DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, Volume: 34, Issue: 1, Published: 2018
  • Interlocuções teóricas e a língua em uso: Linguística Sistêmico-Funcional, Linguística Enunciativa e Linguística Aplicada APRESENTAÇÃO

    LIMA-LOPES, Rodrigo Esteves de; ROTTAVA, Lucia
  • A Parser for News Downloads ARTICLES

    SCOTT, Mike

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este artigo apresenta o Download Parser, uma ferramenta para gerenciar downloads de texto de grandes bancos de dados online. Muitas universidades têm acesso a bases de dados com textos completos que permitem ao usuário pesquisar e, em seguida, visualizar e, idealmente, baixar o texto completo de artigos relevantes. Todavia há problemas importantes na prática do gerenciamento de tais downloads, por causa de fatores como duplicação, falta de padrão de formatação e falta de documentação. A ferramenta em discussão foi concebida para analisar downloads, limpá-los e padronizá-los, identificar títulos e inserir cabeçalhos adequadamente etiquetados para análise de corpus.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This paper presents the Download Parser, a tool for handling text downloads from large online databases. Many universities have access to full-text databases which allow the user to search their holdings and then view and ideally download the full text of relevant articles, but there are important problems in practice in managing such downloads, because of factors such as duplication, unevenness of formatting standards, lack of documentation. The tool under discussion was devised to parse downloads, clean them up and standardise them, identify headlines and insert suitably marked-up headers for corpus analysis.
  • Translation choices as representational systems: a study of the processes in the short story “Love” by Clarice Lispector ARTIGOS

    LIMA-LOPES, Rodrigo Esteves de

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este trabalho tem por objetivo discutir as escolhas de transitividade, comparando o conto “Amor”, publicado pela escritora Clarice Lispector no livro “Laços de Família” em português, e sua tradução para o inglês. A análise contou com a utilização do software “UAM CorpusTool”, de caráter quanti/qualitativo que possibilita mapeamento de sistemas linguísticos em uma perspectiva funcional (O’Donnell 2016) e de uma ferramenta online de alinhamento de corpora (YouAlign 2016). Os resultados apontam para algumas diferenças quanto ao uso e frequência de processos, havendo equivalência de escolhas na maioria dos casos. Os exemplos que destoam parecem servir à construção de sistemas textuais específicos, motivados por questões culturais da língua de chegada.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This paper aims to discuss the transitivity choices, comparing the short story “Love”, published by Clarice Lispector in the book “Family Ties” in Brazilian Portuguese, and its translation into English. The analysis was based on the use of a “quantitative/qualitative software “UAM CorpusTool”, which allows the mapping of linguistic systems in a functional perspective (O’Donnell 2016) and an online alignment tool for corpora (YouAlign 2016). The results show some variation in the processes, with equivalence of choices in most cases. The examples that seem to be out of tune serve to construct specific textual systems, motivated by cultural aspects of the target language.
  • Clause complexes as the basis for construing the narrative point of view in translation context ARTICLES

    RODRIGUES-JÚNIOR, Adail Sebastião

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este artigo discute sucintamente o papel das expansões para a constituição das identidades e dos traços de personalidade dos personagens da obra O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde, e de sua tradução, feita por João do Rio, e adaptações, de Clarice Lispector e Cláudia Lopes, para o português brasileiro. A realização linguística principal discutida neste artigo é a configuração discursiva ou o eixo narrativo que desvela o ponto de vista do narrador, em cujas bases este artigo se apoia para também problematizar os conceitos de omissão e reescrita no contexto da tradução literária. Esses tipos de (re)textualização podem gerar impactos culturais negativos no(a) leitor(a) do texto-alvo. A teoria que embasa a discussão são os princípios da gramática sistêmico-funcional e suas contribuições à tradução literária, sobretudo os conceitos de projeção e de complexo oracional.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This article briefly discusses the role of expansions for construing the characters’ identities and personality traits in Oscar Wilde’s novel The Picture of Dorian Gray and its translation, made by João do Rio, and adaptations, made by Clarice Lispector and Claudia Lopes, into Brazilian Portuguese. The discursive configuration or narrative axis that unveils the narrative point of view is the central linguistic realization of the discussion. The paper also problematizes the concept of omission and rewriting in the literary translation context, asserting that these kinds of (re)textualizations may create negative cultural impacts on the target-text reader. The discussion is informed by the principles of systemic-functional grammar and its contributions to literary translation, especially the concepts of projection and clause complex.
  • Os efeitos de construções metafóricas em textos produzidos em contexto acadêmico ARTIGOS

