RESUMO
Com o interesse crescente pelo uso do WhatsApp como espaço social para iniciativas pedagógicas, o papel dos emojis como língua emergente nesse espaço precisa ser melhor entendido considerando a integração de tecnologias móveis na educação. Com isso em mente, este artigo relata um estudo que empregou uma metodologia mista e visou identificar: os emojis usados para apoiar presenças cognitiva, instrucional e social em um curso de formação de professores via WhatsApp; as atitudes dos participantes em relação ao uso de emojis e a relação de idade e gênero com esse uso. Os dados gerados a partir das interações dos professores via WhatsApp foram analisados e discutidos com base no Modelo Comunidade de Conhecimento de Garrison et al. (1999). Essa estrutura conceitual identifica elementos cruciais para experiências educacionais online de sucesso e assume que a aprendizagem ocorre por meio da interação de três elementos centrais: presenças social, cognitiva e instrucional. Os resultados mostram que os emojis podem ser usados com eficácia para apoiar essas presenças. A alta frequência de emojis parece ser culturalmente situada e relacionada ao gênero.
Palavras-chave:
Comunidade de Conhecimento; uso de emoji; aprendizagem móvel; WhatsApp
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Note. Created by the authors with pt.batchgeo.com. Retrieved from
Note. Word cloud created by the authors on worditout.com. Retrieved from
Note. Word cloud created by the authors on worditout.com. Retrieved from
Note. Word cloud created on worditout.com.Retrieved from 

” (Group 3)