladegestao.pr.gov.br/arqu...
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São Paulo |
SES |
Controle, grau de transparência, interatividade e acessibilidade aos portais de informação |
La Forgia & Harding (2009) 3636. La Forgia GM, Harding A. Public-private partnerships and public hospital performance in São Paulo, Brazil. Health Aff (Millwood) 2009; 28:1114-26.
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São Paulo |
24 hospitais |
Eficiência de gestão, qualidade, custo e gestão de recursos humanos |
Sano & Abrucio (2008) 1919. Sano H, Abrucio FL. Promessas e resultados da nova gestão pública no Brasil: o caso das organizações sociais de saúde em São Paulo. Revista de Administração de Empresas 2008; 48:64-80.
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São Paulo |
SES |
Desempenho, responsabilização dos gestores, controle de resultados |
Barata & Mendes (2007) 4343. Barata LRB, Mendes JDV. Organizações Sociais de Saúde: a experiência exitosa de gestão pública de saúde do Estado de São Paulo. São Paulo: Secretaria Estadual de Saúde; 2007.
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São Paulo |
SES |
Eficiência e qualidade |
Carneiro Junior & Elias (2006) 3535. Carneiro Junior N, Elias PEM. Controle público e equidade no acesso a hospitais sob gestão pública não estatal. Rev Saúde Pública 2006; 40:914-20.
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Região Metropolitana de São Paulo |
2 hospital municipais |
Modelo gerencial, equidade na prestação de serviços e controle público |
Parceria Público-Privada (PPP) |
Cabral et al. (2016) 3333. Cabral S, Fernandes ASA, Ribeiro DBC. Os papéis dos stakeholders na implementação das parcerias público-privadas no Estado da Bahia. Cadernos EBAPE.BR 2016; 14:325-39.
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Bahia |
1 hospital |
Relação público-privado e mecanismos de viabilização de projetos |
Barbosa & Malik (2015) 3030. Barbosa AP, Malik AM. Desafios na organização de parcerias público-privadas em saúde no Brasil. Análise de projetos estruturados entre janeiro de 2010 e março de 2014. Rev Adm Pública 2015; 49:1143-65.
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Bahia, Ceará, Espírito Santo, Distrito Federal, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rondônia e São Paulo. Cidades de Belo Horizonte (Minas Gerais), São Paulo, Sorocaba (São Paulo) e Manaus (Amazonas) |
36 hospitais, 328 UBS, 4 centrais de diagnósticos por imagem, 4 centros de apoio logístico e 1 indústria farmacêutica |
Investimentos previstos e estágios de implantação dos projetos |
Melo & Almeida (2014) 4444. Melo TBN, Almeida MR. Parceria público-privada: a gestão privada em hospitais universitários no Rio Grande do Norte. Revista de Saúde Pública de Santa Catarina 2014; 7:46-62.
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Rio Grande do Norte |
Hospital universitário administrado pela EBSERH |
Estrutura organizacional (burocracia e inovação do ambiente), conteúdo das metas a serem alcançadas e controle público sobre o setor privado |
Mendes et al. (2014) 4545. Mendes CA, Martins AA, Teivelis MP, Kuzniec S, Wolosker N. Parceria público-privada em cirurgia vascular. Einstein (São Paulo) 2014; 12:342-6.
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Cidade de São Paulo |
Hospital privado (HIAE) |
Remuneração e gastos hospitalares por tipo de procedimento |
Anker & Pereira (2013) 2020. Anker T, Pereira BR. O atual cenário das PPPs no setor de saúde pública no Brasil: potencialidades, desafios e as primeiras experiências em âmbito estadual. In: Oliveira G, Oliveira Filho LC, organizadores. Parcerias público-privadas: experiências, desafios e propostas. São Paulo: LTC; 2013. p. 159-80.
