DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, Volume: 14, Issue: 1, Published: 1998
  • FLUTUAÇÃO NO MODO DE PONTUAR E ESTILOS DE PONTUAÇÃO Artigos

    Rocha, Iúta Lerche Vieira

    Abstract in Portuguese:

    Neste artigo, de cunho descritivo, analiso algumas causas da flutuação no modo de pontuar, discutindo estilos e tendências de pontuação em relação a: aspectos históricos, concepção de leitura dominante, preferência pelo ritmo da fala ou pela organização sintática da escrita e gênero do texto. As considerações feitas são úteis para o ensino da língua escrita, em especial para a redação de textos

    Abstract in English:

    In this descriptive paper I analyse some causes for fluctuation in the form of punctuating, as well as discuss punctuation styles and trends with relation to: historical aspects, concept of mastering reading skills, preference for speech rhythm or writing syntactical organization and type of text. The considerations that have been made here are useful for the teaching of written language, specifically for text compositions.
  • THE SYLLABLE STRUCTURE IN EUROPEAN PORTUGUESE Articles

    Mateus, Maria Helena; D’Andrade, Ernesto

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo deste artigo é o de discutir a estrutura interna da sílaba em Português Europeu e o de propor um algoritmo para a silabificação de base. Tendo en conta a análise dos grupos de consoantes que ocupam o lugar de ataque e a possibilidade de existência de vogais epentéticas que desfazem alguns desses grupos, e considerando, ainda, a variação de vogais em posição inicial de palavra que constituem núcleo de sílaba sem ataque no nível fonético, apresenta-se a hipótese de que a sílaba, em Português Europeu, é sempre constituída por um ataque e por uma rima, mesmo que um desses constituintes (mas não os dois) seja vazio. Ou seja, um dos dois constituintes pode não ter realização fonética.

    Abstract in English:

    The goal of this paper is to discuss the internal structure of the syllable in European Portuguese and to propose an algorithm for base syllabification. Due to the analysis of consonant clusters in onset position and the occurrence of epenthetic vowels, and considering the variation of the vowels in word initial position that occupy the syllable nucleus without an onset at the phonetic level, we assume that, in European Portuguese, the syllable is always constituted by an onset and a rhyme even though one of these constituents (but not both) may be empty, that is, one of then may have no phonetic realisation.
  • A teoria e a prática: a questão da diferença no discurso sobre e da sala de aula Artigos

    Coracini, Maria José R. F.

    Abstract in Portuguese:

    O principal objetivo deste artigo é questionar a relação entre teoria e prática ou pesquisa básica e pesquisa aplicada no âmbito da Lingüística Aplicada e do discurso de sala de aula. Para isso, foram analisados textos teóricos, aulas gravadas e transcritas, bem como opiniões de professores e alunos sobre leitura e escrita. Os resultados mostraram que: 1) a prática nãoé a aplicação direta de dados teóricos: a relação com a teoria não é tão simples quanto alguns lingüistas aplicados parecem acreditar devido à ação do inconsciente na constituição do sujeito; 2) a conceitualização dos dados teóricos se dá confusa e desordenadamente atravessada por experiências e conhecimentos pessoais de toda ordem (prática). Pretende-se ainda problematizar o caráter secundário da prática ou da aplicação diante da teoria.

    Abstract in English:

    The main purpose of this paper is to question the relationship between theory and practice or basic and applied research in the domain of Applied Linguistics and classroom discourse. In order to achieve our aim, some theoretical texts, some recorded and transcribed classes as well as some teachers’ and students’ opinions about reading and writing were analysed. Results have shown that 1) practice is not the direct application of theoretical data: the relationship between them is not as simple as some applied linguists seem to believe because of the action of the unconscious in the constitution of subjectivity; 2) the conceptualization of the theoretical issues takes place in a confused and disorderly manner mixed up with personal experiences and previous knowledge (practice). We intend to question the fact that practice comes as secondary to theory.
  • POLIFONIA EM ENUNCIADOS NEGATIVOS: VOZES QUE HABITAM O DIZER "NÃO" Artigos

    Rocha, Décio Orlando Soares da

    Abstract in Portuguese:

    O presente artigo centra-se na análise de um questionário aplicado, por ocasião de um programa de treinamento, a um grupo de trabalhadores responsáveis pela supervisão das atividades de operários numa fábrica de produção de pneus situada no Brasil. O questionário deveria revelar o "estilo de liderança" exercido por cada chefe de equipe, sendo consideradas cinco diferentes possibilidades: os estilos autocrata, demagógico, demissionário, mediador e participativo. O perfil participativo é visto pelo autor do questionário como "o mais adequado", uma vez que promoveria a conciliação entre os objetivos pessoais dos operários e os objetivos industriais. Com base numa concepção polifônica dos enunciados negativos, a análise realizada permitiu concluir que, além dos cinco estilos previstos no questionário, um sexto perfil se deixa entrever, o qual parece coincidir com" a voz da empresa". A presença desse sexto perfil explicita a pluralidade e complexidade dos saberes que se atualizam no contexto das interações em situação de trabalho.

    Abstract in English:

    This paper focuses on the analysis of a written questionnaire administered to a group of foremen working in a tyre factory in Brazil. The questionnaire is designed to reveal the" style of leadership" carried out by each member of the group, among five possible variants: autocratical, demagogical, resigning, mediative and participative. The participative profile is seen by the author of the questionnaire as "the adequate one", in as much as it harmonises workmen’s personal and organisational interests. On the basis of a polyphonic conception of negative utterances the case is made for a more complex view of the questionnaire: beyond the five profiles critically antecipated, a sixth one is contemplated, which seems to coincide clearly with what we call "the voice of the organisation", putting forward different kinds of knowledge in the context of interactions at work.
  • TEACHERS’ ACCOUNTS OF LANGUAGE VARIATIONS Articles

    Telles, João A.

    Abstract in Portuguese:

    O presente trabalho trata das perspectivas estigmatizantes que duas professoras de língua portuguesa trazem em relação às variações lingüísticas não-padrão de seus alunos. Teoricamente, meu estudo se embasa na Psicologia dos Construtos Pessoais, Transformação de Perspectivas na Educação de Professores, Bi-dialetalismo Transformador e Sensibilidade Crítica à Linguagem. Meus objetivos foram acessar e ponderar sobre as teorias implícitas das professoras sobre linguagem não-padrão e verificar como tais teorias afetam suas pedagogias. Suas aulas foram gravadas em vídeo e atividades com Mapas do Repertório de seus conceitos sobre língua portuguesa foram gravadas em áudio, transcritas e analisadas segundo a abordagem tematizante da Fenomenologia Hermenêutica. O estudo mostra que as teorias implícitas das duas professoras sobre variação lingüística definem suas posturas pedagógicas com base no déficit lingüístico e na gramática. Tais posturas estão em constante tensão com a experiência vivida dos professores no campo da linguagem e da pedagogia, com as restrições das instituições escolares e com falhas de suas formações universitárias.

    Abstract in English:

    This paper focuses on teachers' stigmatizing perspectives of their students' nonstandard varieties of Portuguese. Theoretically, the study was grounded on Personal Construct Psychology, Perspective Transformation in Teacher Education, Transformative Bidialectalism and Critical Language Awareness. The objectives were to jointly access and assess the teachers’ implicit theories about nonstandard language and to verify to what extent these theories affected their classroom pedagogy. My research questions turned to how the participating teachers understood nonstandard language; and to how their understandings are reflected on their language teaching. The viewing of the teachers’ videotaped classes and Repertory Grid activities inspired reflective conversations with the two teacher participants on their language and classroom experiences. These conversations were audio-recorded, transcribed and their analysis followed the thematizing approach of Hermeneutic Phenomenology. The study revealed teachers’ implicit theories about language variation defining pedagogies based on deficit and standard grammar perspectives. These pedagogies are in constant interaction with the teachers’ lived experiences, the contextual restrictions of schools and the limitations of teacher education programs.
  • A IDEOLOGIA DO SUPRIMIDO: OU, COMO NÃO TEORIZAR A RESPEITO DA IDEOLOGIA Debate

    Rajagopalan, Kanavillil

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho é uma crítica da tendência atual de confinar a questão da ideologia à esfera da subjetividade - tese essa que se acha defendida no livro Language, Ideology, and Point of View, da autoria de Paul Simpson (1993). Minha principal objeção a tal proposta é a de que ela não passa de uma simples re-afirmação de algumas das categorias com as quais estamos acostumados a pensar sobre os temas em questão. Procuro sustentar que, ao invés disso, devemos interrogar aquelas mesmas categorias com o intuito de trabalhar as instabilidades que as caracterizam.. Urge, no meu modo de entender, a necessidade de desconstruir a própria oposição entre, de um lado, ideologia, ponto de vista etc., e, de outro, ciência, teoria, ou seja o que for que se queira postular.

