Acessibilidade / Reportar erro

Aprendizagem a distância, desenvolvimento da autonomia e linguagem: discutindo possíveis relações

Este trabalho trata de questões relacionadas à autonomia no contexto da aprendizagem on-line visando a examinar possíveis relações entre autonomia e aprendizagem a distância, examinar diferentes conceitos de autonomia e mapear a linguagem da autonomia na comunicação assíncrona. Três áreas teóricas fundamentam o estudo: a aprendizagem a distância como investigação crítica, conforme proposta por Garrison et al. (2003); o desenvolvimento da autonomia conforme proposto por Benson (2001) e a comunicação interpessoal conforme proposta por lingüistas sistêmico-funcionais (Halliday & Matthiessen 2004; Martin & Rose 2003). O contexto de situação a ser enfocado constitui-se em um curso on-line de desenvolvimento de professores para professores brasileiros de inglês como língua estrangeira - o Teachers' Links. Nesse contexto, serão feitas referências a alguns processos de desenvolvimento aparente de comportamento autônomo e a algumas evidências lingüísticas por eles deixadas. Os dados observados se originam de comunicações assíncronas em fóruns de discussão. Os resultados indicam que a linguagem do desenvolvimento da autonomia pode ser mapeada em ambos os níveis, o do registro e o do gênero.

desenvolvimento da autonomia; indicadores lingüísticos; aprendizagem a distância


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br