DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, Volume: 32, Issue: 1, Published: 2016
  • UMA PALAVRA INICIAL Artigos

    Barbara, Leila; Caltabiano, Maria Aparecida
  • APRESENTAÇÃO Artigos

    LOUSADA, Eliane Gouvêa; BARRICELLI, Ermelinda
  • Le parcours d'Anna Rachel Machado et son apport à l'ISD Artigos

    BRONCKART, Jean-Paul
  • Análise de textos multimodais da Web e o ISD* ARTIGOS

    FERREIRA, Anise D'Orange; MELO, Glenda Cristina Valim de

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Neste artigo visamos a apresentar, primeiramente, a compatibilidade entre as análises de textos no quadro do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) de Bronckart (1999, 2006, 2008) e as dos textos multimodais de Baldry e Thibault (2010), visto que ambas compartilham semelhanças, no que se refere a uma visão social de linguagem, conceito de gênero e aos níveis da análise. Em segundo lugar, pretendemos mostrar que as diferenças no instrumental analítico não impedem a apropriação de elementos de análise dos textos multimodais da web ao plano analítico do ISD. Concomitantemente, exemplificamos a proposta por meio de análise de um texto em web.

    Abstract in English:

    ABSTRACT In this article we present, firstly, the compatibility between the analysis from the Socio-discursive Interactionism (SDI) proposed by Bronckart (1999, 2006, 2008) and the multimodal texts from Baldry & Thibault (2010). Both of them share similarities concerning the social view of the language, genre and analysis levels. Secondly, it is also intended to show that the differences among the analytical instruments do not interfere in the appropriation of analytical elements of web multimodal texts and the SDI analytical plan. Concomitantly, we exemplify the purpose through a web text analysis.
  • Reflexões sobre a formação inicial e a constituição da profissionalidade docente ARTIGOS

    DREY, Rafaela Fetzner; GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este artigo pretende mostrar, a partir da análise de três dimensões do trabalho docente - o prescrito, o real/concretizado e o representado - a emergência da profissionalidade docente de uma aluna-professora durante a realização do primeiro estágio supervisionado. O construto teórico base do estudo é o interacionismo sociodiscursivo, no tocante à perspectiva do ensino como trabalho, e também estudos de base sociolinguística interacional para análise dos dados de forma multimodal. O corpus é constituído pelas filmagens de aulas da participante; pelas prescrições recebidas do supervisor de estágio, pelos planejamentos de aulas do estágio e pela transcrição de entrevistas com a participante, todos gerados antes e depois da realização do estágio curricular do curso de licenciatura. Os resultados, analisados de forma multimodal (englobando análise discursiva, de elementos de interação face a face e não-verbais), revelam o posicionamento da estagiária como atora de sua própria prática, mas também deixam transparecer algumas de suas dificuldades.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This article aims at presenting the emergence of teaching professionality of a student teacher during her first teaching practice, considering the analysis of 3 teaching work dimensions - prescription, real/concrete and representation. The theoretical basis of this study is the sociodiscursive interactionism, concerning a "teaching as work" perspective, and also interactional sociolinguistics studies in order to build up a multimodal data analysis. Data corpus consist on the video recording of the participant's classes; on the prescriptions she received from the teaching practice supervisor, on the class planning of the practice and on the transcription of interviews with the participant, and all data were generated before and after her teaching practice. Results, analyzed in a multimodal perspective (taking into account discourse, interactional and non-verbal elements) point out to the position of the training teacher as an active participant of her own teaching practice, but they also remark some of her difficulties.
  • A formação de professores de línguas para fins específicos com base em gêneros textuais ARTIGOS

    CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes; BEATO-CANATO, Ana Paula Marques

