RESUMO
Os livros didáticos ocupam papel central nas aulas de língua estrangeira, constituindo, muitas vezes, o principal material através do qual o aprendiz entra em contato com a língua alvo. Diante disso, nessa investigação, examinamos se e como os livros didáticos Linea diretta e Rete!, empregados no ensino de italiano/LE no estado de São Paulo, tratam o continuum da formalidade. Para tanto, a partir de bibliografia pertinente (SOBRERO & MIGLIETTA, 2008SOBRERO, Alberto A.; MIGLIETTA, Annarita. 2007. Introduzione alla linguistica italiana. 2. ed. Bari: Laterza.; COVERI et al., 1998COVERI, Lorenzo; BENUCCI, Antonella; DIADORI, Pierangela. 1998. Le varietà dell’italiano: manuale di sociolinguistica italiana: con documenti e verifiche. Siena: Università per Stranieri di Siena/Roma: Bonacci.; BELL, 1984BELL, Allan. 1984. Language style as audience design. Language in society, v. 13, n. 2, p. 145-204.), selecionamos 16 critérios relacionados à variação de registro e observamos sua presença e tratamento nos 102 diálogos contidos nas duas obras, bem como nas orientações presentes nos livros do aluno e nos guias do professor. Com base no conjunto de dados reunido, é possível dizer que os livros didáticos estudados não tratam suficientemente essa dimensão da variedade e que se limitam quase exclusivamente a explicações superficiais sobre o uso do pronome tu em situações informais e Lei em contextos formais.
Palavras-chave:
ensino de italiano; livro didático; variedades diafásicas; registro linguístico