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DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, Volume: 25, Número: 1, Publicado: 2009
  • Letramento e inclusão: do estado-nação à era das TIC Artigos

    Buzato, Marcelo El Khouri

    Resumo em Português:

    O trabalho objetiva (i) propor uma concepção relacional de letramento digital, alternativa às encontradas na literatura corrente, (ii) fundamentar a necessidade de tal concepção em uma análise sócio-histórica da relação entre inclusão, tecnologia e letramento, e (iii) ilustrar a utilidade de tal concepção para a pesquisa em inclusão digital no âmbito do campo aplicado dos estudos da linguagem. A fundamentação teórica abrange estudos sobre inclusão digital e letramento digital, teorias de letramento de cunho sócio-cultural e teorias de inclusão social com respeito às diferenças, todas, de alguma forma, postas em relação com a concepção dialógica da linguagem. Utilizam-se vinhetas de situações reais para ilustrar o poder operativo da teoria proposta. Conclui-se que a concepção de letramento digital defendida abre um campo alternativo de pesquisa em inclusão digital, mas exige um posicionamento ético condizente com uma concepção de inclusão fundada na agentividade e na autonomia dos sujeitos na transculturalidade.

    Resumo em Inglês:

    The aims of this paper are (i) to propose a relational concept of digital literacies as an alternative to the ones found in the current literature, (ii) to justify the need for such a conception on the grounds of a socio-historic analysis of the relations among literacy, technology and inclusion, and (iii) to illustrate the usefulness of such a conception for research on digital inclusion within the field of applied language studies. The theoretical foundations comprise studies in digital literacies and digital inclusion, sociocultural theories of literacy, and multicultural theories of social inclusion, all of which are brought to relate to the dialogic conception of language. Vignettes taken from real situations are used to illustrate the operative potential of the theory. It is concluded that the proposed conception of digital literacies opens an alternative field of research in digital inclusion, but it demands an ethical stance that is congruous with a notion of inclusion founded on the agency and autonomy of social subjects in the face of transculturality.
  • Modos de apropriação do gênero debate regrado na escola: uma abordagem aplicada Artigos

    Gomes-Santos, Sandoval Nonato

    Resumo em Português:

    Este estudo propõe descrever e analisar o processo de produção do gênero debate regrado, no contexto de práticas de ensino-aprendizagem de língua materna, em turmas de Ensino Médio de uma escola pública de Belém (PA). Trata-se de compreender os modos com que o gênero mencionado, instituído objeto de ensino, se disciplinariza, ou seja, o estatuto que adquire quando inscrito na ordem da disciplina escolar Língua Portuguesa. Para tanto, optamos por focalizar a atividade do aluno, mais especificamente os dispositivos pelos quais ele se inscreve no gênero ensinado, o que implica em considerar não apenas os modos com que se apropria do mesmo, mas suas percepções sobre a própria tarefa com que se acha envolvido.

    Resumo em Inglês:

    The genre debate has its own particular rules. This study describes and analyses the production process of the genre debate in the mother language teaching and learning context, in High School juniors groups of a public school in Belém (PA). The aim of the study is to understand how this genre, as a teaching object, assumes the role of discipline content, that is, its status in the Portuguese language class. Students' productions, specifically the roles they assume to perform in this genre, are focused on. This focus implies considering not only the ways in which students learn the genre, but also their perceptions about the tasks they are involved in achieving.
  • O sujeito pronominal de 3ª pessoa no português culto do Rio de Janeiro: um estudo em tempo real Artigos

    Santos, Ângela Marina Bravin dos

    Resumo em Português:

    Este é um trabalho variacionista sobre a mudança em tempo real de curta duração, que focaliza o sujeito anafórico de terceira pessoa, com base em amostras da fala culta do Rio de Janeiro, gravadas nos anos 70 e 90, com um intervalo de cerca de 20 anos. Dois tipos de estudos foram realizados: um estudo de painel, que examina o desempenho do indivíduo em dois momentos distintos, e o estudo de tendência, que investiga duas amostras de fala da mesma comunidade colhidos no mesmo intervalo. O quadro teórico associa pressupostos da Teoria Variacionista e da Teoria de Princípios e Parâmetros. O trabalho apresenta, ainda, uma comparação com o português europeu e o moçambicano.