    ROTTAVA, Lucia; SANTOS, Sulany Silveira dos

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Metáforas gramaticais caracterizam a linguagem técnica e são recorrentes no registro acadêmico escrito, produzindo efeitos no fluxo de informação do texto, tais como a criação de um termo técnico resumidor, a condensação de informação e a remoção do tempo e dos atores ou responsáveis pela ação, provas ou argumentos. De natureza qualitativa e interpretativa, este artigo tem como objetivo analisar construções metafóricas no fluxo de informação em textos produzidos por alunos brasileiros ingressantes em contexto acadêmico. O corpus compõe-se de 384 textos resultantes de cinco tarefas, que propiciaram o trabalho semântico-discursivo e lexicogramatical com o texto escrito. A análise buscou identificar e sistematizar as ocorrências de construções metafóricas e seus efeitos no texto. Para tanto, recorreu-se ao conceito de metáfora gramatical na perspectiva da linguística sistêmico-funcional de Halliday (1985; 1994; 2014) partindo-se da hipótese que os textos produzidos pelos alunos ingressantes apresentam construções metafóricas que contribuem para o fluxo e para a qualidade informacional do texto escrito. Os resultados revelaram baixa ocorrência de construções metafóricas. O estudo contribui para o mapeamento da habilidade de escrever de alunos ingressantes em contextos acadêmicos e aponta caminhos para práticas didático-pedagógicas que visam ao letramento acadêmico.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This study addresses the effect of metaphorical constructions present in the information flow in texts written by novice writers in a Brazilian academic context. Halliday conceives of grammatical metaphors as constructions/wordings realized in the lexicogrammatical stratum of the language which allow for the “variation of the expression of meanings” (1994:341). Metaphorical wordings create higher lexical density and complex grammatical constructions in technical and academic texts. Ideational grammatical metaphors produce an effect in the information flow of the text allowing for “the creation of abstract technical terms; for the condensation of previous information into a single word that can be used to move the text along; for the effect of removing time and agents responsible for actions” (Fatonah, 2014:90). The hypothesis of this study was that the written texts produced by novice writers in academic contexts contain metaphorical constructions which contribute for the information flow and for the informational quality of the texts. The nature of this study is qualitative and interpretive; its corpus comprises 384 texts written by Brazilian students enrolled in the first semester of an undergraduate Course of Letters. The texts resulted from five different writing tasks. The data were analysed to identify and systematize the metaphorical constructions and their respective effects in the texts. The results revealed low occurrence of ideational grammatical metaphors. The study contributes to mapping the writing ability of novice writers and to (re)consider pedagogical writing practices of academic literacy.
  • Apontamentos sobre linguística sistêmico-funcional, contexto de situação e transitividade com exemplos de livros de literatura infantil ARTIGOS

    HEBERLE, Viviane M.

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Devido à relevante contribuição da Linguística sistêmico-funcional (LSF) para estudos em Linguística Aplicada e áreas afins, inicialmente apresento considerações gerais sobre LSF, o contexto de situação e as metafunções, para então discutir o sistema de transitividade na LSF, com exemplos dos processos materiais, mentais e relacionais, retirados do corpus de livros de literatura infantil e juvenil, dentro do projeto “Práticas sociais na contemporaneidade: multiletramentos, identidades e narrativas multimodais”. Como suporte teórico-metodológico para a análise de textos produzidos em diferentes mídias e contextos sociais, a LSF pode contribuir para a compreensão da linguagem como prática social multisemiótica em contextos educacionais.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Systemic functional Linguistics has contributed to studies in Applied Linguistics and other related areas of study. Thus, in this paper I first present an overview of SFL, the context of situation and the metafunctions, and then I move to the system of transitivity, with examples of material, mental and relational processes, drawn from the corpus of children and teenage picture books from the project entitled ‘Social practices in contemporaneity: multiliteracies, identities and multimodal narratives’. As a theoretical and methodological support for the analysis of texts produced in different media and social contexts, SFL can contribute to an understanding of language as a multissemiotic social practice in educational contexts.
  • Análise da estrutura temática em resenhas de alunos do Ensino Superior numa perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional ARTIGOS

