Accessibility / Report Error

50 Anos da Revista DADOS: Uma Análise Bibliométrica do seu Perfil Disciplinar e Temático* * Os autores gostariam de agradecer a Thyago Simas de Oliveira pelo desenvolvimento do algoritmo que viabilizou a raspagem das informações dos fascículos de DADOS indexados no SciELO; a Marcia Rangel Candido, Poema Eurístenes, Cleissa Regina e Marcell Machado que codificaram manualmente os artigos da revista anteriores a 1996.

Fifty Years of Revista DADOS: A Bibliometric Study of its Disciplinary and Thematic Profiles

Les 50 Ans de la Revue DADOS: Une Analyse Bibliométrique de son Profil Disciplinaire et Thématique

50 Años de la Revista DADOS: Un Análisis Bibliométrico de su Perfil Disciplinario y Temático

RESUMO

O artigo traça o perfil autoral, disciplinar, bibliográfico e temático da revista DADOS por meio de uma análise bibliométrica de todos os textos publicados pelo periódico nos seus 50 anos de existência (1966-2015). A composição da base se deu pelo processamento dos textos indexados na plataforma SciELO e da leitura e codificação manual dos volumes mais antigos da revista. Diferentes técnicas para o estudo de corpora linguísticos foram utilizadas para delinear o perfil das bibliografias recorrentes, mormente a Análise de Correspondências Simples, e o perfil temático dos textos, sobretudo a Modelagem de Tópicos. Os resultados sugerem que a revista privilegiou artigos sobre as temáticas públicas prementes de cada momento histórico, aliando rigor metodológico ao compromisso com as questões públicas mais candentes no país e no mundo.

Ciências Sociais; revista DADOS; bibliometria; periódicos científicos; análise de conteúdo

Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) R. da Matriz, 82, Botafogo, 22260-100 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel. (55 21) 2266-8300, Fax: (55 21) 2266-8345 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: dados@iesp.uerj.br