DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, Volume: 16, Issue: 1, Published: 2000
  • Uma experiência de assessoria docente e de elaboração de material didático para o ensino de produção de textos na universidade Artigos

    MACHADO, Anna Rachel

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo tem o objetivo de relatar e analisar, com base no interacionismo sócio-discursivo, parte de uma experiência de assessoria docente voltado para o ensino de produção de textos na universidade, em que assessores e professores se concentraram na elaboração de material didático apropriado para esse nível de ensino; mais especificamente, na construção de uma seqüência didática dirigida para o ensino da produção de textos pertencentes ao gênero artigo de opinião. Nele são apresentadas as diferentes etapas e análises realizadas para esse trabalho, os problemas teóricos e interacionais enfrentados, assim como as respectivas soluções, para, enfim, chegarmos a conclusões sobre o trabalho de assessoria e sobre os procedimentos utilizados para a elaboração do referido material didático.

    Abstract in English:

    Based on social interactionism, this article aims to report and analyse part of a university advisory job on instructions for textual production at academic levels, in which consultants and teachers focused on the elaboration of didactic material for university students, more specifically, the production of a didactic sequence for a genre, the `critical review article'. The different steps and analyses carried out to put the project forward are discussed together with the theoretical and interactional problems that had to be faced, so as to finally raise the conclusions about the consulting job itself and the suggested procedures for the design of the didactic material.
  • Contribuições do marxismo para uma teoria crítica da linguagem Artigos

    COSTA, Nelson Barros da

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho pretende discutir uma possível abordagem marxista da linguagem apresentando sumariamente a concepção de linguagem de alguns autores confessadamente marxistas. Procuraremos nos utilizar do que há de comum entre tais autores a fim de compor um pensamento teórico-crítico a respeito da linguagem, dotado de unidade e coerência interna, com o intuito de apresentá-lo em bloco diante das tendências dominantes da ciência lingüística moderna.

    Abstract in English:

    This paper intends to examine a possible Marxist approach to language presenting synthetically the language conceptions of some Marxist authors. The objective is, through an exposition of what is common among them, to compose a theoretical-critical thought about language, endowed with internal unity, in order to present it against dominant trends of the modern science of language.
  • As metáforas da produção: reflexões sobre o discurso de operárias Artigos

    CANOLLA, Clemira

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo investiga o discurso de um grupo de trabalhadores falando sobre o jornal interno da empresa e focaliza as metáforas produzidas para expressar os conflitos que surgem da relação entre a situação no trabalho e o modo como ela é apresentada pelo jornal. O estudo está fundamentado em teorias que tratam metáfora como um fenômeno conceptual (Lakoff, G. & Johnson, M., 1980) e língua de um ponto de vista pragmático (Mey, J. 1987). Os dados foram analisados a partir de uma perspectiva qualitativa. Nosso objetivo foi observar as metáforas utilizadas pelos informantes para verificar como essas metáforas refletem as relações que se estabelecem em situação de trabalho.

    Abstract in English:

    This paper investigates the discourse of a group of workers talking about the house organ of their enterprise and focuses on the metaphors they produce to express the conflicts arising out of the relationship between the situation at work and the way it is presented in the house organ.The study was grounded on theories that deal with metaphor as a conceptual phenomenon (Lakoff & Johnson, 1980.) and with language from a pragmatic point of view (Mey, 1987). The data was analysed from a qualitative perspective. Our aim is to look at the metaphors the workers use and to verify how these metaphors express the relationship established in situation at work.
  • Contextualizando o léxico como objeto de estudo: considerações sobre sinonímia e referência Artigos

    VEREZA, Solange Coelho

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo deste trabalho é discutir os conceitos de sinonímia e referência usados na semântica e na lingüística textual para verificar até que ponto esses conceitos remetem a uma possível interseção entre a noção de significado denotativo e significado textual. Serão feitas considerações acerca da função expressiva da referência, normalmente vista a partir de sua função referencial no âmbito do texto. Uma análise sucinta de exemplos de referência retirados de um texto servirá de ilustração para as questões aqui tratadas.

    Abstract in English:

    The aim of this paper is to discuss the concepts of synonymy and reference as they are used in formal semantics and textual linguistics in order to verify the extent to which they may provide a link between the notions of denotative and textual meaning. The expressive function of reference, normally approached through its referencial role in the text, will also be discussed. A brief analysis of some examples of reference taken from a written text will illustrate some of the issues treated in the paper.
  • Análise multidimensional Retrospectiva

    SARDINHA, Tony Berber

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho oferece uma retrospectiva da abordagem conhecida por 'Análise Multidimensional', iniciada por Douglas Biber. O trabalho apresenta os conceitos centrais relacionados a esta abordagem e resenha os estudos principais que a utilizaram. Trabalhos ainda inéditos, realizados no Brasil, também são resenhados. O artigo ainda inclui uma discussão acerca das principais críticas relacionadas à Análise Multidimensional.