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO A demanda por cursos de línguas para fins específicos tem aumentado gradativamente devido, especialmente, à abertura de fronteiras, a internet e sua popularização e a consequente ampliação das relações internacionais em contextos variados, de negócios à academia, para citar dois exemplos. Além disso, temos presenciado uma expansão significativa de cursos técnicos profissionalizantes federais, para os quais há uma demanda crescente de professores de línguas para fins específicos. Nesse sentido, o artigo advoga que os cursos de graduação em Letras devem considerar essa realidade e englobar a formação de professores para fins específicos em seus currículos. Também sugere que o trabalho pode ser realizado em torno de gêneros textuais e uma perspectiva teórica possível seria o interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 2006; DOLZ, SCHNEUWLY, 1998), corrente a qual estamos filiadas. Para alcançar tal objetivo, o texto traça um panorama da abordagem de línguas para fins específicos e expõe os princípios do interacionismo sociodiscursivo que poderiam nortear essa formação. Ao fazer isso, aponta que os cursos de Letras não têm dado a devida atenção a essa formação e que uma disciplina com esse foco poderia contribuir significativamente.

    Abstract in English:

    ABSTRACT The demand for courses of language for specific purposes has increased gradually due, especially, to the open of borders, the internet and its popularization and the consequent widening of international relations in different contexts, from business to academia, to mention two examples. In addition, we have witnessed a significant expansion of federal technical institutions, for which there is a growing demand for teacher of languages for specific purposes. In this sense, the paper advocates that undergraduate courses in Languages and Literatures should consider this reality and cover the teaching education for specific purposes in their curricula. It also suggests that the work can focus on text genres which are relevant to the context and a possible theoretical perspective would be the sociodiscursive interactionism (BRONCKART, 2006; DOLZ; SCHNEUWLY, 1998), the approach on which this paper focuses. By doing so, the paper advocates that Languages and Literatures courses are not giving the necessary attention to the question and that a subject with this focus could contribute significantly to teacher education.
  • Uma interpretação discursiva sobre o real da atividade docente no ensino superior: dificuldades e super-ações* ARTIGOS

    MUNIZ-OLIVEIRA, Siderlene

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma análise de um texto produzido por um professor de ensino superior em que identificamos representações construídas sobre o seu trabalho efetivamente realizado a partir dos níveis enunciativo e semântico (Machado & Bronckart 2009). Seguimos o interacionismo sociodiscursivo (Bronckart 2006, 2008), que atribui ao agir e à linguagem papel fundamental no desenvolvimento humano, e a Psicologia do Trabalho (Clot 2006, 2010) que estudam situações de trabalho. Para a geração do texto em análise, utilizamos um procedimento denominado instrução ao sósia com um professor experiente da área de estudos da linguagem de uma universidade pública. Como resultado, identificamos elementos que remetem a dificuldades para a realização de algumas atividades de trabalho, mas também a superações, evidenciado o real da atividade de trabalho do professor.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This research aims to present the results of an analysis of a text produced by a higher education teacher where we identify representations built on her/his actually work from the enunciative and semantic levels (Machado & Bronckart 2009). We adopt the socio-discursive interactionism, which attributes to acting and language a fundamental role in human development, and the Labor Psychology (Clot 2006, 2010) which study working situations. To generate the text under analysis we employed a procedure called instruction to the double with an experienced professor of the language studies field who teaches at a public university. As a result, we identify the difficulties to the performance of some work activities, but also overcoming, showing the real work activity of the teacher.
  • Letramentos, gêneros textuais e Prova Brasil: possibilidades de que tipo de desenvolvimento? ARTIGOS

