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Pesquisas sobre vocabulário em língua estrangeira

NOTAS SOBRE LIVROS BOOKNOTES

Por/by: Cláudia Hilsdorf Rocha

(CAPES – IEL/Unicamp) E-mail: claudiahrocha@gmail.com

SCARAMUCCI, Matilde V. R. e Sandra R. B. GATTOLIN (orgs.). 2007. Pesquisas sobre vocabulário em língua estrangeira. Campinas, SP: Mercado de Letras. ISBN 978-85-7591-069-6. 192 p.

Pesquisas sobre vocabulário em língua inglesa apresenta-se como uma coletânea singular, em qualidade e gênero. Em um cenário em que se observa a carência por estudos que informem e embasem, efetiva e incisivamente, as práticas de sala de aula no que diz respeito à natureza e a diversos outros importantes aspectos do vocabulário em língua estrangeira, a obra reúne artigos de conceituados autores da área e, sob perspectivas diversas, rompe com visões tradicionais, que equiparam a aquisição/aprendizagem de uma nova língua à de língua materna, em defesa de uma ênfase mais explícita no vocabulário como um meio de complementar, enriquecer e acelerar o processo de construção de conhecimentos na língua-alvo, em especial, o inglês.

Voltado a um contexto de ensino-aprendizagem ainda bastante limitado, principalmente pela imposição de baixas cargas-horárias, que restringem quantitativa e qualitativamente a natureza e o tipo de exposição do aluno à língua estrangeira, o livro destina-se a professores, pesquisadores e outros profissionais que, direta ou indiretamente, encontrem-se envolvidos com questões ensino-aprendizagem de línguas e de vocabulário. A singularidade da obra recai, também, no aporte teórico contemporâneo e na busca por incursões sobre as implicações práticas das teorias recentes e dos resultados das pesquisas conduzidas no Brasil nos últimos anos para as salas de aula de língua estrangeira.

Na Apresentação do volume, as autoras discorrem sucintamente sobre o crescente interesse no vocabulário como objeto de estudo na pesquisa aplicada, seguem pontuando as especificidades da área, seus percursos e conflitos, e finalizam o texto ressaltando a importância da avaliação nesse contexto.

O artigo que abre a coletânea é de autoria de Daniel F. Rodrigues, que volta seu foco às crenças e estratégias ligadas ao tratamento do vocabulário em diferentes cenários educacionais, quais sejam, escola regular, centro de idiomas e ensino superior. O texto apresenta dados bastante interessantes decorrentes de um estudo ligado às visões de alunos e professores sobre o ensino de vocabulário na língua inglesa nos citados contextos, bem como ao modo como este é trabalhado e vivenciado nas aulas.

Sandra R. B. Gattolin, no artigo seguinte, aborda a relevância da sistematização do léxico para a aprendizagem efetiva de uma nova língua. Ao relatar o desenvolvimento e os resultados de uma pesquisa interventiva com alunos do ensino fundamental II, a autora evidencia, entre outras considerações importantes, a relação entre a aquisição bem sucedida de vocabulário e a motivação.

Diante da paradoxal relação entre a reconhecida importância do vocabulário como objeto de pesquisa e a escassez de estudos na área, Matilde V. R. Scaramucci, sob premissas interacionistas, estabelece uma relação entre leitura instrumental na língua inglesa e competência lexical de alunos universitários. Nessa perspectiva, no terceiro artigo do livro, a autora argumenta a favor de um ensino do vocabulário mais sistemático, que conduza à compreensão, ao mesmo tempo em que aponta para encaminhamentos capazes de promover, de modo mais efetivo e significativo, a aprendizagem da língua estrangeira como um todo, por meio da superação da dicotomia receptivo/produtivo no ensino de vocabulário. O diferencial do texto advém, ainda, do fato de ser ele resultante da tese de doutorado da autora e propulsor das outras pesquisas relatadas nesta coletânea.

O quarto artigo da obra traz também reflexões acerca do conhecimento lexical atrelado à leitura. Em seu texto, Jocelia P. Basso investiga a aquisição acidental do léxico em língua estrangeira, a partir da leitura extensiva de textos diversos, ligados tematicamente. Ao relatar os resultados do estudo, a autora contribui expressivamente para a condução de práticas pedagógicas informadas e inovadoras, na medida em que apresenta novas perspectivas de ensino, que visam a promover o aumento significativo de vocabulário, por meio do engajamento do aprendiz em atividades diversificadas de leitura.

Marcelo Zilles, por sua vez, colabora com a qualidade e diversidade da coletânea de modo peculiar ao contrapor duas abordagens distintas de ensino de vocabulário em um mesmo contexto educacional, neste caso, um centro de idiomas. Seu texto relata, com riqueza de detalhes, os pontos favoráveis a cada uma dessas diferentes formas de conduzir o processo, assim como as aparentes limitações da aquisição lexical indireta e do ensino explícito, salientando possíveis redirecionamentos às práticas de sala de aula.

O penúltimo artigo do livro, escrito por Patrícia Nora de Souza e Denise B. Braga, discute a contribuição da hipermídia para o ensino e a aprendizagem implícitos de vocabulário em situações de leitura na língua-alvo. Com tenacidade e perspicácia, as autoras partem das limitações dos materiais didáticos impressos e seguem discorrendo sobre os aspectos favoráveis da produção e uso de materiais hipermídia, principalmente no que se refere às possibilidades de sistematização de vocabulário, de modo mais natural, significativo e motivador.

O texto de Marisa K. Morita e Paul Meara finaliza a coletânea, enriquecendo-a, na medida em que expande suas fronteiras ao investigar o ensino-aprendizagem de vocabulário de português como língua estrangeira em uma Universidade na Grã-Bretanha. Com o objetivo de relatar os resultados de uma pesquisa baseada no Teste de vocabulário Sim/Não, que visa a avaliar o conhecimento passivo na língua-alvo, o artigo traz importantes contribuições para a área ao evidenciar o papel fundamental que a aprendizagem consciente do léxico parece exercer na aquisição de uma nova língua.

Em suma, por sua proposta inovadora e por seu conteúdo revelador, Pesquisas sobre vocabulário em língua estrangeira mostra-se uma obra instigante e inspiradora, que oferece contribuições significativas para o campo da educação lingüística contemporânea, ao favorecer a condução de práticas consistentemente teorizadas e renovadas.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    28 Set 2009
  • Data do Fascículo
    2009
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