Acessibilidade / Reportar erro

Da formação inicial à aula de Português L1: conceções sobre o ensino e a aprendizagem da gramática

RESUMO

Neste artigo são discutidas as representações sobre o ensino da gramática na aula de português L1, a partir dos resultados de um estudo exploratório que envolveu professores e futuros professores em diferentes situações de formação: professores do Ensino Básico, estudantes em estágio profissional e estudantes de licenciatura. O estudo centrou-se nas orientações curriculares para o ensino da gramática propostas em Reis et al. (2009), que veicularam uma clara mudança de paradigma no ensino da língua.

Embora surja um claro contraste entre professores e estudantes, no que respeita a familiaridade com as orientações curriculares e estratégias de ensino, constituem pontos convergentes a importância atribuída à gramática e a frágil formação no domínio da linguística. Os resultados da análise permitem discutir a relação entre as conceções dos professores e as suas práticas, evidenciando quer fragilidades na formação de professores quer mudanças conceptuais que podem conduzir a efetivas mudanças na prática de sala de aula.

Palavras-chave:
Ensino de Gramática; Conhecimento Explícito da Língua; Pensamento do Professor de Língua; Ensino de Português L1

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br