    Abstract in English:

    This article presents an overview of the approach introduced by Douglas Biber known as 'Multidimensional Analysis'. The article introduces the main concepts in this approach and reviews major studies using this methodology. A survey of unpublished studies carried out in Brazil is presented as well. The article also discusses the key criticisms levelled at multidimensional studies.
  • Fé cega e faca amolada: observações sobre imagens de professores de prática de ensino de inglês Debate

    GIMENES, Telma; REIS, Simone; ORTENZI, Denise I.B.G.

    Abstract in Portuguese:

    A participação como membros de bancas examinadoras na área de Metodologia e Prática de Ensino de Inglês em nível universitário tem nos levado a questionamentos sobre o papel do "supervisor de estágio". Neste trabalho fazemos algumas observações a respeito dessa participação, especialmente no que se refere às imagens apresentadas pelos candidatos, muitos sem qualquer experiência prévia na área. Identificamos duas fontes principais que parecem justificar suas abordagens: uma derivada da biografia pessoal e profissional e outra derivada de contato com textos acadêmicos. Em ambas se pode notar a fé na "verdade" a ser revelada aos futuros professores. Apresentamos também nossos próprios entendimentos de qual seria o papel do supervisor, posição essa igualmente sujeita ao mesmo crivo de análise.

    Abstract in English:

    Our participation as examiners of candidates for the position of EFL Methodology and Teaching Practice teachers at university level has been extremely fruitful in generating questions about the roles of a "practicum supervisor". In this paper we discuss some observations derived from such participation, regarding the images presented by the candidates, most of them with no previous experience in this area. We identified two main sources that appear to justify their approaches: one derived from personal and professional biography and another derived from contacts with academic texts. Both share the faith on "truths" to be conveyed to prospective teachers. Finally, we present our own understandings of what this role could be and which are equally amenable to the same sort of analysis.
  • Uma observação sobre o lugar da teoria da ligação e do critério temático dentro do programa minimalista Questões e Problemas

    FERREIRA, Marcelo Barra

    Abstract in Portuguese:

    Neste artigo, apresento evidências que levam à conclusão de que o lugar da Teoria da Ligação (TL) no Programa Minimalista (Chomsky 1993; 1995) é depois de FL (Forma Lógica). Mostro que derivações conduzindo a estruturas que contêm violações dos princípios da TL convergem em FL, já que derivações alternativas menos econômicas que respeitam tais princípios também são agramaticais. Sendo irrelevante para a noção de convergência, a TL tem de se aplicar depois de FL. Um raciocínio semelhante revela que o Critério Temático tem o estatuto de um condição de interface se aplicando em FL, uma vez que derivações menos econômicas são permitidas pelo sistema computacional para evitar violações relacionadas a ele.

    Abstract in English:

    In this paper I present some evidencie that forces us to conclude that within the Minimalist Program (Chomsky 1993; 1995), Binding Theory (BT) should be computed after LF (Logical Form). I show that derivations leading to structures containing violations of BT-Principles must converge at LF, since less economical alternative derivations respecting those principles are also ungrammatical. Being irrelevant to the notion of convergence, BT must apply after LF. A similar reasoning reveals that the Theta-Criterion should have the status of a bare output condition appling at LF, since less economical derivations are allowed by the computational system to prevent violations of it.
  • Introdução a estudos de fonologia do português brasileiro Resenhas

    MATEUS, Maria Helena Mira
  • Untitled document Resenhas

    KATO, Mary A.
  • Estruturas morfológicas do português Resenhas

    GONÇALVES, Carlos Alexandre V.
  • Fonética e fonologia do português: roteiro de estudos e guia de exercícios Resenhas

    BORGES, Mônica Veloso
  • Léxico e ideologia na Europa Ocidental Resenhas

    MADEIRA, Ricardo Baptista
  • Introdução à teoria do enunciado concreto do círculo Bakhtin / Volochinov / Medvedv Notas sobre Livros

    BERMELHO, Odair
  • Produção textual: interação, processamento, variação Notas sobre Livros

    MELO, Rosineide de
  • Untitled document Notas

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br