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DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, Volume: 36, Número: 3, Publicado: 2020
  • Ver com Palavras Artigos

    Brait, Beth; Amorim, Marilia

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo resulta de atividades e projetos centrados em questões relativas às diferentes formas de diálogo existentes entre as dimensões verbal, visual e/ou verbo-visual, desenvolvidos pelas autoras no Brasil e na França. O objetivo é observar, no tecido verbal tramado por um enunciador, o ponto de vista enunciativo-discursivo, as escolhas lexicais, a organização sintática que, ao totalizar um enunciado, o faz de maneira a provocar naquele que lê/ouve a sensação de estar vendo. Por essa razão, os segmentos verbais que constituem nosso corpus de análise foram escolhidos, recortados e organizados, tendo como critério os processos linguístico, enunciativo e discursivo, implicando, em seu próprio ser-fazer, um destinatário, um interlocutor que, sendo o leitor/ouvinte, é também, e inescapavelmente, observador, espectador, graças à força verbal provocadora de imagens visuais. A fundamentação teórico-metodológica de base é a perspectiva dialógica, advinda de Bakhtin e o Círculo, acrescida de elementos de outras vertentes, considerando-se a necessária interdisciplinaridade exigida pelos enunciados constitutivamente intersemióticos. Visamos, com esta reflexão, contribuir para a explicitação da força do verbal para o imaginário e para diferentes esferas da atividade humana, em uma sociedade dominantemente visual.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article is a product of activities and projects, developed by the authors in Brazil and France, that are centered on questions that refer to the different forms of dialogue found in verbal, visual and/or verbal-visual dimensions. It aims to observe, in the verbal fabric woven by an utterer, the utterative-discursive viewpoint, the lexical choices, the syntactic organization that, when completing the utterance, does so to provoke in the one who reads/listens the sensation of seeing. For this reason, the verbal segments that comprise our corpus of analysis were chosen, delimited, and organized, using the criterion of linguistic, utterative and discursive processes, which imply, in their own existence and production, an addressee, an interlocutor who is not only the reader/listener, but also - and inevitably - the observer, spectator. This occurs as a result of the verbal force that provokes visual images. The theoretical and methodological framework on which this study is based is the dialogical perspective, grounded in the works of Bakhtin and the Circle. Elements from other perspectives are included as we take into consideration that constitutively intersemiotic utterances demand an interdisciplinary approach. With this reflection we aim to contribute to making explicit the force of the verbal dimension to the imaginary and the different spheres of human activity in a dominantly visual society.
  • Práticas Translíngues como uma ferramenta para decolonizar interações em um espaço para confrontação de desigualdades Articles

    Liberali, Fernanda; Swanwick, Ruth

    Resumo em Português:

    RESUMO Levando em conta a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, da ONU, este artigo trata da construção de contextos artísticos em que estudantes, professores, diretores, coordenadores, intérpretes de linguagem de sinais, artistas e pesquisadores trabalham em conjunto com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 10 - Reduzir a desigualdade dentro e entre países, em um projeto intitulado Programa Digitmed. Este projeto reúne surdos e ouvintes, migrantes e participantes brasileiros de comunidades muito pobres e ricas em discussões sobre o desenvolvimento de currículos interdisciplinares, que objetivam a desencapsulação de idéias, conteúdos, papéis, perspectivas, série/ano, línguas, histórico econômico, entre outros. Neste artigo, será descrito o envolvimento de participantes surdos e ouvintes no trabalho interdisciplinar com poemas como forma de arte de resistência. O potencial das práticas translíngues é analisado como uma possibilidade revolucionária para combater a desigualdade e a marginalização.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Taking into account the 2030 Agenda for Sustainable Development, from the UN, this article addresses the construction of artistic contexts where students, teachers, principals, coordinators, sign language interpreters, artists, and researchers work together with the Sustainable Development Goal 10 - Reduce inequality within and among countries, in a Project entitled Digitmed Program. This project gathers deaf and hearing, migrants and Brazilian participants from very poor and wealthy communities in discussions about the development of interdisciplinary curriculums, which aim at de-encapsulation of ideas, contents, roles, perspectives, grades, languages spoken, economic background, among others. In this article, the involvement of deaf and hearing participants in the interdisciplinary work with poems as a form of art for resistance will be described. The potential of translanguaging is analysed as a revolutionary possibility for tackling inequality and marginalisation.
  • Semiose ideacional: uma perspectiva triestratal para a metáfora gramatical Articles

