Acessibilidade / Reportar erro

Carnavalização e New Journalism: O agenciamento da emoção e do ethos em crônicas da esfera jornalística* * Agradecimentos ao CNPq - Conselho Nacional de Pesquisa.

The agency of emotion and ethos in chronicles from the journalistic sphere

Este trabalho encontra aporte na noção de gêneros do discurso, conforme Bakhtin e nos estudos acerca da carnavalização encetados pelo mesmo autor com base na obra de Rabelais. O artigo discute os modos de emergência da carnavalização e do new journalism em crônicas jornalísticas, preponderantemente naquelas que abordam temáticas polêmicas ou que constituem alvo de censura (moral, religiosa, política, etc.), a partir da análise de quatro crônicas publicadas em jornal impresso. Reflete-se, ainda, sobre o agenciamento da emoção e da postura de autoria (ethos) mobilizado pela presença da carnavalização e das marcas do new journalism, que permitem ao autor (cronista): (1) parodiar a realidade a partir de seu horizonte apreciativo, reenquadrando-a; (2) emprestar às crônicas um caráter mais universal e popular; (3) criar um efeito de aproximação leitortexto; (4) potencializar a carga emotiva compartilhada pelo leitor-autor no e através do texto; (5) atenuar sua responsabilidade sobre o dito através do refranger de seu discurso na voz das personagens.

gêneros do discurso; crônicas; carnavalização; emoção; ethos


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br