Acessibilidade / Reportar erro

Transformando a educação urbana em São Paulo: reflexões sobre um projeto de escola crítico-colaborativa

RESUMO

O mundo está passando por um momento particularmente tenso que demanda projetos que ultrapassem as situações limitantes colocadas pela realidade imediata. Essa condição pressupõe a imersão crítica dos indivíduos em suas realidades conhecidas e emersões amplas em contextos múltiplos de compreensão, que possam ampliar seus horizontes de percepção. Vygotsky e seguidores recentes nos oferecem uma base para repensar nossa realidade em uma busca crítico-colaborativa por formas de desenvolvimento para além de quem somos. Este artigo discute projetos desenvolvidos com escolas de comunidades pobres e ricas de São Paulo, em que os participantes atuam juntos para transformar suas condições de vida.

Palavras-chave:
transformação; educação urbana; colaboração crítica

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br