Acessibilidade / Reportar erro

Oligarquia Competitiva e Profissionalização Política: O Caso dos Senadores Brasileiros na Primeira República (1889-1934)* * Agradecemos os comentários dos pareceristas anônimos da revista DADOS e os recursos recebidos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); registramos nosso reconhecimento aos pesquisadores do Núcleo de Pesquisa em Sociologia Política Brasileira (Nusp), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), pelo auxílio na tabulação dos dados, e aos responsáveis pela Coordenação de Arquivo do Senado Federal (COARq), pelo acesso às fichas biográficas e pela assistência durante a manipulação das fontes primárias.

Competitive Oligarchies and Political Professionalization: The Case of Brazilian Senators in the First Republic (1889-1934)

Oligarchie Compétitive et Professionnalisation Politique: Le Cas des Sénateurs Brésiliens de la Première République (1889-1934)

Oligarquía Competitiva y Profesionalización Política: El Caso de los Senadores Brasileños en la Primera República (1889-1934)

RESUMO

Este artigo analisa o recrutamento de senadores do Brasil entre 1890 e 1934, período que compreende um regime político oligárquico. Pretendemos responder, para usar a terminologia de Robert Dahl, se é possível encontrar profissionalização política em meio a um regime de “oligarquias competitivas”, marcado por participação restringida e por competição política limitada a pequenos grupos dominantes. Em caso positivo, será possível problematizar a relação recorrente que a literatura clássica e contemporânea estabelece entre poliarquia e profissionalização política e sugerir que esta pode ocorrer mesmo sob um regime de “oligarquias competitivas”. A análise se baseia na reconstituição da carreira política de 851 mandatários desse período.

profissionalização política; oligarquia competitiva; Primeira República; senadores brasileiros; poliarquia

Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) R. da Matriz, 82, Botafogo, 22260-100 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel. (55 21) 2266-8300, Fax: (55 21) 2266-8345 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: dados@iesp.uerj.br