Acessibilidade / Reportar erro

Teoria do texto e teoria do ensino: notas para um concerto interdisciplinar

Text theory and teaching theory: notes for an interdisciplinary concert

RESUMO

Este texto propõe articular dois conjuntos de aportes teóricos para a compreensão de um episódio de interação em uma turma de 1o. Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de São Paulo (Brasil): por um lado, uma teoria linguística - especialmente aquela desenvolvida no campo dos estudos do texto - e, por outro lado, uma teoria didática - especialmente aquela desenvolvida no campo das didáticas disciplinares. O exercício de confronto proposto permite, por hipótese, recolocar o problema das relações fronteiriças entre o linguístico e o didático no empreendimento de descrição e análise da interação em sala de aula.

Palavras-chave:
Interação; Perspectiva interdisciplinar; Teoria do ensino; Teoria do texto

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br