    Martin, J R

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo enfrenta o desafio de analisar textos pelo prisma da metáfora gramatical. Realiza esta tarefa ideacional pela perspectiva de trabalho recente sobre campo (Doran & Martin, no prelo) e semântica discursiva (Hao 2020a). Ao enfrentar tal desafio, destaca os benefícios de se adotar a perspectiva da metáfora gramatical lógica e experiencial (Hao 2020b) ? trazendo três dos estratos mais relevantes (isto é, campo, semântica discursiva e lexicogramática) para o debate.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper addresses the challenge of analysing texts for ideational grammatical metaphor. It undertakes this task from the perspective of recent work on field (Doran & Martin in press) and discourse semantics (Hao 2020a). In doing so it highlights the benefits of adopting a tri-stratal perspective on experiential and logical grammatical metaphor (Hao 2020b) - bringing all three of the most relevant strata (i.e. field, discourse semantics and lexicogrammar) into the picture.
  • Na trilha das recordações ... quando LAEL festeja seu jubileu de ouro Articles

    Rajagopalan, Kanavillil

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste texto, procuro traçar a evolução da LAEL ao longo dos 50 anos de sua história, entrelaçando a narrativa com a minha trajetória pessoal desde minha chagada no Brasil em 1976. A narrativa não tem nenhuma pretensão de ser um relato fiel das diferentes facetas do Programa. O foco na verdade é sobre como seu desenvolvimento através do tempo espelha as mudanças que ocorreram no campo de pesquisa que chamamos de Linguística Aplicada.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this paper, I attempt to trace the evolution of LAEL over the 50 years of its history, intertwining the narrative with my own personal trajectory since my arrival in Brazil in 1976. The narrative makes no claim to being a step by step account of the different facets of the Programme’s history. Rather, the focus is on how its developments through the years mirror the fortunes of the very area of academic pursuit we call Applied Linguistics.
  • Desejo na biopolítica do agora: performatividades escalares em um aplicativo de encontros homoafetivos Artigos

    Lopes, Luiz Paulo da Moita

    Resumo em Português:

    RESUMO Com base na biopolítica do agora - um processo que envolve tanto a reocidentalização do mundo como a estabilidade dinâmica contemporânea - e em uma ideologia linguística performativa, este artigo relata uma etnografia da mobilidade em um aplicativo para encontros homoafetivos. Analisam-se performatividades escalares interseccionais de gênero, sexualidade e raça. São usados também os construtos teórico-analíticos de indexicalidade e escalas, que operam na compreensão de como os corpos são semiotizados no aplicativo. São focalizadas duas entrevistas etnográficas com dois participantes. Apesar da miríade de corpos e desejos semiotizados em uma dimensão acelerada, a matriz de inteligibilidade para os corpos de homens homoeróticos racializados em operação chama atenção para dois processos de projeções escalares. Esses remetem à reocidentalização do mundo tanto em relação a performatividades de masculinidade hegemônica como a performatividades racistas antinegros. Evoco a necessidade de pensar uma futuridade alternativa política radical em conjunto com uma visão crítica da biopolítica do agora.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Considering the biopolitics of the now - a process that includes both the re-occidentalization of the world and contemporary dynamic stability - and a performative linguistic ideology, the article reports on an ethnography of mobility in a homoaffective dating app. It does so by analysing interseccional scalar performativities of gender, sexuality and race. The theoretical-analytic constructs of indexicality and scale are also relied on to illuminate how bodies are semiotized in the app. Two ethnographic interviews with two participants are focused on. Despite the myriad bodies and desires semiotized in an accelerated dimension, the intelligibilty matrix for racialized homoerotic male bodies in operation draws attention to two scale projections which speak to the re-occidentalization of the world both in relation to hegemonic masculinity performativities and to anti-black racist performativities. The article ends by evoking an alternative radical political futurity in conjunction with a critical view of the biopolitics of the now.
  • Sob Impacto da Heterogeneidade: teorização sobre o erro e o não idêntico Artigos

    Lier-DeVitto, Maria Francisca; Arantes, Lúcia; Desinano, Norma B.