    SIPPERT, Luciane

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Neste artigo, objetiva-se apresentar a análise da estrutura temática em resenhas produzidas por alunos no Ensino Superior, a partir dos pressupostos teórico da Linguística Sistêmico-Funcional. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo-interpretativo. Os sujeitos de pesquisa foram alunos da Universidade Estadual do Rio grande do Sul (UERGS), frequentando o primeiro semestre em nível de graduação. Os resultados mostram que os padrões de estrutura temática estão diretamente relacionados à composição dos gêneros e ao conhecimento que os alunos possuem em relação à lexicogramática, aos aspectos semântico-discursivos e estruturais do texto. Como contribuição desta pesquisa, espera-se despertar o interesse para a temática abordada, bem como oferecer subsídios teóricos e práticos para o planejamento de propostas de intervenção no contexto acadêmico, constituindo-se em uma importante ferramenta para o trabalho com a escrita e análise textual/discursiva no Ensino Superior.

    Abstract in English:

    ABSTRACT In this article, we aim to present the analyze the thematic structure in reviews produced by students in Higher Education, based on the theoretical assumptions of Systemic Functional Linguistics. This is a qualitative-interpretative study. The investigation subjects were students of the Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), attending the first semester at undergraduate level. The results show that the patterns of thematic structure are directly related to the composition of the genres and to the knowledge that the students have in relation to the lexicogrammar, to the semantic-discursive and structural aspects of the text. In conclusion, as a contribution of this research, it is hoped to awaken the interest for the approached topic, as well as to offer theoretical and practical subsidies for the planning of intervention proposals in the academic context, constituting an important tool for working with writing and textual/discursive analysis in Higher Education.
  • O Estadão e a Presidente: o editorial como locus de avaliação ARTIGOS

    NUNES, Glivia Guimarães; CABRAL, Sara Regina Scotta

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este artigo tem o embasamento do Sistema de Avaliatividade (Martin; White 2005), que elabora uma taxonomia para dar conta dos valores individuais e coletivos compartilhados em um grupo social. O foco deste estudo recai sobre uma das categorias da atitude: o julgamento, que avalia o comportamento das pessoas segundo valores de estima social (capacidade, tenacidade e normalidade) e sanção social (propriedade e veracidade). Investigamos, a partir de uma análise qualiquantitativa de cunho textual e semântico-discursivo, como os recursos linguísticos são empregados, em editoriais de um jornal brasileiro, quanto à expressão de julgamento em relação ao desempenho da então Presidente Dilma Rousseff. Os resultados mostram o predomínio de julgamentos negativos sobre o seu desempenho, prevalecendo avaliações de estima social, sobretudo de capacidade. Essas avaliações são, em sua maioria, explícitas e indicam a interpretação de que a então Presidente não estava preparada para administrar o Brasil.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This article is based on Martin and White’s Appraisal System (2005), which elaborates a taxonomy that aims to analyse collective and individual values shared in a social group. The focus of this study is one of the categories of attitude: judgment, which deals with the behavior of people according to values of social esteem (capacity, tenacity and normality) and social sanction (property and veracity). We investigated, from a quali-quantitative analysis of textual and semantic-discursive nature, how language resources are used in editorials of a Brazilian newspaper regarding the performance of the former President Dilma Rousseff. The results show a predominance of negative judgments about her performance, mostly evaluations of social esteem, especially capacity. These evaluations are mainly explicit and indicate the interpretation that the former President was not prepared to administer Brazil.
  • Comentários em blogs de professores de inglês: uma análise do sistema de Avaliatividade ARTIGOS

