DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, Volume: 36, Issue: 4, Published: 2020
  • Marcações não manuais na Língua Brasileira de Sinais utilizada em Maceió: delineamentos de uma comunidade de prática Artigos

    Valentim, Ana Clara Pereira; Dizeu, Liliane Correia Toscano de Brito; Costa, Priscila Rufino da Silva

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Esta pesquisa objetivou descrever a variação no parâmetro fonológico de marcações não manuais da Língua Brasileira de Sinais e o pertencimento a uma comunidade de prática a partir dos pressupostos da Sociolinguística variacionista e da terceira onda da sociolinguística. O corpus foi constituído pela gravação da execução do sinal ‘cachorro’ realizada por 16 sujeitos surdos, de ambos os sexos. Os resultados apontam para a existência de variação no parâmetro analisado e o uso de posturas específicas que podem estar associadas à comunidade de prática de professores (em formação ou licenciados).

    Abstract in English:

    ABSTRACT This study aimed to describe the variation in the phonological parameter of non-manual markings of the Brazilian Sign Language and the membership of a community of practice based on the assumptions of Variance Sociolinguistics and the third wave of sociolinguistics. The corpus was constituted by the recording of the execution of the signal ‘dog’ performed by 16 deaf subjects, of both sexes. The results point to the existence of variation in the parameter analyzed and the use of specific postures that may be associated to the community of practice of teachers (in training or graduates).
  • Apreensão e Emergência de Gêneros Acadêmicos: o trabalho final do PROFLETRAS Artigos

    Bezerra, Benedito Gomes; Pereira, Maria Ladjane dos Santos

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO A relação entre os gêneros em sistemas de atividades é uma premissa das teorias de gênero de base retórica e sociológica. Neste trabalho, sob a orientação dos Estudos Retóricos de Gênero, adota-se o conceito de apreensão (uptake) como categoria para a investigação da emergência do Trabalho de Conclusão Final (TCF) do PROFLETRAS na relação com os gêneros que lhe antecedem. Com o objetivo de explorar o processo de uptake envolvido na construção do TCF, examinam-se, no estudo, tanto a organização estrutural dos primeiros trabalhos produzidos no Programa, à luz de gêneros antecedentes como a dissertação de mestrado acadêmica e diretrizes institucionais que orientaram sua produção, como a percepção de egressos sobre o desafio de escrever no gênero. Os resultados sugerem a emergência de um novo gênero acadêmico associado, porém não idêntico, à dissertação de mestrado tradicional.

    Abstract in English:

    ABSTRACT The relationship between genres within activity systems is a premise of rhetorical and sociological-based genre theory. In this paper, under the Rhetorical Genre Studies guidelines, we draw on the concept of uptake to investigate the PROFLETRAS’s Master Thesis in its relationship with antecedent genres. With the aim of exploring the process of uptake involved in the writing of the TCF, the study examines both the structural organization of the first TCF produced in the Program, in the light of antecedent genres such as the academic master’s thesis and institutional guidelines that framed their production, and the students’ perception of the challenge of writing in the genre. The results suggest the emergence of a new academic genre associated with, but not identical to, the traditional master’s thesis.
  • Multimodal critical discourse analysis of the cinematic representation of women as social actors Articles

    Bezerra, Fábio Alexandre Silva

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Neste artigo, uma versão expandida da rede visual de atores sociais (van Leeuwen, 2008) é sugerida em integração com a classificação de campos proposta por Martin (1992). No contexto da análise crítica do discurso multimodal, essa rede sistêmica forneceu um modelo para a discussão dos dados com o objetivo de revelar e interrogar a construção da agência de mulheres na parte introdutória do primeiro filme Sex and the City (2008). Resultados gerais localizam as ações das mulheres principalmente na esfera privada, mas também revelam instâncias de performatividade de gênero (Butler 1990) que questionam normas sociais para as mulheres principalmente impostas pela mídia.

    Abstract in English:

    ABSTRACT In this paper, an expanded version of the visual social actor network (van Leeuwen 2008) is suggested in integration with the classification of fields proposed by Martin (1992). In the context of multimodal critical discourse analysis, such network has provided a template for the discussion of the data aiming to reveal and interrogate the construal of women’s agency in the introductory part of the first film Sex and the City (2008). Overall results place women’s actions mostly in the private sphere but also reveal instances of gender performativity (Butler 1990) that question social norms for women mainly imposed by the media.
  • Propuesta de una taxonomía de los centros de interés en los estudios de disponibilidad léxica Artículos

    Díaz, Inmaculada Clotilde Santos; Ibáñez, Ester Trigo; Oliva, Manuel Francisco Romero

