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Teletandem como ambiente de aprendizagemcomplexo: À procura de um modelo

RESUMO

Este artigo apresenta um modelo para o teletandem, i.e., o tandem com o uso de DVC (desktop videoconferencing; cf. Telles, 2009TELLES, Joao Antonio (ed.). 2009. Teletandem. Um contexto virtual, autônomo colaborativo para a aprandizagem de línguas estrangeiras no século XXI. Campinas: Pontes.). O modelo aqui proposto tem um duplo objetivo, heurístico e pedagógico. O objetivo heurístico reside no fato de que esse modelo permite compreender o desenvolvimento do teletandem em todos os seus níveis, permitindo, também, prever, parcialmente (em termos de probabilidade), o que pode ocorrer num ambiente de teletandem. Quanto a seu objetivo pedagógico, trata-se do fato de que esse modelo ajuda a definir planos de ação para melhorar o futuro uso e o desenvolvimento de dispositivos pedagógicos dessa natureza. Para a construção desse modelo, referimo-nos à teoria da complexidade (Larsen-Freeman & Cameron, 2008LARSEN-FREEMAN, Diane & Lynne Cameron. 2008. Complex Systems and Applied Linguistics. Oxford: Oxford University Press.; Morin, 1990MORIN, Edgar. 1990. Introduction à la pensée complexe. Paris: Seuil.), que permite distinguir, numa perspectiva dinâmica, diferentes níveis de análise, antes de discutir os vínculos entre os diferentes elementos e níveis que levam ao modelo complexo final.

Palavras-chave:
Ambiente de aprendizagem; teletandem; interações; modelização; teoria da complexidade

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