RESUMO
Neste trabalho, lançamos um olhar panorâmico sobre contribuições e os desdobramentos da Abordagem da Multimodalidade nas pesquisas no contexto brasileiro. No primeiro momento, centramos o diálogo nas postulações de Kress (2010______. 2010. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. London: Routledge.); Kress e van Leeuwen (2001KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. 2001. Multimodal discourse: the modes and media of contemporary communication. London: Hodder Arnold.); Bezemer e Kress (2016BEZEMER, J.; KRESS, G. 2016. The Textbook in a Changing Multimodal Landscape. In: KLUG, N.; STÖCKL, H. (Ed.) Handbuch Sprache im multimodalen Kontext. Berlin, Boston: De Gruyter. p. 476-498.), para compreender a paisagem semiótica. No segundo momento, descrevemos como essa perspectiva tem se colocado no cenário brasileiro, trazendo contribuições para o desenvolvimento de pesquisas. A parte quantitativa deste artigo utilizou as plataformas de busca, como Google Acadêmico e o banco de dados virtual CAPES - Coordenação para o Melhoramento do Pessoal de Educação Superior.
Palavras-chave:
Abordagem multimodal; Semiótica Social; contexto brasileiro