    ALMEIDA, Fabíola Aparecida Sartin Dutra Parreira

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise do subsistema de atitude em comentários de participantes de dois blogs voltados para professores de inglês e das possíveis respostas de solidariedade apresentadas pelos interlocutores. Os blogs foram selecionados por ordem de ocorrência no Google e, também por conterem comentários avaliativos sobre o assunto tratado no post. Os pressupostos da Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday 1994; Halliday e Matthiessen 2004) na abrangência do sistema de Avaliatividade ‘Appraisal System’ e subsistema de Atitude (Martin e White 2005; Martin e Rose 2003) foram utilizados tanto na descrição quanto na interpretação dos dados encontrados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e interpretativista em que aspectos sociais e interacionais são levados em consideração na discussão dos resultados. Os dados mostram certo alinhamento avaliativo entre os participantes do blog e as blogueiras por meio das escolhas dos elementos léxico-gramaticais intensificados utilizados nas avaliações e nas respostas de solidariedade realizadas.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This article aims at presenting an analysis of the subsystem of Attitude in comments from participants of two blogs for teachers of English and the possible responses of solidarity presented by the interlocutors. The blogs were selected by the occurrence order in Google website and also for containing evaluative comments on the subject treated in the post. The assumptions of Systemic-Functional Linguistics (Halliday 1994; Halliday & Matthiessen 2004) in the comprehensiveness of the Appraisal System and Attitude subsystem (Martin & White 2005; Martin & Rose 2003) were used both in the description and interpretation of the data found. It is a qualitative and interpretative research in which social and interactional aspects are taken into account in the discussion of the results. The data pointed to some evaluative alignment between the blog participants and the bloggers through the choices of the intensified lexicogrammatical elements used in the evaluations and in the solidarity responses made.
  • Avaliação e Avaliatividade em discursos de alunos surdos à luz da LSF ARTIGOS

    CRUZ, Osilene Maria de Sá e Silva da

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este trabalho apresenta a análise discursiva de resenhas elaboradas por graduandos surdos do curso de Pedagogia do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), com base nas abordagens teórico-metodológicas da Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday 1994; Halliday e Mattiessen 2004), do Sistema de Avaliatividade (Martin e White 2005) e no que propõem pesquisadores interessados no ensino de Língua Portuguesa escrita para surdos (Quadros 2004; Lodi 2005; 2006; 2013; Lodi et al 2014; Fernandes 1999; Almeida, Santos e Lacerda 2015; entre outros). O ensino da resenha foi realizado a partir da proposta de Ramos (2004) e a análise das produções revela a presença de marcas avaliativas principalmente da categoria Julgamento do Sistema de Avaliatividade, destacando questões éticas e identitárias sobre preconceito, exclusão e inclusão social e educacional. O trabalho revela também a importância do uso de estratégias adequadas de ensino de Língua Portuguesa escrita para aprendizes surdos.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This paper presents a discoursive analysis of reviews elaborated by Pedagogy deaf undergraduates at Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), Brazil, based on the theoretical and methodological approaches of Systemic-Functional Linguistics (Hallidau 1994; Halliday & Mattiessen 2004), the Appraisal framework (Martin and White, 2005) as well as on studies interested in teaching written Portuguese to deaf learners (Quadros 2004; Lodi 2005; 2006; 2013; Lodi et al 2014; Fernandes 1999; Almeida, Santos e Lacerda 2015, among others). The proposal of Ramos (2004) also contributed on the implementation of the didatic material to the teaching of the genre review and the analysis reveals the presence of evaluation, especially, the Appraisal category named Judgment and emphasize ethic and identity questions, related to prejudice, social and educational exclusion and inclusion. The research also reveals the importance of adequate strategies when teaching written Portuguese to deaf students.
  • La enseñanza de la lectura y la escritura académicas mediante programas a lo largo del curriculum universitario: opción teórica, didáctica y de gestión ARTIGOS

