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DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, Volume: 25, Número: spe, Publicado: 2009
  • Tópicos de Linguística Sistêmico Funcional na América Latina Apresentação

  • Realização, instanciação e individuação: algumas observações sobre reuniões por justiça Plenaries

    Martin, J R

    Resumo em Português:

    Este trabalho se preocupa com identidade e como ela pode ser representada em LSF, com especial referência aos papeis desempenhados por infratores jovens em encontros da justiça juvenil da Austrália. Essas conferencias funcionam como justiça restauradora, alternativa à justiça retributiva das corte de justiça. Propõe-se que seja estabelecida uma hierarquia de individuação, ao lado e complementando as de realização e instanciação, responsável pelos usuários da língua, a forma como recursos semióticos são a eles atribuídos e a forma como eles usam esses recursos para formar grupos sociais. Essa hierarquia é brevemente explorada em relação à identidade do adolescente.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo se relaciona con la identidad y con la manera en que puede ser representada en Lingüística Sistémico Funcional, con especial referencia a los roles desempeñados por infractores jóvenes en los encuentros realizados en el marco de la justicia juvenil de Australia. Estos encuentros funcionan como justicia restauradora, alternativa a la justicia retributiva de las cortes judiciales. Se propone que se establezca, junto y complementariamente a la realización y la instanciación, una jerarquía de individuación de los usuarios del lenguaje que responda por las maneras en que les son asignados los recursos semióticos y por las maneras en que ellos usan los recursos para formar grupos sociales. Esta jerarquía es brevemente explorada en relación con la identidad adolescente.

    Resumo em Inglês:

    This paper is concerned with identity and how it can be modelled in SFL, with special reference to the roles played by young offenders in Australia's youth justice conferences. These conferences function as a restorative justice alternative to courtroom-based retributive justice. It is proposed that a hierarchy of individuation be established, alongside and complementing realisation and instantiation, responsible for users of language, the ways in which semiotic resources are allocated to them, and the ways in which they use these resources to form social groups. This hierarchy is briefly explored in relation to teenage identity.
  • Estudos sistêmico funcionais em tradução (TSFs): a teoria viajando no contexto brasileiro Plenaries

    Vasconcellos, Maria Lúcia

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta um mapeamento dos Estudos da Tradução Sistêmico-Funcionais no Brasil, desde sua origem até a década de 2000. No período inicial, os estudos são informados pelo conceito de "tradução como (re)textualização"; mais recentemente, a pesquisa pode ser mapeada ao longo do 'contínuo da instanciação', em que traduções podem ser investigadas como "instanciações-em-contexto", variedades funcionais entre línguas diferentes, ou fontes de descrições de base sistêmico-funcional do Português Brasileiro (PB). A partir de 90, corpora computadorizados e metodologias de corpus foram integrados à pesquisa brasileira, para o que códigos de anotação de base sistêmico-funcional foram especificamente produzidos. O trabalho termina com uma comparação da pesquisa no Brasil à pesquisa no contexto internacional, divulgada no congresso 2nd HCLS, 2008.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo presenta un mapeo de los Estudios de Traducción Sistémico-Funcionales en Brasil, desde su origen hasta la década de 2000. En el período inicial, los estudios se basan en el concepto de "traducción como (re)textualización"; más recientemente, la investigación puede ubicarse a lo largo del "continuo de la instanciación" y las traducciones, estudiadas como "instanciaciones en contexto", variedades funcionales entre lenguas diferentes, o como fuentes de descripciones de base sistémico-funcional del portugués brasileño (PB). A partir de los ´90, se integraron a la investigación brasileña los corpora computarizados y las metodologías de corpus, para los que se desarrollaron específicamente códigos de anotación de base sistémico-funcional. El trabajo finaliza con una comparación de la investigación en Brasil y la del contexto internacional, divulgada en el Segundo Congreso HCLS, en 2008.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents a mapping of the Systemic Functional Translation Studies (SFTS) tradition in the Brazilian environment, from its genesis up to developments in the 2000's. While studies during the earlier period are informed by the concept of "translation as (re)textualization", more recent SFTS research can be charted along the 'cline of instantiation', translations being investigated as "instantiations-in-contexts", cross-lingual functional varieties of language, or still as sources of SFL-based language description of Brazilian Portuguese. From late 90's on, computerized corpora and corpus-based methodologies have been integrated into Brazilian SFTS, for which annotation methods for the tagging of SFL categories have been developed. The paper ends with a consideration of Brazilian SFTS against the background of international SFTS as disseminated in the 2nd HCLS.
  • Padrões avaliativos no discurso oficial sobre direitos humanos no Chile: valorizando o passado e construindo memórias na sociedade Plenaries

