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Práticas Translíngues como uma ferramenta para decolonizar interações em um espaço para confrontação de desigualdades

RESUMO

Levando em conta a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, da ONU, este artigo trata da construção de contextos artísticos em que estudantes, professores, diretores, coordenadores, intérpretes de linguagem de sinais, artistas e pesquisadores trabalham em conjunto com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 10 - Reduzir a desigualdade dentro e entre países, em um projeto intitulado Programa Digitmed. Este projeto reúne surdos e ouvintes, migrantes e participantes brasileiros de comunidades muito pobres e ricas em discussões sobre o desenvolvimento de currículos interdisciplinares, que objetivam a desencapsulação de idéias, conteúdos, papéis, perspectivas, série/ano, línguas, histórico econômico, entre outros. Neste artigo, será descrito o envolvimento de participantes surdos e ouvintes no trabalho interdisciplinar com poemas como forma de arte de resistência. O potencial das práticas translíngues é analisado como uma possibilidade revolucionária para combater a desigualdade e a marginalização.

Palavras-chave:
tradução; descolonização; interações; desigualdades

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