RESUMO
Este estudo investiga a natureza dos construtos modais em publicidade comercial, operacional no creme dental Oral-B®, para explicar a integração mecanística de modos, unificados para gerar significado holístico. Com a aplicação do sistema de humor e dos conceitos cinésicos, o autor consegue interpretar o vídeo para os leitores. Além de utilizar substâncias estatísticas (tabelas e gráficos) para explorar os modos, observa-se a fragmentação das estruturas de alguns itens linguísticos como A resposta ?, Fácil, ainda atual e forte. A repetição é uma preocupação, onde o comunicador implanta os genéricos Você, seus dentes e sua boca em razão de ênfase. Dispositivos comunicativos, como hálito fresco e duradouro (sensação), são detalhes exemplificando as qualidades 2-EM-1 do Oral-B. Os modos gestuais de sorrir, observados em discursos repetitivos de Sorriso, Sorriso, Sorriso e distâncias íntimas e pessoais aumentam os significados, visto que os Atores Sociais 1 e 2 são participantes indexicais. Atores profissionais metafóricos e as características dual 2-IN-1 caracterizam a comunicação, projetando intercambiabilidade. O anúncio é fascinante; no entanto, a metáfora da intercambialidade poderia ter sido simplificada para sensibilizar os analfabetos.
Palavras-chave:
publicidade; imagem; linguagem; multimodalidade; recurso semiótico