Acessibilidade / Reportar erro

Desejo na biopolítica do agora: performatividades escalares em um aplicativo de encontros homoafetivos1 1 Sou grato ao CNPq pela bolsa de produtividade em pesquisa (CNPq 302935/2017-7) que possibilitou a investigação relatada neste artigo. Sou também agradecido à(o) parecerista anônimo(a) pela cuidadosa e exímia leitura do texto.

Desire in the biopolitics of the now: scalar performativities in a homoaffective dating app

RESUMO

Com base na biopolítica do agora - um processo que envolve tanto a reocidentalização do mundo como a estabilidade dinâmica contemporânea - e em uma ideologia linguística performativa, este artigo relata uma etnografia da mobilidade em um aplicativo para encontros homoafetivos. Analisam-se performatividades escalares interseccionais de gênero, sexualidade e raça. São usados também os construtos teórico-analíticos de indexicalidade e escalas, que operam na compreensão de como os corpos são semiotizados no aplicativo. São focalizadas duas entrevistas etnográficas com dois participantes. Apesar da miríade de corpos e desejos semiotizados em uma dimensão acelerada, a matriz de inteligibilidade para os corpos de homens homoeróticos racializados em operação chama atenção para dois processos de projeções escalares. Esses remetem à reocidentalização do mundo tanto em relação a performatividades de masculinidade hegemônica como a performatividades racistas antinegros. Evoco a necessidade de pensar uma futuridade alternativa política radical em conjunto com uma visão crítica da biopolítica do agora.

Palavras-chave:
performatividades; escalas; indexicalidade; interseccionalidade; biopolítica

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br