Acessibilidade / Reportar erro

O desenvolvimento da autonomia e a sala de aula: revisando um plano de curso

Neste artigo descrevemos o processo de reformulação de um plano de curso que tem como objetivo o desenvolvimento da autonomia de professores de línguas para planejamento de curso e preparação de materiais didáticos. Foram levados em conta as reações e avaliações dos participantes com relação à primeira versão do curso, o novo contexto e o desenvolvimento da literatura relacionada à autonomia do professor e do aluno. A fundamentação teórica do trabalho baseia-se na literatura sobre autonomia do professor e do aluno (Little 2000; Lamb 2000; Benson 1997a, 1997b, 2001; Dam 1995; Aoki 2002), na Pedagogia Crítica (Freire 1970, 1973, 1980, 1996) e em estudos sobre narrativas do professor e do aluno (Benson et al. 2003; Benson 2005; Murphey et al. 2005; Karlsson & Kjisik 2007; Liberalli et al. 2003; Telles 2002, 2004). Concluímos com alguns questionamentos sobre as decisões teóricas e práticas tomadas na segunda versão do curso e sobre suas implicações.

autonomia do professor; educação a distância; desenvolvimento do professor; plano de curso


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br