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Fanfictions: experiências na promoção do letramento literário e autoria escolar

Fanfictions: experiences promoting literary literacy and school authorship

RESUMO

Esse trabalho propõe-se a demonstrar de que modo as fanfictions, uma dentre várias práticas sociais do uso da escrita em contextos extraclasse, podem promover o letramento literário bem como a autoria em atividades escolares. A fundamentação teórica dessa investigação encontra-se em Bakhtin (2013Bakhtin, Mikahil. (2013). Problemas da poética de Dostoévski. Rio de Janeiro: Forense Universitária.), Foucault (1992Foucault, Michel. (1992). O que é um autor? Lisboa, Vega: Passagens.), Possenti (2009Possenti, Sírio. (2009). Indícios de autoria. In _____ Questões para analistas do discurso. São Paulo: Parábola Editorial.), Cosson (2002Cosson, Rildo. (2002). O apagamento da literatura na escola. Investigações: linguística e teoria literária. v. 15, no. 1, jul. Universidade Federal de Pernambuco. CAC. Programa de pós-graduação em Letras e Linguística. Recife: Ed. Universitária da UFPE.) e Dolz et al (2004Dolz, Joaquim, Noverraz, Michèle, & Schneuwly, Bernard. (2004). Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In Dolz, J., & Schneuwly, B. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras.). Foram avaliadas 15 produção textuais que tiveram como base para atividade de escrita os contos Tangerine-girl de Rachel de Queiroz e Missa do Galo de Machado de Assis. Em todas as produções, promoveu-se a escrita do gênero textual diário pessoal a partir da perspectiva da personagem feminina, buscando incorporar no texto autoral elementos relativos ao conteúdo e aos eventos mais significativos de ambas as narrativas e à obediência ao gênero textual a ser produzido. Evidenciou-se que a leitura do gênero conto aliado à escrita de fanfictions é exemplar para o desenvolvimento do letramento literário e promoção da autoria porque permite não apenas uma compreensão detalhada dos múltiplos sentidos do texto como também uma reconstrução dialógica a partir desse entendimento nas etapas de produção textual.

Palavras-chave:
Fanfiction; Letramento literário; Autoria escolar

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