RESUMO
Este artigo enfoca a formação do professor de línguas, considerando a relevância de teorias implícitas e explícitas, escolhas metodológicas, representações e práticas docentes. Especificamente, o objetivo é relatar e discutir estudos desenvolvidos por duas pesquisadoras que trabalham com narrativas e enfocam desenvolvimento do professor de línguas, letramento docente (Kleiman & Matencio, 2005KLEIMAN, Angela B; MATÊNCIO, Maria de Lourdes M. (orgs.). 2005. Letramento e formação de professores: práticas discursivas, representações e construção do saber. São Paulo: Mercado de Letras.) e construção identitária (Barkhuizen, 2017BARKHUIZEN, Gary. 2017. Reflections on Language Teacher Identity Research. New York: Routledge.). Assim, oferece-se uma visão panorâmica de seus trabalhos em desenvolvimento e problematiza-se o campo de formação inicial e continuada no Brasil. Em resultado, as autoras entendem terem alcançado conscientização e transformações docentes, o que é atestado pelas várias publicações resultantes.
Palavras-chave:
Narrativas; Desenvolvimento Docente; Letramento; Identidade