    MOYANO, Estela Inés

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Neste trabalho aborda-se o desenvolvimento da leitura e da escrita acadêmica e profissional em nível universitário. Em primeiro lugar, se justifica seu ensino na Argentina em atendimento ao sistema universitário local e se expõem as características dos estudantes e do discurso a ser abordado nesse nível, o que torna generalizável sua proposição em outros contextos. Em seguida, se apresenta como opção pedagógica a implantação de um programa e de leitura e escrita ao longo da carreira universitária e explicitam-se suas características da organização. Na sequência, se enunciam suas exigências teóricas, metodológicas e de gestão: uma teoria de aprendizagem, uma teoria de contexto e linguagem, uma proposta didática e uma de gestão acadêmica. Apresenta-se a teoria da aprendizagem por meio da linguagem da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF); como teoria de linguagem, propõe-se a teoria de gênero e discurso no marco da LSF; como opção didática, a adaptação da pedagogia baseada em gêneros idealizada pela Escola de Sydney e sua adequação ao contexto universitário argentino. Logo, explicitam-se os problemas que surgem em sua gestão e propostas para sua superação. Por fim, se enunciam alguns resultados de sua implementação.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN En este trabajo se aborda el desarrollo de la lectura y la escritura académicas y profesionales en el nivel universitario. En primer lugar, se justifica su enseñanza en Argentina, atendiendo al sistema universitario local, las características de los estudiantes y las del discurso que deben abordar en ese nivel, lo que vuelve generalizable el planteo a otros contextos. Luego, se presenta como opción pedagógica la instalación de programas de lectura y escritura a lo largo de la carrera universitaria y sus requerimientos teóricos, metodológicos y de gestión: una teoría del aprendizaje, una teoría de contexto y lenguaje, una propuesta didáctica y una de gestión académica. Se presenta la teoría del aprendizaje a través del lenguaje de la Lingüística Sistémico Funcional (LSF); como teoría del lenguaje, se propone la teoría de género y discurso en el marco de la LSF; como opción didáctica, la adaptación de la pedagogía basada en géneros formulada por la Escuela de Sydney y su adecuación al contexto universitario argentino. Luego, se explicitan las características de diseño de un programa, los problemas que presenta para su gestión y propuestas para su superación. Finalmente, se enuncian algunos resultados de su implementación.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This paper deals with the development of academic and professional reading and writing at the tertiary level. First, the paper argues for the teaching of reading and writing in Argentina, considering the specific tertiary context, the features of its students and the characteristics of the discourse they need to approach at this level. This consideration enables the proposal of generalizations suitable for other contexts. Then, the paper introduces the pedagogical choice of developing reading and writing programs across the tertiary curriculum, as well as the theoretical, pedagogical and administrative requirements for this choice. Thus, the paper presents a theory of learning, a theory of language and context, and a pedagogical and academic program administration proposal. The theory of learning considered corresponds to Systemic Functional Linguistics (SFL), which understands learning as a process enacted through language; as a theory of language, the paper proposes the model of genre and discourse proposed within the framework of SFL; as a pedagogical choice, an adaptation of genre-based pedagogy developed by the Sydney School is introduced and its adaptations to the Argentinian university context are presented. Finally, the features of a program design are made explicit, as well as some problems arising from its administration and proposals for its solution. The paper ends with a discussion of some of the results emerging from the implementation of the program.
  • Realizações linguísticas e instanciação de gêneros na perspectiva sistêmico-funcional ARTICLES

    FUZER, Cristiane

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Neste artigo, objetiva-se delinear um percurso de leitura guiado por aspectos relevantes da teoria sistêmico-funcional que revelem a instanciação de gêneros da família das estórias. Focalizam-se as noções de estratificação, realização e instanciação da linguagem para esclarecer a noção de gênero na Linguística Sistêmico-Funcional e analisar realizações linguísticas que evidenciam o propósito sociocomunicativo e a estrutura esquemática de gênero numa amostra de textos socialmente designados como fábulas, muito frequentes no contexto escolar brasileiro.

    Abstract in English:

    ABSTRACT The aim of this article is to draft a reading path oriented by relevant aspects of systemic functional theory which reveal the instantiation of genres of the story family. We focus on the notions of language stratification, realization and instantiation to explain the notion of genre in Systemic-Functional Linguistics and to analyze the linguistic realizations that demonstrate the socio-communicative purpose and the schematic structure of genre within a sample of texts socially recognised as fables, frequently used in the Brazilian school context.
  • Gêneros na teoria sistêmico-funcional ARTIGOS

    SILVA, Edna Cristina MUNIZ DA

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO O objetivo deste estudo é apresentar a perspectiva teórica sobre gênero e registro da chamada ‘Escola de Sydney’ (Martin 1992; Martin e Eggins 2000; Martin e Rose 2008; Rose e Martin 2012), porque é uma poderosa ferramenta teórica e metodológica para análise de textos. Essa abordagem fundamenta-se na Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), cuja origem remonta aos conceitos de contexto e registro definido por Halliday, Mcintosh e Strevens (1964), que influenciaram Martin (1992) ao conceber outra perspectiva para o estudo do contexto, interpretando registro diferentemente da noção estabelecida por Halliday. Apresento então as diferentes interpretações dos termos ‘contexto’, ‘registro’ e ‘gênero’ dentro do paradigma sistêmico-funcional, com base na teoria de linguagem multifuncional desenvolvida por Halliday (1978, 1985, 1991, 2002, 2005) e nos estudos sobre contexto, texto, registro e gênero desenvolvidos por Hasan (1973, 1995, 2004, 2009), Matthiessen (1993, 2013) e Martin (1992). Gêneros e registros são termos utilizados pelos sistemicistas para se referirem ao significado e à função da variação entre os textos na dimensão contextual, bem como a quanto os textos se assemelham e se distinguem por expressarem linguística e discursivamente traços do contexto social em que são utilizados. Finalizo este estudo com a análise de um texto do gênero narrativa, com base na teoria de gênero desenvolvida por Martin (1992), Martin e Eggins (2000), Martin e Rose (2008) e Rose e Martin (2012).

