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Silhuetas Femininas na Mídia: Estéticas para a Subjetivação

RESUMO

O objetivo deste trabalho é descrever as avaliações, significados e ações típicas atribuídas às diferentes silhuetas ou volumes corporais nos meios de comunicação em Santiago do Chile. A sociologia anglo-saxônica tem documentado a discriminação sofrida pelas pessoas gordas, assumindo que as silhuetas finas são a contraparte ideal. A identificação desta forma de violência não tem sido acompanhada de modelos explicativos. O estudo aqui apresentado foi de natureza qualitativa. Em um corpo de 336 imagens coletadas, com uma baixa variabilidade em que 85% apresentam silhuetas ideais, foi realizada uma análise difratária em 13 imagens de revistas e anúncios publicitários. Os resultados descrevem quatro tipos de silhuetas com seus respectivos significados, avaliações e ações. Conclui-se que as imagens prescrevem ideais sociais que envolvem certos tipos de corporeidades, bem como certas estéticas com as quais estas ações devem ser realizadas.

Corpo; Afetividade; Imagens; Gordura; Magreza

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