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Os estudos de disponibilidade lexical recolhem, para fins didáticos, unidades lexicais em centros de interesse (CI). Foi salientado o comportamento diferente dos CI com base no número de unidades. Além disso, as classificações foram fornecidas de acordo com outros parâmetros relacionados com a estrutura interna. No entanto, não existe uma classificação aplicada a mais do que uma língua. Pretendemos propor uma taxonomia baseada na criação de um índice estrutural de CI. Para o efeito, demonstraremos os diferentes comportamentos dos centros de interesse tanto na língua materna (espanhol) como na língua estrangeira (inglês e francês) e estabeleceremos uma medida para avaliar as suas características.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN Los estudios de disponibilidad léxica recopilan, con fines didácticos, unidades léxicas en centros de interés. Se ha destacado el diferente comportamiento de los centros de interés partiendo del número de unidades. Además, se han aportado clasificaciones según otros parámetros relacionados con la estructura interna. Sin embargo, no existe ninguna clasificación aplicada a más de un idioma. Pretendemos proponer una taxonomía a partir de la creación de un índice estructural de los centros de interés. Para ello, demostraremos el diferente comportamiento de los centros de interés tanto en lengua materna (español) como en lengua extranjera (inglés y francés) y estableceremos una medida de valoración de sus características.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Lexical availability studies collect, for teaching purposes, lexical units in centers of interest. The different behavior of centers of interest has been highlighted based on the number of units. In addition, classifications have been provided according to other parameters related to the internal structure. However, there is no classification applied to more than one language. We intend to propose a taxonomy based on the creation of a structural index of centers of interest. To do this, we will demonstrate the different behavior of the centers of interest both in the mother tongue (Spanish) and in the foreign language (English and French) and we will establish an assessment measure of their characteristics.
  • Aproximación al ensayo académico como género de formación en Ciencias sociales: el caso de Sociología Artículos

    Lizama, Margarita Vidal

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO O ensaio acadêmico é um dos gêneros-chave na formação de estudantes em Ciências Sociais e Humanidades na educação superior. O seu estudo em espanhol tem sido relativamente limitado, focado geralmente na sua estrutura retórica e deixando de lado tanto descrições discursivas detalhadas quanto diferenças disciplinares na escrita do ensaio. Este artigo oferece uma exploração inicial do ‘ensaio acadêmico’ no âmbito das Ciências Sociais, a partir da análise de textos escritos por estudantes de Sociologia. Esta descrição tipológica é baseada na Linguística sistêmico-funcional (LSF) e a sua proposta de análise de gênero (Martin e Rose 2008; Hood 2010).

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN El ensayo académico es uno de los géneros clave en la formación de estudiantes en Ciencias Sociales y Humanidades en la educación superior. Su estudio en español ha sido relativamente limitado, centrándose generalmente en su estructura retórica y dejando de lado tanto descripciones discursivas detalladas como diferencias disciplinares en la escritura del ensayo. Este artículo ofrece una exploración inicial al ‘ensayo académico’ en el marco de las Ciencias Sociales, a partir del análisis de textos escritos por estudiantes de Sociología. Esta descripción tipológica se sustenta en la Lingüística sistémico funcional (LSF) y su propuesta de análisis de género (Martin y Rose 2008; Hood 2010).

    Abstract in English:

    ABSTRACT Academic essay is a key genre that students in the Social Sciences and Humanities are required to write in tertiary education. Research on this object in Spanish has been scarce, focusing generally on the rhetorical structure of this genre, without considering possible disciplinary variation in the way essays are written. This paper explores the academic essay genre within Social Sciences, through the analysis of texts written by Sociology tertiary students. The typological description is founded on Systemic functional linguistics (SFL) and its genre analysis (Martin & Rose 2008; Hood 2010).
  • Romance-folhetim em tela: linguagem, personagens e sentidos sociais Artigos

    Sabino, Rosimeri Ferraz; Bezerra, Antônio Ponciano

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este estudo analisa o enredo, os personagens e a circulação do romance-folhetim transposto para o cinema, e suas implicações nas representações e sentidos sobre a mulher na sociedade e, em especial, para o trabalho de secretária. O objeto foi o filme “Ciúmes”, originado do romance-folhetim “Wife versus secretary”. As análises, sob a perspectiva da Linguística, Semiótica e História Cultural, indicam um discurso que cristaliza o estereótipo da “secretária-amante”, na mesma medida em que significa a perfeição feminina pela sujeição ao masculino.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This study analyses the plot, the characters and the circulation of the roman-feuilleton transposed to the cinema, and its implications on the representations and meanings about women in society and, especially, on the work of a secretary. The object was the film “Jealousy”, originated from the roman-feuilleton “Wife versus secretary”. The analyses, from the perspective of Linguistics, Semiotics and Cultural History, indicate a discourse that crystallizes the stereotype of the “secretary-lover”, in the same measure that it signified feminine perfection through subjection to the masculine.
  • Direitos Humanos e Educação Especial: a inclusão de alunos/as surdos/as no Distrito Federal Artigos