    Abstract in English:

    ABSTRACT The aim of this study is to present the theoretical perspective on genre and register of the so-called ‘Sydney School’; (Martin 1992, Martin and Eggins 2000, Martin and Rose 2008, Rose and Martin 2012), because it is a powerful theoretical and methodological tool for analysis of texts. This approach is based on Systemic-Functional Linguistics (LSF), whose origin dates back to the concepts of context and register defined by Halliday, Macintosh and Strevens (1964), who influenced Martin (1992) in conceiving another perspective for the study of context, interpreting register differently from the notion established by Halliday. I then present the different interpretations of the terms ‘context’, ‘register’ and ‘genre’ within the systemic-functional paradigm, based on the multifunctional language theory developed by Halliday (1978, 1985, 1991, 2002, 2005) and in the studies on context, text, register and genre developed by Hasan (1973, 1995, 2004, 2009), Matthiessen (1993, 2013) e Martin (1992). Genres and registers are terms used by systemicists to refer to the meaning and function of variation between texts in the contextual dimension, as well as how texts resemble each other and are distinguished by expressing linguistic and discursively traces of the social context in which they are used.
  • Gênero da família das estórias no contexto escolar urbano e rural: estágios e escolhas linguísticas ARTIGOS

    SILVA BARBOSA, Maria do Rosário da

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este estudo dedica-se a discutir a construção de gêneros da família das estórias produzidas por escolares sob a ótica da Linguística Sistêmico-Funcional, inspirados em estudos de Halliday e Matthiessen (2004), Chirstie (2005), Martin e Rose (2008) e Rose e Martin (2012). Mais especificamente, objetiva analisar o Relato e a Narrativa no intuito de compreender a organização desses gêneros em etapas e sua relação com as escolhas linguísticas. O foco de análise encontra-se nas etapas de Relatos e Narrativas, articuladas a critérios formais e funcionais. Os critérios formais dizem algo sobre recursos linguísticos utilizados no gênero e os funcionais revelam como os usuários se apropriam de recursos linguísticos e alcançam o propósito global do texto. Nessa perspectiva, o gênero de um texto é identificado como a sequência de etapas ou passos funcionais distintos por meio dos quais o texto se desenvolve. Os resultados demonstram que as etapas de gêneros da família das estórias variam de acordo com o propósito e o contexto de cultura do aprendiz e influenciam nas escolhas linguísticas - lexicais e gramaticais.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This study aims at discussing the construction of stories produced by schoolchildren from rural and urban contexts from the perspective of Systemic-Functional Linguistics, inspired by studies by Halliday and Matthiessen (2004), Christie (2005), Martin and Rose (2008) and Rose and Martin (2012). More specifically, it aims to analyze the narrative and the narrative in order to understand the organization of these genres in stages and their relation with the linguistic choices. The analysis focuses is in the stages articulated to formal and functional criteria. The formal criteria say something about linguistic resources used in the genre and the functional ones reveal how users appropriate linguistic resources and achieve the overall purpose of the text, highlighting the organization of the Report and Narrative genres in stages. From this perspective, the genre of a text is identified as the sequence of distinct functional steps or steps through which the text develops. The results show that the genre stages of the story family vary according to the purpose and context of the learner ‘s culture and influence lexical and grammatical linguistic choices.
  • Multiliteracies and their role in language teachers’ knowledge: towards a systemic and complex perspective ARTICLES

    VIAN, Orlando

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este texto explora os multiletramentos pelo prisma da Linguística Sistêmico-Funcional, principalmente com base nos trabalhos de Christie (1999; 2002), Christie e Martin (1997; 2007), Unsworth (2000; 2001), Cope e Kalantzis (1993, 2000; 2009), Kalantzis e Cope (2012), dentre outros. Nesse sentido, visa entender como os multiletramentos, a partir de uma perspectiva sistêmica e complexa, devem estar presentes na formação de professores de línguas e, mais especificamente, em seu Conhecimento Sobre a Língua(gem) (CSL). Apresenta o argumento central de que a noção de conhecimento atualmente em uso na área de formação de professores requer revisões, ampliações e reorientações em seu escopo com vistas a uma educação linguística mais eficaz e realista. Desse modo, almeja ainda contribuir para as discussões sobre a formação do professor de línguas e a construção de seu conhecimento no âmbito dos cursos de graduação em Letras.

