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A construção da AIDS-notícia

The making of AIDS news

O presente estudo alinha-se às pesquisas que focam a mídia como elemento imprescindível da produção de sentidos na modernidade tardia. Tendo por temática a AIDS, busca entender o contexto de produção das notícias sobre a epidemia, a partir do cruzamento das regras de construção de notícias expressas por profissionais envolvidos nesse processo e da análise das matérias publicadas em quatro jornais de maior tiragem nacional, no período de junho a dezembro de 1996. A apresentação dos resultados foi estruturada em três tópicos: (a) o fluxo de construção das matérias; (b) a visibilidade das notícias sobre AIDS nos jornais analisados; e (c) os fatores facilitadores da produção da AIDS-notícia. O estudo permite arrolar aspectos relevantes da produção da AIDS-notícia, incluindo aí: a exclusividade e ineditismo, a noção de pauta quente ou fria e o conteúdo específico das matérias. Destaca ainda o inevitável grau de aleatoriedade decorrente de características organizacionais e do cotidiano jornalístico. Conclui apontando o impacto das transformações recentes nos contornos da epidemia, assim como na dinâmica da comunicação, à luz dos desenvolvimentos da mídia eletrônica.

Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; Jornalismo; Jornais


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