    Silva, Kleber Aparecido; Andrade, Alliny de Matos Ferraz; Oliveira, Cláudio Passos de; Ferreira, Hely César; Santos, Liliane de Souza; Santos, Mônica Oliveira dos

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este artigo analisa, sob a perspectiva dos direitos humanos e da educação inclusiva, o processo de inclusão educacional de alunos/as surdos/as no Distrito Federal. Isso é feito mediante análise documental da Estratégia de Matrícula da Rede Pública do DF para 2019, complementada por traços de análise etnográfica. São mapeadas as principais tensões observáveis entre a efetivação, para esses/as alunos/as, do direito humano fundamental da inclusão educacional plena e as propostas normativas da Estratégia de Matrícula. Por fim, são sugeridos, com base nos resultados da análise, alguns caminhos possíveis de aprimoramento para a inclusão educacional de alunos/as surdos/as no DF.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This article analyzes, from a human rights and inclusive education perspective, the process of educational inclusion of deaf students in the Federal District, Brazil. This is done through documentary analysis of the Federal District Enrollment Policy for 2019, complemented by partial ethnographic analysis. The main observable tensions between the achievement by these students of the fundamental human right to full educational inclusion and the normative proposals of the Enrollment Policy are mapped. Finally, based on the results of the analysis, some possible ways of improving the educational inclusion of deaf students in the Federal District are suggested.
  • Facilitating the co-construction of interculturality in teletandem through pedagogical mediation Articles

    Schaefer, Rodrigo

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO A telecolaboração está relacionada com o uso de tecnologias online no contexto de ensino e aprendizagem de línguas (O’Dowd, 2013). O presente estudo teve como objetivo discutir como a mediação pedagógica pode contribuir para a co-construção da interculturalidade no teletandem, o “modelo de telecolaboração” (Telles, 2015a:604, minha tradução) específico nesta pesquisa. A análise dos dados mostrou que oportunidades para pelo menos etapas iniciais de uma atitude de descentralização (Liddicoat & Scarino, 2013) surgiram devido à mediação pedagógica, o que significa dizer que os professores-mediadores podem promover discussões que transcendam representações culturais superficiais no contexto do teletandem.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Telecollaboration relates to the use of online technologies in the context of language teaching and learning (O’Dowd, 2013). This study aimed at discussing how pedagogical mediation can contribute to the co-construction of interculturality in teletandem, the specific “mode of telecollaboration” (Telles, 2015a:604) in my research. Data analysis showed that opportunities for at least initial steps of a decentering attitude (Liddicoat & Scarino, 2013) came about due to pedagogical mediation, which means that teacher-mediators can encourage discussions that go beyond superficial cultural representations in the teletandem context.
  • Efectos de la Composicionalidad Semántica en la Interpretación de Unidades Fraseológicas en Lengua Extranjera Artículos

    Núñez-Román, Francisco

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este artigo apresenta os resultados de um estudo sobre a influência da composicionalidade semântica na interpretação de unidades fraseológicas (UF) em língua estrangeira (LE) e sua similaridade com os processos de interpretação na língua materna realizados por aprendizes italianos como LE de nível universitário. Os dados obtidos indicam que a composicionalidade semântica é um fator que favorece a interpretação da UF em OE, embora os aprendizes tendam a preferir a rota intercultural na interpretação da UF transparente, o que induz em uma alta porcentagem de casos a cometer erros de interpretação.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN Este trabajo presenta los resultados de un estudio sobre la influencia de la composicionalidad semántica en la interpretación de unidades fraseológicas (UF) en lengua extranjera (LE) y su similitud con los procesos de interpretación en lengua materna llevado a cabo por aprendices de italiano como LE de nivel universitario. Los datos obtenidos indican que la composicionalidad semántica es un factor favorecedor de la interpretación de UF en LE, aunque los aprendices tienden a preferir la ruta intercultural en la interpretación de UF transparentes, lo que les induce en un alto porcentaje de casos a cometer errores de interpretación.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This paper presents the results of a study on the influence of semantic compositionality on the interpretation of phraseological units (PU) in undergraduate students of Italian as a foreign language, and its similarity to the processes of interpretation in their native language. The data obtained indicate that semantic compositionality is a factor that favours the interpretation of PU in the foreign language. However, the data also show that students tend to prefer the intercultural strategy for the interpretation of transparent PU, which leads to a high rate of interpretation errors.
  • On the notion of “owning a forest”: Ideological awareness and Genre-based Pedagogy in university critical literacy Articles