    Abstract in English:

    ABSTRACT In this text multiliteracies are explored from the perspective of Systemic Functional Linguistics, mainly based on works developed by Christie (1999; 2002), Christie and Martin (1997; 2007), Unsworth (2000, 2001), Cope and Kalantzis (1993; 2000; 2009), Kalantzis and Cope (2012), among others. To this end, it aims at understanding how multiliteracies, from a systemic and complex perspective, should be present in language teacher education and, more specifically, in their Knowledge About Language (KAL). The main argument is that the notion of knowledge currently in use in the teacher education area requires revisions, extensions and reorientations in scope towards a more effective and realistic language education. Thus, it is also aimed to contribute to the discussions on language teachers’ education and their knowledge building in the context of undergraduate Languages courses.
  • Estudo comparativo entre interacionismo sociodiscursivo e linguística sistêmico-funcional ARTIGOS

    MENDES, Aliny Sousa; SILVA, Wagner Rodrigues; LIMA, Paulo da Silva

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Apresentamos, neste artigo, um estudo comparativo entre as abordagens teóricas desenvolvidas no Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e na Linguística Sistêmico-Funcional (LSF). Objetivamos identificar as semelhanças e/ou diferenças entre essas duas correntes teóricas, visto que ambas têm contribuído significativamente para os estudos linguísticos desenvolvidos no Brasil, seja no campo teórico ou aplicado. Embasamo-nos, principalmente, em Bronckart (2003; 2013), e Halliday e Matthiessen (2014). Os resultados da pesquisa demonstram que há semelhanças entre as duas correntes teóricas na forma como ambas concebem a linguagem, em como veem a linguagem em uso e, também, nas suas concepções de texto. Foram identificadas divergências na forma como as teorias linguísticas abordam a questão de tipo de discurso e gênero textual.

    Abstract in English:

    ABSTRACT We present, in this paper, a comparative study between the theoretical approaches developed in Sociodiscursive Interactionism (ISD) and in Systemic Functional Linguistics (LSF). We aim to identify the similarities and/or differences between these two theoretical currents, since both have contributed significantly to the linguistic studies developed in Brazil, whether in the theoretical or applied field. We are mainly based in Bronckart (2003; 2013) e Halliday and Matthiessen (2014). The results of the research demonstrate that there are similarities between the two theoretical currents in the way they both conceive language, in how they see the language in use, and also in their conceptions of text. Differences have been identified in the way that linguistic theories address the question of type of discourse and textual genre.
  • The written enunciation in Benveniste: notes for a conceptual framework ARTIGOS

    FLORES, Valdir do Nascimento

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este texto apresenta uma proposta de interpretação para a expressão enunciação escrita, presente em “O aparelho formal da enunciação”, de Émile Benveniste, com vistas ao estabelecimento de princípios norteadores do estudo da enunciação escrita no quadro formal de realização da enunciação. Procede-se a um estudo de natureza conceitual para, em seguida, apresentar, em termos prospectivos, possibilidades de abordagem. Para tanto, procede-se a um estudo conceitual não apenas no referido artigo, mas também em outros textos do autor em que o tema da escrita é abordado para, finalmente, precisar-se o sentido que se pode atribuir à expressão. O resultado da pesquisa indica que há diferenças de tratamento do problema da escrita na obra do autor, permitindo concluir que a expressão enunciação escrita, apesar de guardar relações com a noção geral de escrita, se distingue desta em função de sua vinculação ao quadro formal de realização da enunciação esboçado por Benveniste.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This article presents a proposal to interpret the expression written enunciation, present in “The formal apparatus of enunciation”, by Émile Benveniste, aiming to establish guiding principles to study the written enunciation within the formal framework of the event of enunciation. A study with conceptual nature is carried out and possible approaches are subsequently presented, in prospective terms. In order to do so, a conceptual study considering not only the aforementioned article but also other texts in which the subject of writing is addressed by the author is conducted, so as to finally define the meaning that may be assigned to the expression. The result of the research indicates that there are differences in the treatment of the problem of writing in the author’s work, allowing the conclusion that, despite bearing relations with the general notion of writing, the expression written enunciation differs from it due to its connection to the formal framework of realization of the enunciation outlined by Benveniste.
  • O estudo do texto em uma perspectiva enunciativa de linguagem ARTIGOS