    Resumo em Inglês:

    This is a variationist " short term real time study" of change, focusing the third person anaphoric subject, based on samples of high-level educated speakers from Rio de Janeiro, recorded in the 70's and the 90's, with an interval of about 20 years. Two types of studies have been carried out: a panel study, which examines the performance of the same individual in two different moments and a trend study, which investigates two samples of the same community in the same span of time. The theoretical framework associates assumptions of the Theory of Variation and the Principles and Parameters Theory. The paper also presents a comparison with European and Mozambican Portuguese.
  • O sistema de avaliatividade e os recursos para gradação em Língua Portuguesa: questões terminológicas e de instanciação Artigos

    Vian Jr, Orlando

    Resumo em Português:

    Este artigo pretende, a partir da perspectiva da gramática sistêmico-funcional (Halliday, 1985, 1994, 2004), discutir, em um primeiro momento, a questão terminológica em relação ao Sistema de Avaliatividade (Martin and White, 2005; Martin and Rose, 2003) para que, em seguida, encaminhemos a discussão sobre como as instâncias avaliativas são realizadas no texto em português brasileiro. Nosso foco será principalmente nos recursos para Gradação, e a avaliação negativa utilizada pelo produtor textual para posicionar-se perante o que expressa e, para tanto, recorremos também à noção bakhtiniana de dialogismo.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to discuss, from Halliday's systemic functional grammar perspective (1985, 1994, 2004), the problems related to the translation of the term appraisal into Portuguese, as a way of discussing the lexico-grammatical realizations of evaluative stances in texts in Brazilian Portuguese. We will focus on Graduation (Martin and White, 2005; Martin and Rose, 2003), a resource used by text producers to take stances towards what they express and we will also refer to the Bakhtinian notion of dialogism.
  • Trabalhando com o discurso de áreas específicas à luz da teoria sistêmico-funcional Articles

    Montemayor-Borsinger, Ann

    Resumo em Português:

    As abordagens baseadas em gênero destinadas a trabalhar com discurso especializado são reexaminadas à luz da teoria sistêmico-funcional. Neste artigo discute-se como o modelo de linguagem estratificada da Lingüística Sistêmico-Funcional (LSF) é usado em oficinas de produção escrita acadêmica que ocorrem num instituto de engenharia e física onde o inglês é a língua franca dominante. O artigo traz a justificativa para a aplicação de uma pedagogia cujo foco é o entrelaçamento do significado textual e interpessoal. Traz uma discussão explícita da forma pela qual materiais informados por corpus são usados com grupos de cientistas multidisciplinares com habilidades variadas. Tal abordagem sistêmico-funcional de exploração de corpora para fins pedagógicos mostra a importância de uma visão tripartite de linguagem, que oferece meios efetivos para o desenvolvimento de aspectos essenciais de discursos disciplinares. Isso se dá ao agregar o conhecimento especializado no gerenciamento da representação de conteúdo em áreas específicas (significados ideacionais) ao conhecimento especializado lingüístico em avaliar as alternativas de linguagem para o conteúdo de avaliatividade (significados interpessoais) e organização (significados textuais).

    Resumo em Inglês:

    Genre-based approaches to working with specific disciplinary discourses are reexamined in the light of systemic functional theory. This paper discusses how the Systemic Functional Linguistics (SFL) stratified model of language is used for research writing workshops held at a physics and engineering institute where English dominates as a lingua franca. The paper gives a rationale for a pedagogy focusing on interpersonal and textual strands of meaning. It provides an explicit discussion of the way in which corpus-informed materials have been used with multidisciplinary and mixed-ability groups of scientists. Such an SFL approach to exploiting language corpora for pedagogic purposes shows the pertinence of a tripartite view of language, which provides effective means of developing key aspects of disciplinary discourses by combining subject specialist expertise in the management of content representation in specific fields (ideational meanings), with linguist expertise in evaluating language alternatives for content appraisal (interpersonal meanings) and organisation (textual meanings).
  • A política de identidades na sociolingüística quantitativa e na geolingüística monodimensional: o informante Artigos