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NI |
10 hospitais e 2 unidades de saúde |
NI |
Kaliks et al. (2013) 4646. Kaliks RA, Pontes LB, Bognar CLFB, Santos KCC, Bromberg SE, Amaral PGT, et al. Pacientes com câncer de mama oriundas do Sistema Único de Saúde tratadas no setor privado: custos de um piloto de parceria público-privada em oncologia. Einstein (São Paulo) 2013; 11:216-23.
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Cidade de São Paulo |
Hospital privado (HIAE) |
Produção do serviço: custos por tipo de procedimento, intervalos entre as fases de diagnóstico e tratamento |
Andreazzi (2013) 4747. Andreazzi MFS. Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares: inconsistências à luz da reforma do Estado. Rev Bras Educ Méd 2013; 37:275-84.
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NA |
NA |
Gestão estatal, processo de implantação e relação público-privado |
Sodré et al. (2013) 3232. Sodré F, Littike D, Drago LMB, Perim MCM. Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares: um novo modelo de gestão? Serv Soc Soc 2013; 114:365-80.
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Brasil |
Hospitais universitários federais |
Processo de implantação, recursos humanos e administração indireta |
Maciel et al. (2005) 4848. Maciel BC, Wichert MAAL, Peroni SP, Próspero UOS. Gestão em parceria entre uma fundação de apoio e um hospital público universitário: análise custo-efetividade. Revista de Administração 2005; 40:342-52.
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Ribeirão Preto (São Paulo) |
Hospital público universitário (HCFMRP) ligado à SES e à Faepa |
Eficiência e qualidade do atendimento |
Administração Direta |
Lorenzetti et al. (2014) 2323. Lorenzetti J, Lanzoni GMM, Assuiti LFCA, Pires DEP, Ramos FRS. Gestão em saúde no Brasil: diálogo com gestores públicos e privados. Texto & Contexto Enferm 2014; 23:417-25.
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NI |
2 hospitais privados, 1 gestor municipal, 1 gestor estadual e 1 gestor nacional |
Limites da gestão pública (falhas na informação, planejamento e avaliação dos serviços) e da gestão privada (baixa responsabilidade pública) |
André et al. (2013) 2222. André AM, Ciampone MHT, Santelle O. Tendências de gerenciamento de unidades de saúde e de pessoas. Rev Saúde Pública 2013; 47:158-63.
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Cidade de São Paulo |
1 SMS, 10 UBS |
Seleção e formação de pessoal e cultura organizacional |
Fundação Estatal |
Lima & Rivera (2012) 2828. Lima SML, Rivera FJU. A contratualização nos hospitais de ensino no Sistema Único de Saúde brasileiro. Ciênc Saúde Coletiva 2012; 17:2507-21.
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NI |
4 secretarias de saúde contratantes e 4 hospitais de ensino contratados do Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino no SUS |
Impacto dos arranjos contratuais no desempenho dos prestadores, estruturas e práticas de qualidade assistencial e gerencial |
Administração Direta/OSS |
Costa e Silva et al. (2014) 4949. Costa e Silva V, Escoval A, Hortale VA. Contratualização na Atenção Primária à Saúde: a experiência de Portugal e Brasil. Ciênc Saúde Coletiva 2014; 19:3593-604.
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Brasil e Portugal |
Administração Direta (Portugal e Curitiba/Paraná), OSS (Rio de Janeiro) |
Contratualização, cultura organizacional, participação e responsabilização dos profissionais |
Ditterich et al. (2012) 2424. Ditterich RG, Moysés ST, Moysés SJ. O uso de contratos de gestão e incentivos profissionais no setor público de saúde. Cad Saúde Pública 2012; 28:615-25.
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NA |
NA |
Arranjos contratuais e incentivos profissionais nos serviços de saúde |
Barbosa (2012) 2626. Barbosa NB. Regulação do trabalho no contexto das novas relações público versus privado na saúde. Ciênc Saúde Coletiva 2012; 15:2497-506.
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São Paulo |
1 hospital gerenciado pela Administração Direta e 1 hospital gerenciado pela OSS |
Eficiência, produtividade, baixa permanência de profissionais e remuneração |
Barbosa & Elias (2010) 1818. Barbosa NB, Elias PEM. As organizações sociais de saúde como forma de gestão público/privado. Ciênc Saúde Coletiva 2010; 15:2483-95.
