Classes Médias no Brasil: Do que se Trata? Qual seu Tamanho? Como Vem Mudando?* * Agradecemos os comentários de Wanderley Guilherme dos Santos a versão anterior deste artigo, e também aos dois pareceristas anônimos de DADOS – Revista de Ciências Sociais. A pesquisa de que este trabalho resulta recebeu apoios financeiros do programa Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)/COFECUB para a cooperação entre os autores; e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) (bolsa PQ 1B), da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) (bolsa Cientista do Nosso Estado) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (bolsa Pró-Ciência), concedidos a Adalberto Cardoso.

The Brazilian Middle Classes: Who Are They? How Extensive Are They? How Have They Evolved?

Classes Moyennes au Brésil: De Quoi s’agit-il? Quelle est Leur Étendue? Comment se Transforment-elles?

Las Clases Medias en Brasil: ¿Qué son? ¿Qué Dimensiones Tienen? ¿Cómo ha Sido su Evolución?

Adalberto Cardoso Edmond Préteceille Sobre os autores

RESUMO

O artigo procura responder à seguinte questão: até que ponto a melhoria nas condições de vida no país entre 2002 e 2014 resultou de mudanças na estrutura de posições de trabalhadores e trabalhadoras na divisão social do trabalho, a ponto de podermos sustentar que o Brasil tornou-se um país de classe média? Para isso, discute-se a literatura internacional e nacional sobre classes médias, incluindo o debate sobre a “nova classe média”; apresenta-se inovadora alternativa sociológica de construção da estrutura de classes no Brasil a partir da Classificação Socioprofissional francesa; mostra-se empiricamente a evolução dessa estrutura; e conclui-se que as classes médias cresceram significativamente no período, mas o país está muito longe de ser “um país de classe média”.

classes médias; Brasil; França; estrutura de classes; estratificação social

Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) R. da Matriz, 82, Botafogo, 22260-100 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel. (55 21) 2266-8300, Fax: (55 21) 2266-8345 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: dados@iesp.uerj.br