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Mídias Digitais, Eleições e Democracia no Brasil: Uma Abordagem Qualitativa para o Estudo de Percepções de Profissionais de Campanha* * A pesquisa desenvolvida neste artigo é parte do projeto “Comunicação Política Comparada: uma abordagem para o contexto latino-americano”, do Programa Institucional de Internacionalização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES-PRINT, Processo n 88887.310199/2018-00). Uma versão deste artigo foi apresentada no XXX Congresso da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) e no IX Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política, em 2021, no formato online. Os autores agradecem a todas as contribuições feitas nas duas ocasiões.

Digital Media, Elections, and Democracy in Brazil: A Qualitative Approach to Studying the Perceptions of Campaign Professionals

Médias Numériques, Elections et Démocratie au Brésil : Une Approche Qualitative pour l’Étude des Perceptions des Professionnels de Campagne Electorale

Soportes Digitales, Elecciones y Democracia en Brasil: una Aproximación Cualitativa al Estudio de las Percepciones de los Profesionales de Campaña

RESUMO

O objetivo deste artigo é refletir sobre consequências das campanhas digitais para as eleições e a democracia no Brasil, a partir de um estudo de percepções de profissionais de campanha sobre como a internet afeta as plataformas eleitorais no país. Nesse sentido, produzimos 28 entrevistas semiestruturadas, sobre as quais aplicamos uma análise temática de conteúdo. A aplicação dessa metodologia nos possibilitou identificar três temas altamente mencionados: “democratização”, “fake news”, e “segmentação”. Em seguida, procuramos pelas percepções de cada um desses temas entre os entrevistados e refletimos sobre o que essas noções podem significar para os processos eleitorais e a democracia brasileira. Ao fim, sugerimos que as percepções analisadas apontam para um contexto político pressionado pela transformação, em que as fake news são um elemento estratégico. Além disso, sinalizam uma tendência crescente de fragmentação da comunicação política no país.

campanhas digitais; percepções; profissionais de campanha; Brasil; democracia

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