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo discute a problemática da heterogeneidade e seus efeitos no Interacionismo em Aquisição de Linguagem e na Clínica de Linguagem, campos em que ela adquire o estatuto de proposição problemática. Está em questão a não-coincidência de um falante com a própria fala, dessa fala com a da massa falante e, também, entre falas de crianças e falas sintomáticas. Articula-se, neste quadro, o par heterogeneidade-singularidade, que impõe o afastamento ao recurso das descrições categoriais. Distingue-se singularidade de diferenças individuais que frequentam as Psicologias e campo das Ciências Humanas em geral. O pano de fundo teórico que movimenta a argumentação decorre de uma articulação particular entre Estruturalismo Europeu e Psicanálise. Saussure e Jakobson representam uma saída das descrições em favor de uma explicação sobre o movimento que subjaz os enunciados erráticos ou sintomáticos. A Psicanálise introduz a ideia de cisão subjetiva, que suspende a de sujeito epistêmico.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article discusses the problem of heterogeneity and its effects on Interactionism in Language Acquisition and Language Clinic, in which it acquires the status of problematic proposition. The focus is on the non-coincidence between the speaker and his/her own speech, between a speaker and other speakers of a speech community and, also, between children’s speech and symptomatic speech. It is argued that according such perspective, the heterogeneity-singularity opposition is enlightened, which raises obstacles to approach the speakers’s utterances in grammatical terms. The singularity notion is distinguished from individual differences which is deeply incorporated in the field of Psychology and the all Human Sciences, as well. The theoretical background that sustain the argumentative direction developed in this study articulates in a particular way the European Structuralism and Psychoanalysis. Saussure and Jakobson represent a departure from descriptions in favor of explanations concerning the movement that underlies the erratic or symptomatic utterances. Psychoanalysis introduces the notion of split subjective, which suspends that of epistemic subject.
  • Marx, Vygotsky e Freire: discussões metodológicas sobre o papel da linguagem na transformação social Articles

    Jones, Peter E; Magalhães, Maria Cecília C

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo5, apoiado na base marxista para uma práxis libertadora, dialógica e crítico-colaborativa em contextos educacionais, examina as implicações dessa práxis para a compreensão do papel potencial da escola como lócus de pensamento crítico. Alinhando-se à “Posição Transformadora-Ativista” de Stetsenko, a discussão concentra -se em clarificar a abordagem metodológica para enfocar a linguagem como um meio de ação cultural e transformação social, com base na concepção marxista materialista de história e nas abordagens dialógicas educacionais de Vygotsky e Freire.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper offers a Marxist grounding for a liberatory, critical-collaboratory dialogic praxis in educational contexts and examines the implications of such praxis for an understanding of the potential role of the school as a site of critical thinking. Aligning with Stetsenko’s ‘Transformative-Activist Stance’, the discussion centres on clarifying the methodological rationale for approaching language as a means of cultural action and social transformation based on Marx’s materialist conception of history and the educationally based dialogical approaches of Vygotsky and Freire.
  • Narrativas Transmídia: da Convergência ao Transletramento Articles

    Freire, Maximina Maria

    Resumo em Português:

    Resumo Histórias e narrativas representam eventos comunicativos significativos, típicos dos seres humanos, pois todos gostam de ler, contar e ouvi-las. Elas também podem se constituir em eventos digitais, veiculados por recursos virtuais, inseridos na cultura de convergência (Jenkins, 2006). Nessa cultura e respondendo à expansão de mídias, encontra-se a transmídia, disseminando conteúdos diversos, mas relacionados, dispersos em múltiplas plataformas de mídia, de modo que o significado converge de uma a outra. Esse contexto comporta o conceito de narrativa transmídia: um processo de narrativa transversal, investigado por muitos pesquisadores mas, particularmente, por Jenkins (2006, 2011), Scolari (2013) e Gosciola (2014). Esse conceito motiva o debate sobre transletramento: um movimento sincronizado entre, através e além conteúdos e múltiplas plataformas de mídia. Considerando tal cenário, este artigo visa apresentar a narrativa transmídia conceitualmente, para explorar seu potencial para promover o transletramento. Para atingir esse objetivo, conceitos e características das narrativas transmídia são discutidos. Em seguida, a argumentação é dirigida ao conceito e implicações do transletramento. Para finalizar, a relação-alvo apontada no objetivo do artigo é abordada, assim como reflexões sobre a percepção da narrativa transmídia e do transletramento como um conceito e uma área transdisciplinar, respectivamente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Stories and narrative represent meaningful communicative events, typical of human beings’ nature since everybody loves reading, telling, and listening to them. They may also constitute digital events, conveyed through virtual resources, and inserted in the convergence culture (Jenkins, 2006). Within this culture and responding to media expansion, there is transmedia, disseminating diverse but related contents, spread out through multiple media platforms, allowing meaning to converge from one to another. This context supports the transmedia storytelling concept: A transversal narrative process investigated by many researchers, but particularly by Jenkins (2006, 2011), Scolari (2013), and Gosciola (2014). This concept motivates the debate about transliteracy: a synchronized movement across, through and beyond contents and multiple media platforms. Considering this scenario, this article aims at presenting transmedia storytelling conceptually to exploit its potential to promote transliteracy. To reach this goal, transmedia storytelling concepts and features are discussed. After that, considerations are directed towards the transliteracy concept and implications. To conclude, remarks on the target relationship pointed out as the objective of the paper are addressed together with reflections upon the perception of transmedia storytelling and transliteracy as a concept and an area that are transdisciplinary, respectively.
  • Uma análise das WH-questions (perguntas qu-) em acareações diretas e cruzadas: a linguagem de tribunais autênticos e televisionados Articles