    BUENO, Luzia; MASCIA, Márcia Aparecida Amador; SCARANSI, Rafaela

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este artigo visa refletir sobre o tratamento dado aos textos na Prova Brasil e as consequências que tal tratamento pode gerar no desenvolvimento do letramento de alunos e professores. Para essa reflexão, partiu-se da análise dos gêneros textuais usados no simulado da prova, divulgado pelo governo federal, e tomaram-se os pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), na convergência com os estudos discursivos, para fundamentar a análise dos textos. O presente trabalho faz parte do desenvolvimento da pesquisa inserida no Projeto Observatório da Educação/ CAPES 2010 "A parceria universidade-escola: múltiplos olhares para o letramento-numeramento nos anos iniciais do ensino fundamental" e pode contribuir para uma melhor compreensão sobre a concepção de texto e letramento presentes nos documentos prescritivos e oficiais da avaliação externa Prova Brasil, que exercem influência no agir do professor do Ensino Fundamental I.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This article aims to reflect on the treatment given to the texts of "Prova Brasil" test and the consequences that such treatment may generate in the literacy development of students and teachers. For this reflection, we take the analysis of textual genres used in the simulated test, released by the federal government, and we departed from the theoretical background of Sociodiscursive Interactionism (ISD), with the convergence of the discursive studies to substantiate the analysis of texts . This work is part of the research development that is inside the Observatory of Education Project/ CAPES 2010, with the title: "School-university partnership: multiple perspectives for literacy-numeracy in the early years of elementary school" which has the intention to contribute to a better understanding of the concept of literacy and text that emerge from the official prescriptive documents of external evaluations, SAEB/"Prova Brasil", which influence the action of the Elementary Education teacher.
  • Sequências Didáticas como instrumento potencial da formação docente reflexiva ARTIGOS

    GONÇALVES, Adair Vieira; FERRAZ, Mariolinda Rosa Romera

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este artigo tem o objetivo de relatar uma formação continuada de professores da educação básica, que constitui a primeira etapa do desenvolvimento de um projeto de pesquisa strictu sensu (Mestrado em Letras), e apresentar duas sequências didáticas dirigidas para o ensino da produção de textos nos gêneros artigo de opinião e notícia. A planificação do material aconteceu durante o processo de mediação de dois professores colaboradores da pesquisa, por sua vez, pautada nos aportes teórico-metodológicos do interacionismo sociodiscursivo (no que se refere à construção dos modelos e sequências didáticas) e nos paradigmas da pesquisa-ação e do trabalho colaborativo. No contexto investigado, a pesquisa colaborativa intervencionista é compreendida como uma metodologia eficaz para adentrar às escolas os produtos da pesquisa desenvolvida na Universidade.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This paper aims not only to report the continuing education of Elementary School teachers which comprises the first stage of the development of a strictu sensu research project (Masters in Languages), but also to present two didactic sequences addressed to the teaching of text production in both genres, the article of opinion and news. The planning of the material happened during the mediation process of two collaborating teachers involved with the research which in turn was grounded on the theoretical and methodological contributions of sociodiscursive interactionism (regarding the construction of models and didactic sequences) and on the action-research paradigms and collaborative work. In the investigated context, interventional collaborative research is understood as an effective methodology for bringing the research products developed at the University into the schools.
  • O processo de elaboração de um documento oficial voltado para a Educação Infantil ARTIGOS

