Acessibilidade / Reportar erro

Parcerias entre a Escola e a Comunidade em Portugal: Uma Análise a partir da Avaliação Externa das Escolas* * Esta pesquisa é financiada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (Feder), através do Programa Operacional Factores de Competitividade (Compete) e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) no âmbito do programa Ciência 2007.

Partnerships between School and Community in Portugal: An Analysis based on External Evaluation of Schools

Partenariats entre École et Communauté au Portugal: Une Analyse à partir de l'Évaluation Externe des Écoles

Colaboraciones entre la Escuela y la Comunidad en Portugal: Un Análisis desde la Evaluación Externa de las Escuelas

O artigo examina as relações de parceria entre escola e comunidade em Portugal, analisando-as a partir da avaliação externa a que as escolas são sujeitas. Os objetivos principais são conhecer a importância dada ao estabelecimento de relações de parceria entre as escolas e a comunidade, caracterizar as áreas de parcerias privilegiadas e avaliar os efeitos gerados. Para isso foram analisados 52 relatórios de avaliação externa de escolas, que representam 20,8% da totalidade dos agrupamentos de escolas existentes em 2012 e 2013 no Norte e no Centro de Portugal, e 60% das escolas avaliadas nesses anos. Os dados permitem concluir, entre outros aspectos, que grande parte das escolas/agrupamentos apresenta um elevado número de parcerias com instituições locais e que estas são muito reconhecidas por favorecerem dinâmicas enriquecedoras de aprendizagem e de formação global dos alunos.

parcerias; desenvolvimento local; territorialização da educação; formação escolar; avaliação de escolas


Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) R. da Matriz, 82, Botafogo, 22260-100 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel. (55 21) 2266-8300, Fax: (55 21) 2266-8345 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: dados@iesp.uerj.br