Acessibilidade / Reportar erro

Uma Análise Sistêmico-Funcional de Redações de Aprendizes da Língua Inglesa

Este trabalho apresenta uma análise sistêmico-funcional de duas redações originadas do Exame de Redação Analítica da Universidade da Califórnia, escritas por aprendizes da lingua inglesa. A análise mostra as escolhas linguísticas utilizadas nessas duas redações, uma que recebeu uma nota alta e uma que recebeu uma nota baixa no exame. O artigo descreve algumas das escolhas gramaticais que são funcionais para a redação expositiva, divididas em três categorias principais: escolhas textuais, interpessoais e ideacionais. Depois dessa breve descrição é apresentada a análise das duas redações em termos desses recursos. O artigo mostra as diferenças entre as redações em termos das escolhas linguísticas usadas pelos dois autores. Algumas conclusões para a prática educacional e recomendações para educadores baseados na análise serão incluídas.

linguística sistêmico-funcional; aprendizes de língua inglesa; redações expositivas


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br