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O processo de construção, desconstrução e reconstrução da identidade profissional de uma professora de inglês do IFSC

RESUMO

Este artigo apresenta um estudo qualitativo que teve como objetivo investigar o processo de construção da identidade de Silvana, uma professora de Inglês do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Para tanto, os dados foram gerados de observações de aulas, notas de campo e uma entrevista e a análise consistiu de um longo e cuidadoso processo de reflexão, interpretação subjetiva e construção de significados a partir dos dados gerados em interação com as teorias que norteiam este trabalho. Com relação a este último, baseamos-nos principalmente em (Wenger, 1998), (Connelly & Clandinin, 1999) e (Gee, 2000-2001), autores que apresentam visões complementares sobre o conceito e a construção das identidades. Quanto à metodologia, buscamos descrever os eventos a partir de uma perspectiva êmica, a fim de obter uma compreensão mais profunda dos significados que os eventos tiveram para a participante. Portanto, os dados foram gerados a partir de observações de aula, notas de campo e uma entrevista com Silvana. Os resultados mostram que há uma complexa teia de fatores que interagem no processo de construção da identidade profissional de Silvana. Este processo envolve um movimento de construção, desconstrução e reconstrução de sua identidade profissional e é fortemente influenciado por sua paisagem profissional em interação com experiências pessoais, de aprendizagem e profissionais anteriores ao IFSC.

Palavras-chave:
Construção de identidade; professor de língua inglesa; Instituto Federal da Santa Catarina

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