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Formação docente e autodefinição profissional de formandos em ensino de alemão como língua adicional no Rio de Janeiro

Teacher education and professional self-definition of prospective teachers of german as an additional language in Rio de Janeiro - Brasil

RESUMO

No Brasil, a formação de futuros professores de línguas adicionais evoluiu em paralelo às demandas estabelecidas tanto pelos parâmetros curriculares oficiais quanto pela própria expansão do mercado de cursos livres e comerciais. Assim, se nas licenciaturas cada vez mais o estudante é exposto a disciplinas diversas que abrangem o conhecimento aprofundado das histórias e das naturezas de suas línguas de trabalho, bem como os aportes pedagógicos necessários para ensiná-las, no mercado de trabalho o professor de língua adicional enfrenta potencialmente diferentes demandas deste próprio mercado e, ainda, frequentemente, o desprestígio muitas vezes atrelado à carreira docente. O presente artigo tem como objetivo identificar e analisar, a partir da literatura sobre “profissionalização docente” e de aportes da construção de uma autodefinição profissional por parte de futuros professores, gargalos e potenciais da formação a partir das atividades no âmbito da Universidade que, conjuntamente, compõem possibilidades de prática profissional.

Palavras-chave:
formação docente; autodefinição profissional; alemão como língua estrangeira

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