Acessibilidade / Reportar erro

Letramento acadêmico em francês: uma experiência de produção de artigos científicos na área de estudos literários

Academic literacy in french: an experience of production of papers in the area of literary studies

RESUMO

Neste artigo, temos por objetivo apresentar o modelo didático do gênero textual artigo científico em francês para, em seguida, mostrar uma sequência didática elaborada para ensinar a produzir esse gênero assim como reflexões sobre sua aplicação. Para desenvolver as atividades, apoiamo-nos nos conceitos do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart 1999/2003BRONCKART, Jean-Paul. 1999/2003. Atividade de Linguagem, Textos e Discurso: por um interacionismo sócio-discursivo. Trad. Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. São Paulo: EDUC.; Schneuwly e Dolz 2004SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. 1998. Pour un enseignement de l’oral - Initiation aux genres formels à l’école. Paris: ESF (Didactique du Français).), que tem como base os escritos de Vigotski (1997VIGOTSKI, Lev Semionovitch. 1997. Pensée et Langage. Paris: La Dispute.,1998______. 1998. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes.). O modelo didático e a sequência foram produzidos como parte de uma experiência piloto promovida pelo Laboratório de Letramento Acadêmico da universidade que visava ao ensino da produção de artigos científicos em língua francesa para alunos da Graduação em Letras.

Palavras-chave:
Artigo científico; Interacionismo Sociodiscursivo; Letramento acadêmico; Francês como língua estrangeira

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br