    Oteíza, Teresa

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa alguns padrões da realização de voz da Comissão Nacional de Verdade e Reconciliação chilena de 1991, estabelecida depois da ditadura militar (1973-1990). Neste documento oficial, produzido e promovido pelo governo chileno, os autores procuram apresentar-se a si mesmos sem poder para julgar a sociedade ou para explicar os acontecimentos históricos. Entretanto, eles propõem avaliações (evocadas e escritas) de setores relevantes da sociedade, oferecem uma interpretação da história, e especificamente, dão uma explicação para a "intervenção militar" e as possíveis causas para as graves violações aos direitos humanos durante a ditadura. Este trabalho fundamenta-se nos enfoques teóricos complementares da LSF e o ACD, e centra-se na análise da valoração (White 2000, 2003; Martin 1997, 2003, 2004; Martin & Rose 2003; Martin & White 2005) e na análise da transitividade das projeções mentais e verbais no discurso, como ferramentas para um exame mais flexível e detalhado do uso dos recursos de valoração. Esta análise permite-nos criar uma rede sistémica de patrões de recursos gramaticais e léxicos usados pela Comissão para gerar atenuação na representação de si mesma e de outros no discurso. Esta análise lingüística, inserta numa prática social, oferece, igualmente, uma compreensão complementar das subjetividades encontradas no campo da história oral, especificamente no estudo de testemunhos que dão conta de memórias diferentes e contraditórias do passado recente chileno (Stern 2006).

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo analiza algunos patrones de la realización de voz de la Comisión Nacional de Verdad y Reconciliación chilena de 1991, establecida después de la dictadura militar (1973-1990). En este documento oficial, producido y promovido por el gobierno chileno, los autores procuran presentarse a sí mismos sin poder para juzgar a la sociedad o para explicar los eventos históricos. Sin embargo, ellos proponen evaluaciones (evocadas e inscritas) de sectores relevantes de la sociedad, ofrecen una interpretación de la historia, y específicamente, dan una explicación para la "intervención militar" y las posibles causas para las graves violaciones a los derechos humanos durante la dictadura. Este trabajo se fundamenta en los enfoques teóricos complementarios de la LSF y el ACD, y se centra en el análisis de la valoración (White 2000, 2003; Martin 1997, 2003, 2004; Martin & Rose 2003; Martin & White 2005) y el análisis de la transitividad de las proyecciones mentales y verbales en el discurso, como herramientas para un examen más flexible y detallado del uso de los recursos de valoración. Este análisis nos permite crear una red sistémica de patrones de recursos gramaticales y léxicos usados por la Comisión para generar atenuación en la representación de sí misma y de otros en el discurso. Este análisis lingüístico, inserto en una práctica social, ofrece asimismo una comprensión complementaria de las subjetividades encontradas en el campo de la historia oral, específicamente en el estudio de testimonios que dan cuenta de memorias diferentes y contradictorias del pasado reciente chileno (Stern 2006).

    Resumo em Inglês:

    This paper analyzes certain patterns of voice realization of the Chilean National Truth and Reconciliation Commission of 1991, established after the end of the military dictatorship (1973-1990). In this official document, produced and promoted by the Chilean Government, the authors strive to present themselves as powerless to judge society or to explain historical events. However, they propose evaluations (evoked and inscribed) of relevant sectors of society, offer an interpretation of history, and specifically, give explanation for the "military intervention" and the possible causes for the severe human rights violations during the dictatorship. Informed by the complementary theoretical approaches of SFL and CDA, I focus on Appraisal analysis (White 2000, 2003; Martin 1997, 2003, 2004; Martin & Rose 2003; Martin & White 2005) and a transitivity analysis of mental and verbal projections in the discourse, as tools for a more flexible and detailed exploration of the use of evaluation resources. This analysis allows us to create a systemic network of the patterns of grammatical and lexical resources used by the Commission to generate mitigation and self/others representation in the discourse. This linguistic analysis, inserted in a social practice, also offers a complementary understanding of the subjectivities found in the field of oral history, specifically in the study of testimonies that account for different and contradictory memories of the recent Chilean past (Stern 2006).
  • El lenguaje de los textos escolares, el aprendizaje, la ideología y la formación ciudadana

    Moss, Gillian; Natale, Lucía; Oteíza, Teresa
  • O que os textos escolares não dizem (e os professores devem ajudar a compreender)?