    BARRICELLI, Ermelinda

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este artigo, recorte de uma pesquisa maior (Barricelli, 2012), objetiva mostrar como três participantes recontam em suas entrevistas o processo de elaboração do documento oficial do Município de São Paulo voltado para a Educação Infantil Orientações Curriculares - Expectativas de Aprendizagens e Orientações Didáticas. Esses participantes vivenciaram o processo de elaboração de lugares distintos: a Prescritora, renomada professora e pesquisadora sobre a infância, coordenou o grupo que elaborou o documento; a Formadora que fez parte do grupo responsável pela formação dos coordenadores da rede para a utilização do documento e, finalmente, a terceira participante, a Professora que representa os profissionais das Escolas de Educação Infantil do Município de São Paulo que efetivamente utilizaram o documento. Para organizar este artigo, relatamos o desenvolvimento desse processo, seguindo a mesma ordem cronológica dos fatos apresentada pela Prescritora em sua entrevista e complementado pelo relato da Formadora e da Professora. Os resultados apontam para um trabalho marcado por prescrições e por conflitos de diferentes instâncias que exerceram, em maior ou menor grau, influência na elaboração final do documento.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This paper, derived from a wider research (Barricelli, 2012), aims at showing how three subjects report their process of elaborating the Orientações Curriculares - Expectativas de Aprendizagens e Orientações Didáticas - an official document developed by the City Hall of São Paulo focusing on Pre-School Education. These subjects experienced the process from different perspectives: first, the Prescriber, a well-known teacher and childhood researcher, who coordinated the group responsible for elaborating the document; secondly, the Trainer who took part in the group responsible for the coordinators' training to utilize the document and finally, the Teacher who represented the professionals from the Pre-School Education of the city of São Paulo, who actually implemented the document. In order to organize this paper, we report on the development of such process by following the same chronological order of the facts presented by the Prescriber in her interview, which was complemented by the Trainer's and the Teacher's reports. The results show numerous marked prescriptions and conflicts from different instances which influenced, to a higher or lower degree, the elaboration of the final version of the document.
  • Le récit: un révélateur des arrière-plans et sous-entendus des métiers, un outil pour former et transformer ARTIGOS

    FAÏTA, Daniel

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Trabalhos oriundos de diferentes correntes de pensamento, ou mesmo de disciplinas diferentes, como as ciências da educação e a ergonomia, convergem atualmente para um objeto aparentemente comum: fazer com que relatos e discursos de profissionais contribuam para a formação de trabalhadores iniciantes. Se a problemática, de maneira geral, não é nova, sua atualização nas esferas particulares e a utilização concreta de procedimentos dela decorrentes suscitam questões inéditas, ao menos no que diz respeito às ferramentas propostas. Examinaremo-nas fazendo referência a dois exemplos franceses de ações de formação profissional: a autoformação de professores iniciantes por meio da plataforma Néop@ss-action e a utilização de relatos profissionais na formação à profissão de ergonomista. Assistimos nos dois casos a tentativas de didatizar objetos e processos escolhidos na esfera da produção discursiva.

    Abstract in French:

    RESUME Des travaux émanant de courants de pensée différents, voire de disciplines elles-mêmes différentes, comme les sciences de l'éducation et l'ergonomie, convergent actuellement vers un objet apparemment commun : mettre à contribution les récits et discours de professionnels dans la formation des praticiens débutants. Si la problématique, dans sa généralité, n'est pas nouvelle, son actualisation dans des sphères particulières et la mise en oeuvre concrète des démarches qui en découlent suscitent des questions inédites, au moins concernant les outils proposés. On examinera celles-ci en référence à deux exemples français d'actions de formation professionnelle: l'autoformation des professeurs débutants au moyen de la plateforme Néop@ss-action, et l'utilisation de récits professionnels dans la formation au métier d'ergonome. On assiste dans les deux cas à des tentatives de " didactiser " des objets et processus choisis dans la sphère de la production discursive.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Work from different currents of thought, and even different disciplines themselves, such as science education and ergonomics are converging towards a seemingly common object: to involve narratives and speeches of professionals in training novice practitioners. While the problem, in general, is not new, its actualization in specific areas and its concrete implementation steps raise new questions, at least on the proposed tools. We will consider them with reference to two examples of French professional development actions: self-development of novice teachers through the platform Neop@ss-action, and the use of narratives in the professional development of ergonomists. We see in both cases attempts to "didactise" objects and processes selected within the sphere of discursive production.
  • Tipos de discurso e interpretação do agir: o potencial de desenvolvimento das figuras de ação* ARTIGOS

    BRONCKART, Ecaterina BULEA

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este artigo enfoca o papel desempenhado pelo processo linguístico, especialmente pelos tipos de discurso, na interpretação da atividade humana, no contexto da prática profissional. Com base nos estudos de Saussure, a primeira parte do artigo apresenta a forma como as unidades semióticas e signos linguísticos foram conceituados na teoria desse autor, discutindo as implicações dessa conceitualização nos processos de significação humanos. Na segunda parte, são apresentados os resultados da análise empírica de entrevistas com enfermeiros sobre sua prática de enfermagem. Essa análise revela os diferentes tipos de figuras de ação mobilizadas por esses profissionais, bem como a relação dessas figuras com os tipos de discurso e outras escolhas linguísticas. A terceira parte discute o estatuto das figuras de ação: inicialmente, centra-se no papel dessas figuras no desenvolvimento, com base na produção de sentido sobre a atividade profissional; e, posteriormente, demonstra-se que as figuras de ação podem ser consideradas como macro-signos ou unidades semióticas.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This paper focuses on the role played by linguistic process, especially by discourse types, in the interpretation of human activity, in the context of professional practice. Based on Saussure's real work, the first part presents the way semiotic units and linguistic signs have been conceptualized in his theory, discussing the implications of this conceptualization for human significant process. The second part presents the results of empirical analysis of interviews with nurses concerning their nursing practice. It brings out the different action figures put forward by the nurses, as well as the dependence of these figures on the discourse types and others linguistic choices. The third part discusses the status of action figures: a first approach focuses on their role in development, based on the production of meaning about professional activity; and a second approach demonstrates that action figures may be considered as macro-signs, or semiotic units.
  • A entrevista em autoconfrontação como motor para o desenvolvimento: diálogo de uma professora com sua prática ARTIGOS

    FAZION, Flavia; LOUSADA, Eliane Gouvêa

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO O objetivo deste artigo é apresentar as análises preliminares de uma entrevista em autoconfrontação simples de uma professora de francês do estado do Paraná, que procurarão evidenciar como a situação de trabalho é percebida pela professora e como isso pode repercutir em sua atividade. Das análises do texto, pudemos observar como ela toma consciência de seu modo de agir, suas reações ao inesperado, sua postura corporal, as ações cristalizadas e repetidas, o que pode permitir uma melhor compreensão de sua atividade. É o dar-se conta de tais processos que pode proporcionar a apropriação de suas práticas e, consequentemente, seu desenvolvimento. Apresentaremos o quadro teórico no qual nos baseamos, em seguida, os procedimentos metodológicos. Passaremos para as análises parciais dos dados obtidos e, finalmente, as conclusões a que chegamos, que apontam para uma tomada de consciência de suas ações, o que, de acordo com Vigotski (2003), pode ser o motor do desenvolvimento.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This article aims at presenting the preliminary analysis of a self-confrontation interview of a French teacher from Parana state, that will show how the work situation is seen by the teacher and how it influences her activity. Analyzing the text, we could observe how she becomes aware of her way of acting, her reactions to the unexpected, her body posture, the crystalized and repetitive actions, which can help us to understand her activity. It is the fact of being aware of those processes that can allow the appropriation of her practices and therefore her development. We will present the theoretical framework that underlies the research and then the methodological procedures. Finally, we will show the partial analysis of the data and the conclusions that we found, which show the awareness process of her actions that, according to Vigotski (2003), can be the engine of development.
  • As atividades e os exercícios de língua: uma reflexão sobre a engenharia didática* ARTIGOS

    DOLZ, Joaquim

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este artigo apresenta as linhas de base da engenharia didática como campo particular da didática das línguas. Ele defende uma engenheira didática pós-moderna que articula a razão instrumental e o uso das possibilidades abertas pelas novas tecnologias da comunicação com a razão educativa de caráter humanista. Diferentes concepções teóricas do exercício escolar são discutidas para mostrar a especificidade vygotskiana das atividades de aprendizagem das sequências didáticas.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This article introduces the didactic engineering as a particular field of language teaching. It defends a postmodern didactic engineering that links the instrumental reason and the use of new technologies of communication with the humanist educational reason. Several theoretical conceptions of the school exercises are discussed in order to show the specificity of Vygotsky's learning activities of the didactic sequences.
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