    SILVA, Carmem Luci da Costa

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este trabalho se sustenta na ideia de que a capacidade simbólica, base da significação, é condição de integração humana à linguagem. Parte-se do pressuposto de que, a cada vez que a língua é atualizada em discurso, via enunciação, há uma nova experiência de significação instaurada na linguagem. Nessa perspectiva, o artigo procura responder à seguinte questão: Como estudar o texto a partir de uma concepção enunciativa de linguagem? A resposta a essa questão é formulada a partir da concepção de que o texto, considerado discurso, resulta da atualização da língua por um locutor, que, por nascer na cultura (Benveniste 1995; 1989), a cada ato de enunciação, realiza um acontecimento diferente e novo para fazer a passagem a sujeito e, nessa passagem, registra o modo como se instaura nos valores culturais da sociedade em que vive. É, com esses princípios, que o estudo enunciativo de um texto é proposto.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This paper is based on the idea that the symbolic capacity, base of signification, is the condition for the human integration to language. It starts from the assumption that each time language is actualized in discourse, through enunciation, a new experience of signification is established in language. From this standpoint, the article seeks to answer the following question: How to study texts from an enunciative conception of language? The answer to this question is formulated based on the conception that a text, regarded as discourse, results from language being actualized by a speaker. Since the speaker was born in culture (Benveniste 1995; 1989), with every act of enunciation they perform a different and new event to become a subject. In this process, the speaker registers the way they introduce themselves in the cultural values of the society they live in. The enunciative study of a text is proposed with these principles.
  • As propostas de Nord e Hurtado Albir: aproximações teóricas nos estudos de tradução ARTIGOS

    BEVILACQUA, Cleci Regina

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Pretende-se apresentar as definições de traduções, os princípios e elementos implicados no processo tradutório a partir das propostas de duas autoras, fundamentais nos Estudos de Tradução: Christiane Nord, que segue uma perspectiva funcionalista, e Amparo Hurtado Albir, que defende uma perspectiva integradora da tradução. O objetivo é identificar os elementos de aproximação entre ambas. Para tanto, em primeiro lugar, apresentamos cada uma das propostas, destacando os principais aspectos relacionados à tradução como ato comunicativo. Posteriormente, comparamos esses aspectos para identificar os elementos comuns e distintivos entre ambas. Finalmente, apresentamos uma síntese da análise realizada.

    Abstract in English:

    ABSTRACT It s intended to present definitions of translation, principles and elements implied in the translation process up from the proposals of two fundamental authors of Translation Studies: Christiane Nord, who follows a functionalist perspective, and Amparo Hurtado Albir, who defends an integrated perspective of translation. The purpose is to identify approximate elements between both. To this end, first we present each one of the proposals highlighting the main aspects concerning translation as a communicative act. Then, we compare these aspects in order to identify commun and distintive elements between both authors. Finally, we present a synthesis of the analysis performed.
  • A sessão oral de teletandem inicial: a estrutura retórica do gênero ARTIGOS

    RAMPAZZO, Laura; ARANHA, Solange

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este estudo concentra-se no contexto de teletandem, um ambiente virtual e colaborativo de aprendizagem de línguas em que estudantes universitários encontram-se semanalmente por meio de ferramentas de comunicação síncrona para a aprendizagem da língua um do outro (Telles 2006). Neste artigo, temos por objetivo investigar a estrutura retórica dos primeiros 15 minutos de dez sessões orais de teletandem iniciais, isto é, o primeiro encontro via skype entre os parceiros. Nossos resultados apontam para a padronização do discurso na sessão oral de teletandem inicial e evidenciam a relação entre estrutura retórica e cenário de aprendizagem (Foucher 2010).

    Abstract in English:

    ABSTRACT This study focuses on teletandem, a virtual and collaborative learning environment in which university students who are learning a foreign language meet regularly via synchronous communication tools in order to learn the language of one another (Telles 2006). In this article, we aim to investigate the rhetorical structure of the first 15 minutes of ten initial teletandem oral sessions (iTOS), namely, the first skype meeting between the partners. The results point to the standardization of discourse in the iTOS and highlights the association between rhetorical structure and learning scenario (Foucher 2010).
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