RESUMO
Este artigo5 5 This paper resulted from discussions during the Minicourse “Vygotsky and the Marxist tradition: achievements, problems and perspectives” developed by Peter Jones (2019) as an Invited Researcher at Pontifícia Universidade Católica de São Paulo [Pontifical Catholic University of São Paulo], Brazil (PUC-SP). We thank the PIPEq- Invited Research support from PUC-SP that allowed the development of this paper and the research support from CNPq - Bolsa de Produtividade e Pesquisa.[Productivity and Research Fellowship]. , apoiado na base marxista para uma práxis libertadora, dialógica e crítico-colaborativa em contextos educacionais, examina as implicações dessa práxis para a compreensão do papel potencial da escola como lócus de pensamento crítico. Alinhando-se à “Posição Transformadora-Ativista” de Stetsenko, a discussão concentra -se em clarificar a abordagem metodológica para enfocar a linguagem como um meio de ação cultural e transformação social, com base na concepção marxista materialista de história e nas abordagens dialógicas educacionais de Vygotsky e Freire.
Palavras-chaves:
linguagem crítico-colaborativa; ação transformadora; práxis dialógica; concepção materialista da história