Acessibilidade / Reportar erro

Vendendo ações com calma

No contexto da globalização da produção de roupas esportivas e da pilhagem dos recursos culturais semióticos na moda da roupa esportiva, este artigo examina a linguagem dos elementos interpessoais de Relatórios Anuais de Empresas na indústria da moda esportiva norte-americana, particularmente a Carta aos Acionistas, em Relatórios Anuais recentes das empresas Hilfiger, Nike, Polo Ralph Lauren e Reebok. Nesses Relatórios, o gênero relatório financeiro vem sendo 'colonizado' pelo discurso mercadológico, e o potencial flexível do gênero Relatório Anual é explorado para representar as empresas para acionistas (potenciais) numa combinação de discursos dos esportes, dos negócios e das finanças com os da globalização, da primazia e da americanização. Para essas empresas, a globalização se apresenta efetivamente como a expansão externa dos valores norte-americanos no mercado mundial.

Relatórios Anuais de Empresas; Globalização; Mercadorização; Análise de discurso crítica


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br