Acessibilidade / Reportar erro

Ensinar para Aprender: Modos de experienciar a prática, educação de professores/as e desenvolvimento

RESUMO

Este artigo explora resultados de três projetos de pesquisa que analisam maneiras de vivenciar a prática, a formação de professores e o desenvolvimento, a partir de uma perspectiva colaborativo-intervencionista. Os princípios compartilhados pressupõem: 1) aprendizagem e desenvolvimento como atividades sócio-históricas inerentes à natureza humana; 2) ser e identificar-se como funções da vida que se vive, não somente frutos do engajamento esporádico com algumas tarefas; 3) o conhecimento e o processo de conhecer como indissociáveis do engajamento ativo das pessoas com o mundo. Os resultados indicam que diferentes formas de participação oferecem oportunidades de aprendizagem colaborativa, reflexão crítica e atitude ética.

Palavras-chave:
Ensinar para aprender; maneiras de vivenciar a prática, formação de professores e desenvolvimento

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br