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DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, Volume: 26, Número: 2, Publicado: 2010
  • Avaliação da habilidade de leitura de crianças da segunda série através da análise acústica Articles

    Araújo, Mariana Hargreaves; Barbosa, Plínio Almeida

    Resumo em Português:

    Para investigar algumas variáveis do desempenho em leitura, duas crianças da segunda-série foram selecionadas de um grupo porque seus desempenhos na leitura foram bem diferentes em termos de frequência e tipo de pausas silenciosas e taxa de leitura. O grupo foi formado por 32 crianças da 1ª, 2ª, 3ª, e 4ª séries (2º, 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental). Através da análise fonético-acústica de um texto lido por elas, conseguimos medir a taxa de leitura expressa em unidades VV por segundo, assim como observar aspectos do desempenho e da prosódia como frequência absoluta, duração e tipo de pausas silenciosas hesitativas e não-hesitativas; duração média do grupo acentual; frequência absoluta e duração de unidades VV por grupo acentual; duração de unidades compreendendo a primeira vogal vindo antes da pausa silenciosa e a mesma. A análise estatística sugere que a variável duração de pausa silenciosa não parece diferir entre as crianças. Contudo, alguns aspectos como número de unidades VV por grupo acentual, taxa de leitura, frequência e tipo de pausas silenciosas hesitativas variam bastante e podem ser importantes como parâmetros de desempenho de leitura.

    Resumo em Inglês:

    In order to make a detailed observation of some variables in reading performance, two third grade (second series in Brazil) children were selected from a group because their performance differed widely in terms of frequency and type of silent pauses and reading aloud rate. The group was formed by 32 children from 2nd, 3rd, 4th and 5th grades. And, from an acoustic phonetic analysis of data, we were able to measure the reading aloud rate expressed in VV units per second, as well as observing performance and prosody such as: absolute frequency, duration and type of hesitant and non-hesitant silent pauses; stress group average duration; absolute frequency and duration of VV units per stress group; duration of units comprising the first vowel coming before a silent pause and the same. Statistical analysis suggests that the variable silent pause duration does not seem to differ among the children. However, some aspects like number of VV units per stress group, reading aloud rate, frequency and type of hesitant silent pauses vary a lot and may be important as parameters for reading performance.
  • Análise da ideação, avaliatividade e tematização em narrativas de aprendizagem de línguas Artigos

    Rodrigues-Júnior, Adail Sebastião

    Resumo em Português:

    Nos últimos anos, narrativas de aprendizagem de línguas têm revelado alguns aspectos do processo de aquisição de língua estrangeira que nem a observação comum ou a pesquisa êmica tem sido capaz de demonstrar. Isso porque os múltiplos aspectos do sistema de aprendizagem de línguas não são apreendidos exclusivamente por técnicas de observação, sobretudo aquelas que se limitam a investigar a concepção que os aprendizes têm acerca do processo do qual eles fazem parte. Narrativas de aprendizagem de línguas têm muito a dizer sobre os sentimentos, desejos e pontos de vista dos aprendizes, além do que, essas narrativas expressam informações que são, de certo modo, parecidas com as experiências de aprendizes de línguas do mundo todo. A importância das narrativas de aprendizagem de línguas para a Pesquisa em Aquisição de Segunda Língua motivou-me a compreendê-las como um gênero com traços discursivos típicos e, ao mesmo tempo, distintos, quando comparadas às narrativas investigadas por Labov (1972). Este artigo, pois, pretende analisar as narrativas de aprendizagem de línguas a partir de uma perspectiva de gêneros do discurso, usando, para tal, a teoria de gênero da Linguística Sistêmico-Funcional, com o objetivo de explicar os estágios funcionais que frequentemente aparecem nas narrativas estudadas. Os dados são compostos por trinta e sete transcrições de narrativas de aprendizagem de línguas de brasileiros disponíveis na homepage do Projeto AMFALE. Seguindo a posição de Halliday & Hasan (1985) de que todo contexto está no texto, esta pesquisa em andamento adota a abordagem textual de Martin & Rose (2003) para categorizar e, de igual modo, descrever as narrativas de aprendizagem de línguas como um gênero do discurso específico. Os resultados mostraram que uma característica explícita desse gênero, presente na maioria dos dados analisados, é uma diferença discursiva na conclusão, ou Coda, das narrativas observadas, em relação à categorização laboviana.

    Resumo em Inglês:

    Over the last few years, Language Learning Histories have revealed aspects of foreign language acquisition processes that neither ordinary observation nor emic research has been able to capture. This is true because the multiple aspects of the learning language system are not easily perceived by observation techniques only, especially those related to students' awareness of the process they are part of. Language Learning Histories have much to say about students' feelings, wishes, and standpoints, and these histories have undoubtedly struck a chord with foreign language students and the field experiences they have had worldwide. The importance of Language Learning Histories to Second/Foreign Language Acquisition Research has motivated me to understand it as a genre with typical as well as distinct discursive features, when compared to the narratives Labov (1972) investigated. This paper thus aims to analyze Language Learning Histories from a genre-based perspective, by using Systemic-Functional Linguistics genre theory to pinpoint some functional stages that usually appear in the Language Learning Histories studied. The data are thirty seven transcripts of Language Learning Histories from Brazilian students available at AMFALE Project homepage. Following Halliday & Hasan's (1985) position that every context is in the text, this ongoing research adopts Martin & Rose's (2003) textual approach to both categorize the Language Learning Histories and depict a major picture of this specific genre. The results have demonstrated that a distinguishing feature of this genre, which pervades most of the data analyzed, is the fact that Language Learning Histories present discursive differences in their conclusion, or Coda, in relation to Labov's categorization.
  • Um estudo sobre o trabalho de elaboração de parecer do professor de pós-graduação Artigos

    Muniz-Oliveira, Siderlene

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como objetivo discutir os resultados de uma análise de um texto produzido por uma professora de pós-graduação sobre o seu trabalho, em situação de orientação por esta pesquisadora. O texto analisado é um recorte dos dados de uma pesquisa de doutorando em andamento. Os pressupostos teórico-metodológicos que utilizamos é o Interacionismo Sociodiscursivo, a Ergonomia da Atividade e a Clínica de Atividade que desenvolvem pesquisas sobre o trabalho. O recorte do texto a ser discutido tem como tema a atividade de elaboração de parecer, e revela o que é preciso fazer para a realização da tarefa, algumas dimensões que a envolvem, além de dificuldades e conflitos.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to discuss an analysis of a text produced by a post-graduation teacher about her work guided by this researcher. The theorical-methodological framework for this research is based on the Sociodiscursive Interacionism, the Activity Ergonomy and the Activity Clinic that develop research about the work. The analyzed text is a data fraction of a doctorate course research in process. The portion of the text that will be discussed has as topic the expert's report elaboration, and shows what is necessary to do for the work, some dimensions that surround it, besides other difficulties and conflicts.
  • Hierarquia prosódica e hierarquia melódica na canção Gabriela Artigos

    Carmo Jr, José Roberto do; Santos, Raquel Santana

    Resumo em Português:

    O presente artigo propõe uma investigação das relações de interface entre o componente linguístico - prosódico - e o componente musical na palavra cantada. Tomando como objeto a canção Gabriela, de Tom Jobim, investigamos as relações que se estabelecem entre a hierarquia prosódica (Nespor & Vogel, 1986) e a hierarquia melódica (Carmo Jr 2007). Mostramos que no caso de incompatibilidade entre a estrutura prosódica e melódica, os processos fonológicos do português brasileiro de elisão, degeminação, ditongação e retração acentual podem violar seus domínios prosódicos de aplicação, mas ainda assim são organizados de acordo com os domínios melódicos.

    Resumo em Inglês:

    In this article we investigate the relation between the linguistic (prosodic) component and the musical grammar in lyrics. Specifically, by analyzing Gabriela, by Tom Jobim, we discuss the relation between the Prosodic Hierarchy (Nespor & Vogel 1986) and the Melodic Hierarchy (Carmo Jr 2007). We show that when there is a mismatch between these two hierarchies, the phonological processes of elision, degemination, dipthongation and stress retraction in Brazilian Portuguese may not comply with the prosodic domain for their application, while still satisfying the restrictions related to the melodic domains.
  • Formas da gramática renascentista: percepção e abordagem da diversidade linguística em Fernão de Oliveira Artigos

    Batista, Ronaldo de Oliveira

    Resumo em Português:

    Partindo de diretrizes teórico-metodológicas da Historiografia Linguística (como a relação entre clima de opinião e produção linguística), o artigo reconstrói e interpreta abordagens da variação linguística, percebida e comentada por Fernão de Oliveira, na primeira gramática da língua portuguesa (1536). Em busca da construção de uma identidade linguística, o pioneiro gramático procurou nas particularidades do idioma bases para afirmação e elevação do caráter nacional do povo português. Procura-se, a partir desse estudo de caso, situar o trabalho de Oliveira numa tradição gramatical renascentista típica do século XVI.

    Resumo em Inglês:

    Taking as a parameter linguistic historiography methodologies (as the relationship between 'climate of opinion' and language production), the article reconstructs and interprets approaches to linguistic variation, perceived and discussed by Fernão de Oliveira, in the first grammar of Portuguese (1536). In search of building a linguistic identity, the pioneer grammarian sought, in the peculiar characteristics of the language, basis for the affirmation and elevation of the national character of the Portuguese people. With these in mind, this case study aims to locate Oliveira's study in a grammatical tradition typical of the sixteenth century Renaissance period.
  • Paixões, andamento e ritmo num processo jurídico-penal Artigos

    Pistori, Maria Helena Cruz

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho é demonstrar como a intensidade passional modula um processo jurídico-penal, imprimindo-lhe sentidos. Fundamenta-se teoricamente na semiótica francesa e na retórica antiga. Apresentamos inicialmente alguns exemplos de análise de intensidade passional do processo completo, sobretudo para mostrar os meios que definimos para reconhecê-la. A seguir, visualizamos num gráfico os graus de intensidade passional de cada peça processual e relacionamos a intensidade, o andamento e o ritmo como produtores de diferentes efeitos de sentido, que passamos a comentar. Essa relação nos permite uma nova abordagem e compreensão tanto da argumentação jurídica como do fenômeno jurídico em nossa sociedade.

    Resumo em Inglês:

    This work intends to demonstrate how passion intensity modulates a criminal law process, contributing to the production of its different senses. It's based on French semiotics and ancient rhetoric theories. We present a few examples of passionate arguments found in the whole law process, showing the means defined to verify the passion grades involved in each of the texts. These grades are visualized in a graph which relates passion intensity, tempo and rhythm, as producers of different sense effects. Finally, we consider the contribution this approach can give to the comprehension of juridical argumentation and law phenomena in our society.
  • Réplica a Petersen (2008): a tripartição pronominal e o estatuto das proformas cê, ocê e você Debate

    Vitral, Lorenzo; Ramos, Jânia

    Resumo em Português:

    O principal objetivo deste artigo é responder aos comentários e críticas feitos por Petersen, no artigo A tripartição pronominal e o estatuto das proformas Ce, Ocê e Você, publicado nesta Revista, às nossas análises apresentadas em Vitral (1996) e Ramos (1997) que tomam a forma cê como um clítico e como uma das etapas de um processo de gramaticalização que teve como fonte a expressão Vossa Mercê.

    Resumo em Inglês:

    The main goal of this paper is to reply the critical analysis made by Petersen in her paper A tripartição pronominal e o estatuto das proformas Ce, Ocê e Você, published in this journal, concerning our analysis presented in Vitral (1996) and Ramos (1997) which take the form cê to be a clitic and one of the stages of a grammaticalization process that had as source the expression Vossa Mercê.
  • O português afro-brasileiro Resenhas

    Faraco, Carlos Alberto
  • História entrelaçada: a construção de gramáticas e o ensino de língua portuguesa do século XVI ao XIX Resenhas

    Batista, Ronaldo de Oliveira
  • Language as a complex adaptive system Notas Sobre Livros

    Matos, Francisco Gomes de
  • Universal index of biographical names in the language sciences Notas Sobre Livros

    Batista, Ronaldo de Oliveira
  • Texto básicos de linguagem: de Platão a Foucault Notas Sobre Livros

    Batista, Ronaldo de Oliveira
  • Convite à linguística Notas Sobre Livros

    Batista, Ronaldo de Oliveira
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