    Abstract in English:

    In this paper, I argue against the contemporary tendency to confine ideology to the sphere of subjectivity and "point of view", as defended by Paul Simpson (1993) in his book Language, Ideology, and Point of View. My principal criticism against the view is that it simply amounts to a re-affirmation of certain of the conceptual categories with which we have for long been accustomed to think. Rather, I contend, we ought to try to interrogate those very categories with a view to teasing out the instabilities that characterise them. I argue that there is an urgent need to deconstruct the very opposition between ideology, point of view etc. on the one hand, and science, theory, or whatever that one might wish to posit on the other.
  • A IDENTIFICAÇÃO DO PREFIXO EM DIVERSAS ABORDAGENS LINGÜÍSTICAS Debate

    Duarte, Paulo Mosânio Teixeira

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo pretende apresentar criticamente as diferentes abordagens referentes aos prefixos, nomeadamente os critérios baseados nos seguintes parâmetros: transformação, produtividade, correspondência entre prefixo e preposição, perspectiva operacional. Após apresentar estes diferentes pontos de vista, concluímos não serem eles suficientes por si sós para identificar o prefixo. É conveniente reconhecer a existência de prefixos típicos, tais como in-, re- e des-, e daqueles não-típicos, como sobre- e contra-, caracterizados por correspondência formal, mas não distribucional com formas livres e/ou por uso braquissêmico.

    Abstract in English:

    This paper takes a critical look at the different approaches to prefixes, among them the areas based on the following parameters: transformation, productivity, prefix-preposition correspondence, operative perspective. It is argued that none of them is adequate to identify prefix. It is further argued that it may be convenient to recognise the existence of typical prefixes, such as in-, re- and des-, and of non typical ones, such as sobre- and contra-, characterized by formal, not distributional correspondence to free forms and/or by brachysemic use.
  • SEMÂNTICA E ARGUMENTAÇÃO: DIÁLOGO COM OSWALD DUCROT Entrevista

    Moura, Heronides Maurílio de Melo

    Abstract in Portuguese:

    Em uma entrevista recente o lingüista Oswald Ducrot discute a Teoria dos Topoi, versão mais recente da Teoria da Argumentação na Língua, desenvolvida por ele e colaboradores. A Teoria dos Topoi é apresentada como um modelo alternativo a uma semântica baseada no conceito de condições de verdade. Na tentativa de lançar luz sobre os postulados dessa teoria, o entrevistador discute com Ducrot e Marion Carel tópicos tais como a relação entre o conceito de pressuposição e a Teoria da Argumentação, a relação entre linguagens lógicas e línguas naturais, a definição de sentido lexical no modelo, e por fim, a traduzibilidade de sentidos lexicais não definidos referencialmente.

    Abstract in English:

    In a recent interview the French linguist Oswald Ducrot discusses the Theory of Topoi, the most recent version of the Theory of Argumentation within Language developed by himself and collaborators, presenting it as an alternative model for the semantics based on the concept of truth conditions. In order to clarify the assumptions of this theory, the interviewer discusses with Ducrot and Marion Carel issues such as the relation between the concept of presupposition and the Theory of Argumentation, the relation between logical languages and natural languages, the definition of lexical meaning in the model, and at last, the translatability of lexical meanings not referentially defined.
  • Heye, J. (org.) (1995) Flores Verbais: uma homenagem lingüística e literária para Eneida do Rego Monteiro Bomfim no seu 70o aniversário Resenhas

    Duarte, Maria Eugênia Lamoglia
  • Couto, H. H. do (1996) Introdução ao Estudo das Línguas Crioulas e Pidgins Resenhas

    Oliveira, Dercir Pedro de
  • Untitled document Notas sobre Livros

  • Untitled document Notas

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br