    Guerra-Lyons, Jesús David; Mendinueta, Nayibe Rosado

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este artigo discute um projeto de pesquisa colaborativa que integra o foco na consciência ideológica com a pedagogia de gêneros no letramento universitário. Através de instruções explícitas sobre o gênero argumentativo e reflexão sobre os correlatos lingüísticos da ideologia neoliberal, orientamos os estudantes no desenvolvimento de uma maior conscientização do neoliberalismo e sua influência na política ambiental. No estágio de escrita independente, a argumentação dos estudantes revelou posições mais críticas em relação ao neoliberalismo e comando adequado do gênero alvo. O artigo termina com reflexões gerais e recomendações para a adoção de uma abordagem crítica explícita no letramento universitário.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This paper discusses a collaborative action research project integrating a focus on ideological awareness with genre-based pedagogy in the university literacy classroom. Through explicit instruction on the argumentative genre and reflection on the linguistic correlates of neoliberal ideology, we guided students in developing enhanced awareness of neoliberalism and its influence on environmental policy. In the independent writing stage, students’ argumentation revealed critical stances towards neoliberalism and adequate command of the target genre. The paper closes with general reflections and recommendations for the adoption of an explicitly critical approach in university literacy education.
  • Procesamiento cognitivo de errores sistemáticos preposicionales según la L1 y el nivel de competencia a partir de estudios de corpus escritos de aprendientes de ELE1 Artículos

    Cabrera, Anita Ferreira; Torres, René Oportus

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO O presente estudo baseia-se nos resultados de pesquisas anteriores sobre a frequência de erros preposicionais em um corpus composto por textos de alunos da ELE (Ferreira e Elejalde, 2017). A fim de aprofundar o processamento cognitivo de erros sistemáticos preposicionais de a, de, com, por e para, realizou-se um estudo piloto sob o paradigma do tempo de resposta (tempo rt.’response ‘) (Jiang, 2012). Para tanto, examinou-se a relação entre alunos L1 do ELE (alemão, francês e inglês), seu nível de competência (A2 e B1) e o comportamento do rt no uso de estratégias de feedback corretivo em textos escritos (FCE) na correção dos erros. Os resultados mostram que os alunos de L1 francês, tanto A2 quanto B1, têm um rt maior no processamento das estratégias de feedback em relação aos alunos de L1 alemão, segundo maior rt, e de L1 inglês, que têm o menor rt dos três idiomas. Estes resultados mostram uma certa relação entre um maior rt e maior eficácia do FCE, em ambos os níveis de competência, no caso de estudantes de língua francesa.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN El presente estudio se sustenta en los resultados de investigaciones previas sobre frecuencia de errores preposicionales en corpus textuales de aprendientes de ELE (Ferreira y Elejalde, 2017). Con el objeto de profundizar en el procesamiento cognitivo de los errores sistemáticos preposicionales a, de, con, por y para, se lleva a cabo un estudio experimental bajo el paradigma del tiempo de respuesta (rt.’response time’) (Jiang, 2012). Se examina la relación entre la L1 de los aprendientes de ELE (alemán, francés e inglés), su nivel de competencia (A2 y B1) y el comportamiento del rt en el uso de estrategias de feedback correctivo escrito (FCE) en la corrección de los errores. Los resultados muestran que los aprendientes de L1 francés tanto en el A2 como B1 toman mayor tiempo en procesar las estrategias de feedback en comparación con el rt de los aprendientes de L1 alemán, con el segundo mayor tiempo, y los de L1 inglés, quienes presentan el menor tiempo de las tres lenguas. Estos resultados evidencian cierta relación entre el mayor rt y mayor efectividad del FCE, en ambos niveles de competencia en el caso de los estudiantes francófonos.
  • MOORKENS, Joss; CASTILHO, Sheila; GASPARI, Federico; DOHERTY, Stephen (eds.). Translation Quality Assessment: From Principles to Practice. Machine Translation Series. Switzerland: Springer International Publishing, 2018, 292p. ISBN 978-3-319-91240-0 / ISBN 978-3-319-91241-7 (eBook) / https://doi.org/10.1007/978-3-319-91241-7. Reviews

    Esqueda, Marileide Dias
  • HYLAND, Ken & WONG, Lillian C. L. (Eds.). 2019. Specialised English: New directions in ESP and EAP research and practice. London/New York: Routledge. 260 pp. ISBN: 987-0-138-58877-6 Reviews

    Wąsikiewicz-Firlej, Emilia
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