    Natale, Lucía
  • Los textos escolares en Ciencias Sociales y Ciencias Naturales y su relación con los procesos de aprendizaje. El caso de Colombia

    Moss, Gillian
  • Diálogo entre textos e imágenes: análisis multimodal de textos escolares desde una perspectiva intertextual

    Oteíza, Teresa
  • La gramática sistémico funcional y la enseñanza de lenguas en contextos latinoamericanos

    Vian Jr., Orlando; Anglada, Liliana; Moyano, Estela; Romero, Tania R. S.

    Resumo em Português:

    Este texto pretende apresentar algumas reflexões sobre as aplicações da gramática sistêmico-funcional no campo do ensino de línguas. Dois são os pontos de partida que deflagram a discussão: será considerada, primeiramente, a sugestão de Halliday (1985: xxix) para que se aplique a lingüística no auxílio ao aprendizado de línguas materna e estrangeira. Associada a tal sugestão está a visão de linguagem da lingüística sistêmico-funcional a partir da relação indissociável entre as estruturas gramaticais que os usuários selecionam ao utilizarem a linguagem e as variáveis do contexto de cultura e de situação em que estão inseridos ao usarem a linguagem. As experiências pretendem servir como ponto de partida para a discussão de questões relacionadas a diferentes aspectos que emergem das práticas pedagógicas, dentre eles: os significados construídos em diferentes contextos educacionais latino-americanos, como os profissionais de ensino têm aplicado os conceitos sistêmico-funcionais, os problemas advindos dessas práticas, as soluções propostas, aspectos que devem ser considerados na implementação de um projeto didático-pedagógico de base sistêmico-funcional, dentre outras questões que emergem de tais práticas.

    Resumo em Espanhol:

    Este texto se propone presentar algunas reflexiones de la gramática sistémico-funcional en el campo de la enseñanza de las lenguas. Los dos puntos de partida que generan la discusión son los siguientes: primero, la propuesta de Halliday (1985: xxix) de aplicar la lingüística para facilitar el aprendizaje de las lenguas materna y extranjera y segundo, asociada a tal sugerencia, una concepción de lenguaje que sostiene la relación inseparable entre las estructuras gramaticales seleccionadas por los usuarios para construir su mensaje y las variables del contexto de cultura y de situación en que se encuentran inmersos. Las experiencias sirven como punto de partida para la discusión de cuestiones relacionadas con los distintos aspectos que surgen de las prácticas pedagógicas. Entre estas cuestiones se destacan: los significados construidos en distintos contextos educacionales latinoamericanos, las maneras en que los profesionales de la enseñanza aplican los conceptos sistémico-funcionales, los problemas que surgen de esas prácticas, las soluciones planteada, y aspectos que son considerados en la implementación de proyectos didáctico-pedagógicos con base sistémico-funcional.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims at presenting some reflections on the application of systemic functional grammar in the language teaching area. Two starting points trigger this discussion. Firstly, a suggestion by Halliday (1985: xxix) to make use of linguistics in order to help mother and foreign language teaching will be considered. Secondly, and associated with this suggestion, is the systemic functional linguistics view of language based on the indivisible relation between the grammatical structures users select when using language and the context of culture and context of situation variables in which they are inserted when language is put to use. The experiences reported in this article intend to be points of departure for a discussion of different issues springing from pedagogical practices. Among these issues are the following interrelated topics: meanings constructed in different Latin American educational contexts, different approaches teachers have used to include systemic functional concepts, problems originating from these practices, solutions proposed, and aspects to be considered in the implementation of a pedagogical project in the systemic functional perspective.
  • Interações com a linguística sistêmico funcional Mesas Redondas

    Barbara, Leila
  • Escrita e ensino: para além da gramática, com a gramática Mesas Redondas

    Gouveia, Carlos A. M.
  • Representações discursivas da pobreza e gramática Mesas Redondas

    Silva, Denize Elena Garcia da
  • Linguagem e gênero social: contribuições da análise crítica do discurso e da linguísta sistêmico-funcional Mesas Redondas

    FIGUEIREDO, Débora de Carvalho
  • HOMENAGEM PÓSTUMA: José Luiz Meurer

    Barbara, Leila
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