    Borges, Maria Isabel

    Resumo em Português:

    Neste trabalho, procuramos apontar alguns aspectos das políticas de identidades e de representação em torno da figura do informante, em estudos feitos a partir das bases de dados do VARSUL (Variação Lingüística Urbana na Região Sul do Brasil) e do ALERS (Atlas Lingüístico-etnográfico da Região Sul do Brasil). Na primeira base de dados, os pressupostos teóricos e metodológicos são da sociolingüística quantitativa enquanto, na segunda base de dados, os pressupostos teóricos e metodológicos são da geolingüística monodimensional. Nossa base teórica é constituída, principalmente, pelos trabalhos de Rajagopalan (1998; 2003), Hall (1996; 2003) e Bauman (2000; 1997; 1998). Foi possível, assim, observar como a língua e o informante são representados.

    Resumo em Inglês:

    In this work, we attempt to point some aspects of the politics of identities and of representation around the figure of the informer, in studies done starting from the bases of data of VARSUL (Urban Linguistic Variation in the South Area of Brazil) and of ALERS (Linguistic-Etnographic Atlas of the South Area of Brazil). In the first database, the theoretical and methodological assumptions are of the quantitative sociolinguistics while, in the second database, the theoretical and methodological assumptions are of the monodimensional geolinguistics. Our theoretical base is constituted mainly by of the studies of Rajagopalan (1998; 2003), Hall (1996; 2003) and Bauman (2000; 1997; 1998). Thereby, it was possible to observe as the language and the informer are representated.
  • Alinhamento interpessoal, representacional e morfossintático na Gramática Discursivo-Funcional Artigos

    Hengeveld, Kees; Mackenzie, J. Lachlan

    Resumo em Português:

    Este artigo se debruça sobre o mapeamento entre os Níveis Interpessoal, Representacional e Morfossintático da gramática, o chamado alinhamento, segundo o arcabouço da Gramática Discursivo-Funcional (GDF). Propõe uma tipologia das línguas baseada no que a sua organização morfossintática codifica: distinções pragmáticas (p.ex. em Tagalo), distinções semânticas (p.ex. em Achém), ou distinções inerentes à morfossintaxe (p.ex. em Inglês, Basco ou a língua Kham). A inclusão tanto do Sujeito como do Objeto e de línguas tanto acusativas como ergativas no tratamento do alinhamento morfossintático permitiu-nos abranger tipos tipologicamente mais variáveis e demonstrar o potencial da GDF para a análise contrastiva das línguas.

    Resumo em Inglês:

    Within the framework of Functional Discourse Grammar (FDG), alignment concerns the relations between the Interpersonal, Representational and Morphosyntactic Levels of grammar. This article proposes a typology of languages based upon what we find to be encoded in their morphosyntactic organization: pragmatic distinctions (as in Tagalog), semantic distinctions (as in Acheh), or distinctions inherent to the morphosyntax (as in English, Basque and Kham). By including both subject and object, and both accusative and ergative languages in our treatment of morphosyntactic alignment, we provide a better coverage of typological variation and show the potential of FDG for cross-linguistic analysis.
  • Spanish Pragmatics Resenhas

    Rajagopalan, Kanavillil
  • The Handbook of Educational Linguistics Notas Sobre Livros

    Matos, Francisco Gomes de
  • Ensinar e aprender língua estrangeira nas diferentes idades: reflexões para professores e formadores Notas Sobre Livros

    Gattolin, Sandra Regina Buttros
  • Pesquisas sobre vocabulário em língua estrangeira Notas Sobre Livros

    Rocha, Cláudia Hilsdorf
  • Lingüística sistêmico: funcional como instrumento na educação Notas Sobre Livros

    Lopes, Maria Cecília
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