Open-access Interação colaborativa na graduação em língua francesa: uma experiência de educação online em tempos pandêmicos

Collaborative Interaction in French Language Undergraduates: An Online Education Experience in Pandemic Times

Interaction collaborative dans la licence de Lettres Français: une expérience d’éducation en ligne en temps de pandémie

RESUMO

Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir usos e práticas de linguagem que promoveram a participação e a interação colaborativa entre estudantes de graduação em plataforma usada para a educação online. As práticas de aprendizagem se realizaram no contexto de uma disciplina de morfossintaxe do francês para a graduação em Letras Francês da Universidade de Brasília, durante o período de ensino remoto decorrente do cenário da pandemia em 2020. Apoiadas nas noções de mediação pelo texto e de aprendizagem/interação colaborativa (WARSCHAUER, 1997; ZOUROU, 2007; BRAGA, 2013), as práticas tiveram por objetivo proporcionar uma aprendizagem da língua e sobre a língua francesa tomando como recurso textual de reflexão o próprio material linguístico-discursivo construído pelos estudantes em suas interações no ambiente online. Narrativas dos estudantes indicam que a perspectiva da educação online adotada favorece o enfoque pedagógico na negociação de sentidos colaborativamente, ao mesmo tempo que abre espaço a um trabalho crítico sobre a linguagem e os processos de elaboração de sentidos em ambientes online.

Palavras-chave:
interação colaborativa; educação em línguas; tecnologia digital, mediação docente

location_on
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro