Acessibilidade / Reportar erro
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, Volume: 28, Número: 2, Publicado: 2012
  • Análisis fonémico del rromanés bolochók de Cúcuta - Colombia

    Caballero, Oscar Antonio

    Resumo em Português:

    Pretende-se, com este trabalho, uma primeira aproximação da descrição fonológica do rromanés da comunidade cigana rrom bolochók da cidade de Cúcuta (Colômbia). Para alcançar o objetivo proposto inicialmente se apresentará, de maneira sucinta, uma aproximação das características gerais da língua e desta comunidade para, posteriormente, se iniciar a análise fonêmica que determina os fones do rromanés bolochók de Cúcuta de acordo com os parâmetros articulatórios, após os quais se estabelecerão os fonemas segmentais e suas respectivas realizações alofônicas, tendo como fundamento teórico central as regras de distinção entre os fonemas e suas variantes, propostas por Trubetzkoy. Serão apontados, posteriormente, alguns processos fonológicos regulares, apresentando-os através das regras de caráter geral, concluindo o artigo com uma proposta de alfabeto, baseada em uma escrita de tipo fonológico e na transcrição de duas variantes do relato principal da comunidade.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo pretende una primera aproximación a la descripción fonológica del rromanés de la comunidad gitana rrom bolochók de la ciudad de Cúcuta (Colombia). Para lograr el objetivo propuesto inicialmente se presenta una sucinta aproximación a características generales de la lengua y a la comunidad gitana rrom de Cúcuta para posteriormente iniciar el análisis fonémico determinando los fonos del rromanés bolochók de Cúcuta de acuerdo a parámetros articulatorios, tras lo cual se establecen los fonemas segmentales y sus respectivas realizaciones alofónicas teniendo como fundamento teórico central las reglas de distinción entre fonemas y sus variantes propuestas por Trubetzkoy. Se consignan posteriormente algunos regulares procesos fonológicos presentándolos a través de reglas de carácter general, concluyendo el artículo con una propuesta de alfabeto basado en una escritura de tipo fonológico y la transcripción de dos variantes del principal relato de la comunidad.

    Resumo em Inglês:

    This work pretends a first approximation to the phonological description of the rromanés from the rrom bolochók gypsy community of Cucuta's city (Colombia). In order to achieve the objective initially proposed, it will show a brief approach to general characteristics of the language and some sociolinguistic characteristics of the rrom gypsy community of Cúcuta, to subsequently initiate the phonemic analysis, determining the phonos of rromanés bolochók of Cúcuta, according to articulatory parameters. After that is establish the segmental phonemes and their respective allophonic realization; taking as a centrical theory foundation the rules of distinction between the phonemes and their variants proposed by Trubetzkoy. Later some regular phonological processes are presenting through rules of general character. Finally the article concludes with a proposal of alphabet based on a writing of phonological type and the transcription of two variants of the main story of the community.
  • Um estudo fonético-acústico do /R/ vocalizado em posição de coda silábica Artigos

    Leite, Cândida Mara Britto

    Resumo em Português:

    Os principais objetivos deste trabalho, são: (i) caracterizar, através de um estudo fonético-acústico, o /R/ vocalizado que ocorre em posição de coda silábica medial em dados de um informante natural do interior paulista e (ii) estabelecer comparações entre as ocorrências de /R/, do glide [j] e da vogal anterior alta [i], além das comparações entre [j] e [i], pois algumas das realizações de /R/ se aproximam, auditivamente, das realizações desses dois últimos segmentos. As amostras foram exploradas quanto à frequência dos três primeiros formantes (F1, F2 e F3). Para análise dos dados, o referencial teórico adotado foi o da Teoria Acústica de Produção da Fala, conforme Fant (1960), somado aos pressupostos da Sociolinguística. Como resultado, a análise dos dados mostrou que diante de vogais /e/ e /a/, há vocalização do /R/ e (ii) diante das vogais posteriores /ɔ/ e /u/, o /R/ não sofre o processo de vocalização e é produzido com retroflexão.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims at (i) characterizing, in a acoustic-phonetic approach, the vocalized /R/ that occurs in medial syllabic coda position, based on data collected with one informant from the countryside cities in São Paulo state and (ii) contrasting occurrences of /R/, the glide [j], the high vowel [i]. It also compares [j] with [i], once some /R/ realizations are similar to [j] and [i] ones. The sample analysis focuses on the frequency of the first three formants (F1, F2 e F3). This data were recorded and we undertook acoustic analyses. The adopted theoretical reference was that of Acoustic Theory of Speech Production by Fant (1960), added to Sociolinguistic framework. The results suggest that (i) before /e/ and /a/, /R/ is vocalized, and (ii) before /ɔ/ and /u/, /R/ is produced as a retroflex sound and does not undergo vocalization.
  • Processamento da linguagem no Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) Artigos

    Albuquerque, Guiomar; Maia, Marcus; França, Aniela; Mattos, Paulo; Pastura, Giuseppe

    Resumo em Português:

    O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é o diagnóstico psiquiátrico mais frequente entre crianças com problemas de aprendizagem. Os sujeitos com TDAH apresentam problemas de memória operacional, portanto, levantamos a hipótese de que o grupo com TDAH não apresentaria o mesmo desempenho em tarefas de leitura que o grupo controle. Realizamos cinco experimentos psicolinguísticos, utilizando metodologia on-line, com o objetivo de diferenciar o processamento da leitura do processamento metalinguístico e, desta forma, especificar a natureza da dificuldade dos portadores de TDAH. Ambos os grupos obtiveram índices de acertos similares, porém as latências foram significativamente maiores para o grupo de sujeitos com TDAH, demonstrando que eles têm a capacidade de chegar a um mesmo resultado, porém necessitam de mais tempo do que o grupo controle. Este resultado sugere que pode haver um problema de processamento da linguagem intrínseco ao TDAH.

    Resumo em Inglês:

    Attention-Deficits/Hyperactivity Disorder (ADHD) is the most frequent psychiatric diagnosis in children with learning disorders. Individuals with ADHD usually present working memory difficulties. We raise the hypothesis that people with ADHD wouldn't have the same performance in reading tasks, compared to a control group. Five psycholinguistic experiments using on-line methodology were applied. The aim was to distinguish between the processing of reading and metalinguistic processing, in order to identify the nature of the linguistic impairments in ADHD volunteers. Both groups obtained similar accuracy rates, but latencies were significantly higher for the ADHD group than for the controls, demonstrating that ADHD subjects are able to achieve the same results, but that they need more time than the control group. This result suggests that there is a language processing problem intrinsic to ADHD individuals.
  • Proposta de análise textual-discursiva do gênero relatório de estágio supervisionado Artigos

    Silva, Wagner Rodrigues da

    Resumo em Português:

    Neste trabalho, apresentamos uma proposta de análise textual-discursiva do gênero relatório de estágio supervisionado, produzido por professores em formação inicial, em cursos de licenciaturas. A análise proposta foi produzida a partir da articulação entre pressupostos teóricos da Linguística Sistêmico Funcional e da Linguística Textual. Por meio da análise descritiva do gênero focalizado, investigamos a complexidade característica das disciplinas de estágio supervisionado e apresentamos alguns encaminhamentos para que o relatório de estágio supervisionado possa contribuir significativamente para a formação inicial do professor.

    Resumo em Inglês:

    In this paper, we show a proposal of textual-discursive analysis of a supervised internship report that is produced by teacher trainees in the undergraduate teaching course. The analysis proposed was produced from the articulation between theoretical principles of Systemic Functional Linguistics and Textual Linguistics. Through descriptive analysis of genre focused, we investigate the complexity characteristic of the supervised internship and present some contributions for the use of supervised internship report in the initial training of teachers.
  • Um estudo léxico-conceptual da metonímia Artigos

    Trindade, Mônica Mano

    Resumo em Português:

    Neste artigo, cujo objeto de investigação é a metonímia, pretende-se analisar casos não convencionalizados desse processo, como o enunciado - eu estou estacionado - para o qual se tem tradicionalmente atribuído uma análise pragmática. Como aporte teórico à análise, destacam-se Pustejovsky (1995) e Jackendoff (2002). O primeiro trata a polissemia lógica baseado no Léxico Gerativo, que combina os níveis de representação lexical com os mecanismos gerativos responsáveis pela explicação de novos sentidos. O segundo trata os casos de metoníma não convencionalizada como um processo de composição enriquecida, por meio do qual se representa a parte contextualizada do enunciado na estrutura conceitual. Propondo uma aproximação entre os dois autores, o dado linguístico selecionado é analisado como um mecanismo de coerção de tipo, cuja formalização mais abrangente é a composição enriquecida, enfatizando a relação de posse como a relação que viabiliza tal coerção.

    Resumo em Inglês:

    This study, whose object of investigation is metonymy, aims at analysing the non-convencionalized cases of this process, like - I am parked - which has been traditionally given a pragmatic analysis. Pustejovsky (1995) and Jackendoff (2002) stand out as theoretical background supporting the research. The former addresses logical polysemy based on Generative Lexicon, which combines the levels of lexical representation and the generative mechanisms that account for the explanation of new meanings. The former approaches the cases of non-conventionalized metonymy as an enriched composition process through which the contextualized part of the utterance is represented in the conceptual structure. By proposing an approximation of both authors, the selected linguistic datum is analyzed as a type coercion mechanism, where the more comprehensive formalization is the enriched composition, with emphasis on the relation of ownership as the relation that makes such coercion possible.
  • Letramento Crítico: uma ferramenta-e-resultado transcurricular na atividade de ensino-aprendizagem Articles

    Lessa, Angela B. Cavenaghi T.; Liberali, Fernanda Coelho

    Resumo em Português:

    Este artigo discute a importância do letramento crítico como uma ferramenta-e-resultado transcurricular no ensino da atividade de leitura. Baseado na Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural (Vygotsky, 1934; Leontiev, 1977), apresenta um programa intervencionista de formação contínua de professores cujo foco é o ensino-aprendizagem de diferentes disciplinas mediadas por gêneros diferentes (Bakhtin, 1953). As tarefas criadas pelos professores, realmente pautadas simultaneamente por compreensão critica e por compromisso com conteúdos das áreas considerados de forma não segmentada, são analisadas e parecem apontar para uma visão de letramento como instrumento-e-resultado para a possível ação transformadora dos alunos.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses the importance of critical literacy as cross curricular tool-and-result in the teaching learning activity. Based on the Socio-Cultural-Historical Activity Theory (Vygotsky, 1934; Leontiev, 1977), it discusses a teacher continuous education intervention program aimed at the teaching-learning of different subject areas mediated by different genres (Bakhtin, 1953). Teachers' tasks, which really simultaneously develop critical understanding and an engagement with area contents in a non-segmented format, are analyzed and seem to indicate a view of literacy as tool-and-result in students' transformational actions.
  • Ordenação de constituintes em construções categorial, tética e apresentativa Artigos

    Pezatti, Erotilde Goreti

    Resumo em Português:

    A ordenação de constituintes oracionais nas variedades portuguesas é aqui tratada considerando-se três moldes de conteúdo, Tético, Apresentativo e Categorial. A linearização das estruturas oracionais refletem decisões assumidas na formulação do Nível Interpessoal e configuram predominantemente Molde de Conteúdo Categorial Tópico-orientado, com o constituinte Tópico ocupando a posição P I, a palavra verbal, a posição P M, e os outros constituintes, as posições à direita e à esquerda de P M. Em Construções Téticas, a oração toda, por ser focal, ocupa o domínio de P F, já em Construções Apresentativas a cópula vazia assume a posição absoluta P M, e o sintagma nominal Tópico/Foco posiciona-se em P F.

    Resumo em Inglês:

    The ordering of clausal constituents in Portuguese varieties is treated here considering three content frames recognized in FDG model, thetic, presentative and categorical. The clausal linearization reflects decisions taken in the formulation of the Interpersonal Level and predominantly represents Topic-oriented content frame in which the constituent in the Topic function occupies the position P I, the verb, the P M position, and other remaining constituents occupy the left and right positions of P M. Thetic constructions, whose whole clause performs focal and topical function, occupies the P F area, while presentative constructions have the grammatical word 'copula' taking the absolute position P M and the Topic/Focus Noun phrase taking the P F position.
  • Os pretéritos mais-que-perfeito simples e imperfeito sob a ótica da iconicidade e da gramaticalização Artigos

    Back, Angela Cristina Di Palma; Coan, Márluce

    Resumo em Português:

    Este artigo propõe-se a demonstrar que os pretéritos mais-que-perfeito simples e imperfeito do subjuntivo são formas que codificam várias funções em Língua Portuguesa. Parte-se da premissa de que não há relação categórica de um-para-um entre função e forma. Apresentamos, inicialmente, o princípio da iconicidade e os princípios de gramaticalização, com o propósito de, ao final deste artigo, mostrar que se aplicam aos dados sob análise. Na sequência, ilustramos a multifuncionalidade do pretérito mais-que-perfeito simples (em perspectiva diacrônica) e do pretérito imperfeito do subjuntivo (em perspectiva sincrônica), considerando-se como motivações para essa multifuncionalidade as categorias Tempo e Modalidade. Os resultados apontam a Modalidade, pela generalização do traço irrealis, como fator que desencadeia mudanças tanto de tempo como de ponto de referência. Os pretéritos sob análise migram de passado com ponto de referência passado ao futuro: o mais-que-perfeito simples passa a codificar projeção futura e o imperfeito do subjuntivo, a codificar situações menos referenciais e menos factuais.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims at demonstrating that preterit forms such as the pluperfect and the imperfect subjuntive tenses are forms that encode various functions in Portuguese. It is assumed that there is no categorical one-to-one relationship between form and function. Initially, iconicity and grammaticalization principles are presented in order to show how they function in relation to the data under analysis. Next, we illustrate the multifunctionality of the pluperfect (in diachronic perspective) and the imperfect subjuntive tense (in synchronic perspective) considering Time and Modality as the motivation for such multifunctionality. The results point to the generalization of the irrealis feature modality as a factor that triggers changes in both time and reference point. The tenses under review migrate from past with past reference point to the future: the pluperfect form encodes projection and the imperfect subjunctive encodes less referential and factual situations.
  • Diaz Romero, Camilo Enrique
  • Discurso e Contexto: Uma abordagem sociocognitiva Notas Sobre Livros

    Santos, Cláudia Moreira dos
  • Notas Sobre Livros

    Matos, Francisco Gomes de
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br