Modernidade/Colonialidade sem “Imperialidade”? O Elo Perdido do Giro Decolonial* * Agradeço os comentários, críticas e sugestões dos pareceristas anônimos de DADOS – Revista de Ciências Sociais. Agradeço também as críticas de Ilan Kapoor e dos colegas da rede “Colonialidades e Política Internacional” por ocasião da apresentação do primeiro draft deste artigo em 2013, assim como o importante incentivo dos estimados José Manuel Pureza e Breno Bringel para prosseguir com o desenvolvimento do conceito central deste texto.

Can Modernity/Coloniality Exist without “Imperiality”? The Missing Link in the Decolonial Shift

Modernité/Colonialité sans “Impérialité”? Le Chaînon Manquant du Virage Décolonial

¿Modernidad/Colonialidad sin “Imperialidad”? El Eslabón Perdido del Giro Decolonial

Luciana Maria de Aragão Ballestrin Sobre o autor

RESUMO

O “giro decolonial” ao adaptar o argumento pós-colonial para a América Latina, compreende que a colonialidade é a face oculta e constitutiva da modernidade. Ao constatar criticamente que o problema do imperialismo é subdesenvolvido pelos seus principais teóricos, lanço as seguintes indagações: é possível pensar na relação entre colonialidade e modernidade, sem a dinâmica da “imperialidade”? Como explicar a reprodução das novas formas de colonialismo sem a consideração das novas formas de imperialismo? Neste artigo, assim, proponho o conceito de Imperialidade como uma lacuna que impede a explicação dos mecanismos de reprodução da colonialidade. Ao entendê-la como lógica do imperialismo, constitutiva e relacional da colonialidade, observo ainda que as estratégias de descolonização devem ser muito mais dirigidas à “Imperialidade” do que à modernidade propriamente dita. A informalidade, invisibilidade e nebulosidade dos mecanismos contemporâneos de Imperialidade reproduzem o imperialismo sem império através da governança sem governo no contexto global.

Imperialismo/imperialidade; Colonialismo/colonialidade; marxismo; pós-colonialismo; governança global

Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) R. da Matriz, 82, Botafogo, 22260-100 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel. (55 21) 2266-8300, Fax: (55 21) 2266-8345 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: dados@iesp.uerj.br