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Avaliação da habilidade de leitura de crianças da segunda série através da análise acústica

Para investigar algumas variáveis do desempenho em leitura, duas crianças da segunda-série foram selecionadas de um grupo porque seus desempenhos na leitura foram bem diferentes em termos de frequência e tipo de pausas silenciosas e taxa de leitura. O grupo foi formado por 32 crianças da 1ª, 2ª, 3ª, e 4ª séries (2º, 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental). Através da análise fonético-acústica de um texto lido por elas, conseguimos medir a taxa de leitura expressa em unidades VV por segundo, assim como observar aspectos do desempenho e da prosódia como frequência absoluta, duração e tipo de pausas silenciosas hesitativas e não-hesitativas; duração média do grupo acentual; frequência absoluta e duração de unidades VV por grupo acentual; duração de unidades compreendendo a primeira vogal vindo antes da pausa silenciosa e a mesma. A análise estatística sugere que a variável duração de pausa silenciosa não parece diferir entre as crianças. Contudo, alguns aspectos como número de unidades VV por grupo acentual, taxa de leitura, frequência e tipo de pausas silenciosas hesitativas variam bastante e podem ser importantes como parâmetros de desempenho de leitura.

desempenho em leitura; aprendizado de leitura; fonética-acústica; Português Brasileiro


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