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São Paulo |
1 hospital gerenciado pela Administração Direta e 1 hospital gerenciado pela OSS |
Autonomia, práticas gerenciais, desempenho, monitoramento e avaliação, eficiência, produtividade, rotatividade e remuneração |
Quinhões (2009) 2525. Quinhões TAT. O modelo de governança das Organizações Sociais de Saúde (OSS) e a qualidade do gasto público hospitalar corrente. In: XIV Prêmio Tesouro Nacional 2009. http://www3.tesouro.fazenda.gov.br/Premio_TN/XIVPremio/qualidade/1qualidadeXIVPTN/Monografia_Tema4_Trajano_Augustus.pdf (acessado em 25/Jun/2017). http://www3.tesouro.fazenda.gov.br/Premi...
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Região Metropolitana de São Paulo |
6 hospitais públicos estaduais |
Modelo de governança, custos de transação, qualidade e eficiência técnica e de alocação de recursos |
La Forgia & Couttolenc (2008) 5050. La Forgia GM, Couttolenc BF. Hospital performance in Brazil: the search for excellence. https://openknowledge.worldbank.org/handle/10986/10284 (acessado em 25/Jun/2017). https://openknowledge.worldbank.org/hand...
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São Paulo |
SES |
Eficiência, produção e qualidade do atendimento |
Fundação Estatal/OSS |
Puccini (2011) 3131. Puccini PT. As Organizações Sociais e o direito à saúde. http://idisa.org.br/img/File/SUS%20OS%20Paulo%20Puccini%20Fim%206_4_2011.pdf (acessado em 11/Mar/2018). http://idisa.org.br/img/File/SUS%20OS%20...
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São Paulo |
SES, SMS |
Regime jurídico, constitucionalidadee relação público-privado |
Ibañez & Vecina Neto (2007) 1212. Ibañez N, Vecina Neto G. Modelos de gestão e o SUS. Ciênc Saúde Coletiva 2007; 12:1831-40.
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Brasil |
NA |
Regime jurídico |
Administração Direta/Entidades sem fins lucrativos/Entidades empresariais |
Santos et al. (2014) 2929. Santos MAB, Madeira FC, Passos SRL, Bakr F, Oliveira KB, Andreazzi MAR. Autonomia financeira em estabelecimentos públicos e privados de saúde no Brasil. Cad Saúde Pública 2014; 30:201-6.
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Brasil |
52.055 estabelecimentos públicos e 45.394 estabelecimentos privados |
Grau de autonomia e natureza jurídica |
Fundação de Apoio/OSS/Organização da Sociedade Civil de Interesse Público/Fundação Estatal |
Nogueira (2011) 1111. Nogueira RP. O desenvolvimento federativo do SUS e as novas modalidades institucionais de gerência das unidades assistenciais. In: Santos NR, Amarante ODC, organizadores. Gestão pública e relação público privado na saúde. Rio de Janeiro: Centro Brasileiro de Estudos de Saúde; 2011. p. 24-47.
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Brasil |
NA |
Conflitos de natureza política e ideológica, disseminação e futuro das modalidades de gestão no SUS |
Administração Direta/OSS/PPP |
Matzuda et al. (2008) 2121. Matzuda Y, Rinne J, Shepherd G, Wenceslau J. Enhancing performance in Brazil's health sector: lessons from innovations in the State of São Paulo and the city of Curitiba. http://documents.worldbank.org/curated/pt/664271468016810488/Brazil-Enhancing-performance-in-Brazils-health-sector-lessons-from-innovations-in-the-state-of-Sao-Paulo-and-the-city-of-Curitiba (acessado em 25/Jun/2017). http://documents.worldbank.org/curated/p...
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São Paulo |
SES |
Seleção de pessoal, carreira, benefícios salariais, pagamento, avaliação por desempenho e ações disciplinares |