    Chen, Meishan; Reppen, Randi

    Resumo em Português:

    RESUMO A partir de uma abordagem de registros baseada em corpus, esse estudo explora o uso da língua em discursos de tribunais autênticos e representados na TV através da lente das wh-questions (perguntas qu-), com um foco em acareações diretas e cruzadas. Os resultados mostram que além da diferença resultante do contexto em que o discurso foi produzido (tribunais na TV ou autênticos), wh-questions cumprem diferentes propósitos em acareações diretas e cruzadas. Por exemplo, wh-questions são evitadas em acareações cruzadas, ao mesmo tempo em que em representações de tribunais na TV wh-questions são usadas para engajar os telespectadores. Os resultados exploram como os diversos propósitos comunicativos de tribunais autênticos e televisionados impactam o uso de wh-questions em acareações diretas e cruzadas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Using a corpus-based register approach, this study explores language use of authentic and TV courtroom discourse through the lens of WH-questions, with a focus on direct and cross-examinations. Results show that in addition to differences as a result of these two discourse settings (i.e., authentic and TV courtroom), WH-questions accomplish different goals across the registers of direct and cross-examinations. For example, WH-questions are avoided in authentic cross-examinations, while in TV courtroom discourse WH-questions are used to engage viewers. Results explore how the different communicative purposes of authentic and TV courtroom settings impact the use of WH-questions in direct and cross-examinations.
  • Um estudo fonético das vozes de personagens do filme Zootopia na dublagem em português brasileiro: o papel dos estereótipos Articles

    Crochiquia, Alice; Eriksson, Anders; Fontes, Mario A. S.; Madureira, Sandra

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho segue uma abordagem experimental de investigação da fala expressiva que integra procedimentos metodológicos de análises perceptiva e acústica. Como objeto deste trabalho, focalizamos a qualidade de voz e a dinâmica vocal de personagens com distintas personalidades. Amostras de fala de quatro principais personagens do filme de animação intitulado “Zootopia” dublados por atores brasileiros são analisadas. Devido à função expressiva da qualidade de voz, a seguinte pergunta de pesquisa foi aventada: Que tipos de ajustes de qualidade de voz e de dinâmica vocal foram usados pelos atores na dublagem de “Zootopia” para compor os perfis vocais dos personagens? A avaliação perceptiva de 54 estímulos de fala foi realizada com o Sistema de Avaliação Vocal (Laver & Mackenzie Beck, 2007). Medidas acústicas foram automaticamente extraídas, aplicando o ExpressionEvaluator script (Barbosa, 2008) no PRAAT. Os perfis de cada um dos quatro personagens foram compostos com base nas características psicológicas descritas no roteiro do filme. Os resultados da análise acústica, da análise perceptiva dos ajustes de qualidade vocal e de dinâmica vocal foram correlacionados por meio do método MFA (Análise Multifatorial) no ambiente R. Foram utilizadas 40 variáveis cuja análise resultou na distribuição dos estímulos em 6 clusters. As variáveis quantitativas que apresentaram a maior percentagem de correlação foram as relacionadas à frequência fundamental e à inclinação espectral: Standard Deviation of f0 Derivative, Standard Deviation of Spectral Tilt e f0 Median. As variáveis qualitativas com maior grau de correlação foram: Lowered Larynx, Lip Rounding, Breathy Voice e Minimised Pitch Range. A pesquisa apresentou evidências a favor do uso simbólico da matéria fônica e contribuições para o entendimento de como os estereótipos são estabelecidos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This work comprises an experimental investigation approach of expressive speech that integrates methodological procedures of perceptual and acoustic analyses. As the object of this work, we have focused on voice quality and vocal dynamics. Speech samples from the four main personality-distinct characters in the animated feature film “Zootopia” dubbed by Brazilian voice actors have been analysed. Due to the expressive function of voice quality, we have posed the following question: what types of voice quality and vocal dynamics settings were used by the voice actors in the Brazilian dubbing of “Zootopia” to compose the vocal profiles of the characters? Perceptual evaluation of the 54 speech stimuli was performed using the Vocal Profile Analysis protocol (Laver & Mackenzie Beck, 2007). Acoustic measures were automatically extracted using the ExpressionEvaluator script (Barbosa, 2008) for PRAAT. The profiles for each of the four characters were composed based on the psychological traits described in the film script. The results of the acoustic analysis, the perceptual analysis of voice quality and vocal dynamics settings were correlated using the MFA (Multiple Factor Analysis) method in the R environment based on 40 variables (quantitative and qualitative) and it turned out that the speech stimuli were distributed in 6 clusters according to the variables analysed. The quantitative variables that presented the highest correlation percentage were: Standard Deviation of f0 Derivative, Standard Deviation of Spectral Tilt, f0 Median. The qualitative variables that presented the highest correlation percentage were: Lowered Larynx, Lip Rounding, Breathy Voice and Minimised Pitch Range. The research has presented evidence in favor of the symbolic use of phonic matter and contributions to the understanding of how vocal stereotypes are established.
  • Os Enunciados Aderentes Artigos

