Acessibilidade / Reportar erro

Construção da identidade profissional de professores na universidade: aprendendo a partir de sua prática diarista(* * Agradeço aos professores e amigos Maria José Milharezi Abud, Maria do Carmo Souza de Almeida e Joel Abdala pela revisão da versão final deste trabalho. )

The building up of teachers' professional identities in the university: learning from their diary practice

O presente artigo apresenta os resultados de uma tese de doutorado e estudos subsequentes dos mesmos dados: diários produzidos por alunos iniciantes no curso de Letras participantes de práticas de leitura e escrita acadêmicas. Dados coletados longitudinalmente ao longo de um ano apresentam informações sobre o processo de aprendizagem e a construção identitária dos sujeitos. Análise linguístico-enunciativo-discursiva revela: gêneros utilizados pelos sujeitos no diário em razão de seu posicionamento frente ao professor; uso de metáforas para entender mudanças valorativas sobre o conhecimento; vozes conflitantes durante a formação crítica do profissional. Ao final, comentários sobre a formação profissional do professor.

identidade e construção da identidade do professor; prática diarista; ensino de leitura e produção escrita; pesquisa e ensino


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br