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Mercado Futuro: A Economia Política da (Re)Partidarização da Imprensa no Brasil

Future Market: The Political Economy of the New Partisanship in the Brazilian Press

Marché Futur: L’Économie Politique de la (Re)Partidarisation de la Presse au Brésil

Mercado Futuro: La Economía Política del Nuevo Partidismo de la Prensa en Brasil

RESUMO

Este artigo propõe um exercício teórico e metodológico sobre o panorama político dos jornais no Brasil e sua inserção em diferentes sistemas de mercados, a saber, o mercado de informações, o mercado publicitário e o mercado discursivo público. Levando em consideração estes sistemas, e com dados obtidos de diversas bases, procura interpretar as atuais tendências editoriais e político-partidárias do setor, frente aos constrangimentos econômicos, tecnológicos e institucionais que a ele se impõem na conjuntura política atual. Nesse sentido, enfatiza o modo com que, no bojo desse processo, a recente partidarização dos principais veículos formadores de opinião no país pode ser compreendida como um esforço de fidelização de seu público consumidor, com evidentes impactos partidários imediatos, mas ainda nebulosas implicações mercadológicas num futuro próximo.

comunicação política; imprensa escrita; mercado de comunicação; mídia e partidarização; conjuntura política

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