Acessibilidade / Reportar erro

A formação docente na perspectiva da inclusão escolar sob a ótica de pesquisas de mestrado e doutorado em educação

RESUMO

A educação inclusiva tem entre suas condições iniciativas de formação docente que oportunizem práticas pedagógicas comprometidas com as singularidades dos estudantes. Considerando tal comprometimento, este artigo tem como objetivo sistematizar contribuições para a formação docente na perspectiva da inclusão escolar, analisadas em pesquisas de mestrado e doutorado em Educação, publicadas entre 2016 e 2019 no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Elas foram selecionadas por meio dos descritores “inclusão escolar”, “formação docente”, “Ensino Fundamental”. Teoricamente, a pesquisa estrutura-se com o apoio de autores como Campos (2009Campos, A. M. (2009). Educação inclusiva: subsídios para discussão sobre a educação especial no Brasil. Pesquiseduca, 1 (2), 135-142. https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/28
https://periodicos.unisantos.br/pesquise...
), Marques et al. (2020Marques, C. M., Bicca, L., Kaim, L. I., Silva, M. A., Oliveira, T., & Miranda, Z. R. F. (2020). Interações e brincadeiras como metodologia de inclusão na Educação Infantil. Revista Extensão em Foco, 8 (2), 1-10. https://doi.org/10.33362/ext.v8i2.2533.
https://doi.org/10.33362/ext.v8i2.2533...
), Nóvoa (1999Nóvoa, A. (1999). Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e Pesquisa, 25 (1), 11-20. https://doi.org/10.1590/S1517-97021999000100002.
https://doi.org/10.1590/S1517-9702199900...
, 2017Nóvoa, A. (2017). Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, 47 (166), 1106-1133. https://doi.org/10.1590/198053144843.
https://doi.org/10.1590/198053144843...
, 2019Nóvoa, A. (2019). Os professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, 44 (3), 1-15, 2019. https://doi.org/10.1590/2175-623684910.
https://doi.org/10.1590/2175-623684910...
) e Zwierewicz et al. (2020Zwierewicz, M., Zanol, A. G., & Horn, M. (2020). Desafios e possibilidades da formação docente. Revista Devir Educação, 2 (4), 232-250. https://doi.org/10.30905/ded.v4i2.319.
https://doi.org/10.30905/ded.v4i2.319...
). Metodologicamente, priorizaram-se a pesquisa bibliográfica e a abordagem qualitativa. Entre os resultados, evidenciaram-se a formação docente como um dos pilares para a construção da inclusão escolar, a relevância da criatividade e do trabalho colaborativo e a importância de os docentes atuarem em ambientes que lhes possibilitem ressignificar a realidade enquanto se ressignificam, mobilizando-se a partir de reflexões sobre as próprias práticas pedagógicas e da valorização de iniciativas comprometidas com princípios da inclusão escolar.

Palavras-chave:
formação docente; educação inclusiva; Ensino Fundamental

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br