    Maingueneau, Dominique; Souza-e-Silva, Trad.: Maria Cecília Pérez de

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo procura chamar a atenção para um conjunto de manifestações do discurso que proliferam em nosso cotidiano e que proponho agrupar sob o termo de “enunciados aderentes” (EA). Tais enunciados foram até agora pouco abordados pela análise do discurso não só porque se trata de enunciados associados a todos os tipos de objetos (uma camiseta, uma garrafa, um carro, um corpo humano...), mas também porque os linguistas preferem, em geral, estudar enunciados estritamente verbais. O estudo dos EA implica com efeito que se conteste um pressuposto profundamente enraizado segundo o qual é preciso separar rigorosamente os nomes e as coisas. Após ter explicitado a relação de “aderência” entre o enunciado e seu “suporte”, e sublinhado em que este enunciado modifica a identidade do suporte, coloco em evidência diversos parâmetros que convêm levar em conta para abordar os enunciados aderentes. Em um segundo momento, analiso dois tipos de enunciados bem diferentes: de um lado, enunciados com uma visada ecológica (sobre uma lixeira ou um gramado), de outro lado, enunciados portados por manifestantes em agrupamentos com objetivo político.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims at drawing attention to a wide range of discourse manifestations that proliferate around us and which I propose to group together under the term “adherent statements”. They have so far been ignored by discourse analysis because they are associated with all kinds of objects (a T-shirt, a bottle, a car, a human body...) and we generally prefer to study purely verbal data. Indeed, the study of these adhering utterances implies challenging a deeply rooted presupposition that words and things must be rigorously separated. After explaining the “adherence” relationship between the utterance and its “support”, and emphasizing how this utterance modifies the identity of this support, I highlight the various parameters that must be taken into account when dealing with these adhering utterances. Secondly, I analyze two very different types of utterances: statements with an ecological purpose (on a garbage can or on a lawn), and statements made by demonstrators at political rallies.
  • Variação estrutural em atos diretivos no discurso de sala de aula universitária: Um estudo baseado em corpus Articles

    Kia, Elnaz

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente estudo examina variação estrutural em atos diretivos presentes em diferentes contextos situacionais na sala de aula universitária. Os dados provêm do componente de sala de aula extraído de um grande corpus de discurso universitário. A análise seguiu os seguintes passos: 1) possíveis padrões linguísticos de diretrizes foram identificados manualmente a partir de uma amostra de discurso de sala de aula; 2) os cinco tipos de estruturas léxico-gramaticais explícitas usadas mais frequentemente foram selecionados para a análise; 3) Scripts em Python foram escritos para identificar automaticamente diretivas com esses cinco tipos estruturais; 4) a variação estrutural das diretivas foram analisadas em relação a três variáveis situacionais: nível de interação, nível de instrução, e disciplina. Os resultados mostram que variação situacional afeta o uso de diretivas de forma significativa.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The present study examines structural variation of directives1 across different situational contexts in university lectures. The data comes from the lecture component of a large corpus of university discourse2. The following analytical steps were taken: 1) possible linguistic patterns of directives were manually identified in sample lectures; 2) five most-frequent lexico-grammatically explicit structural types of directives were selected for automatic analysis; 3)Python scripts were written to automatically identify directives with the five structural types; 4) structural variation of directives was analyzed in relation to three situational variables: level of interaction, level of instruction, and discipline. Results show that situational variables affect the use of directives in important ways.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
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