Acessibilidade / Reportar erro

Política de Cotas e Meritocracia: Uma Análise da Percepção de Professores Universitários * * Partes deste artigo foram inspiradas na Dissertação de Mestrado defendida por Bruna Caroline Moreira Silva, intitulada Desconstruindo Mitos: meritocracia e a Lei de Cotas, no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Viçosa (UFV). No artigo foram preservados trechos das entrevistas realizadas pela primeira autora, aspectos metodológicos e alguns trechos de análise; já o texto desenvolvido parte de outra abordagem teórica desenvolvida a posteriori pelos autores, cuja problematização, análise – em sua grande parte – e conclusões são originais. A pesquisa foi financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

Quota and Meritocracy Policy: An Analysis of the Perception of University Teachers

Politique de Quota et de Méritocratie: Une Analyse de la Perception des Enseignants Universitaires

Política de Cuotas y Meritocracia: Un Análisis de la Percepción de Profesores Universitarios

RESUMO

As cotas completam 16 anos a partir das experiências nas universidades estaduais. Contudo, desde o seu início, intensos debates são registrados, cuja discussão perpassa os ideais de mérito e de igualdade de condições. Nesse contexto, o artigo tem por objetivo compreender sob a ótica do discurso de professores universitários como a justiça é manifesta nas ações afirmativas. Em termos metodológicos, recorreu-se a uma pesquisa qualitativa através de entrevistas com 26 docentes de uma instituição pública. Os resultados apontam que a maioria se aproxima de um discurso da meritocracia, todavia, sem negar a relevância das cotas. Observou-se também que, mesmo diante de dados já suficientes para a análise, os discursos se fundam em predições, sem, contudo, ilustrar experiências para a corroboração argumentativa. Em conclusão, coloca-se em evidência a importância da publicização de informações que qualifiquem o debate, já que se prevê para os próximos anos a revisão da ação afirmativa.

ação afirmativa; justiça; ensino superior; Lei de Cotas; docentes

Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) R. da Matriz, 82, Botafogo, 22260-100 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel. (55 21) 2266-8300, Fax: (55 21) 2266-8345 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: dados@iesp.uerj.br