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Open-access DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada

Publicação de: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
Área: Lingüística, Letras E Artes
Versão impressa ISSN: 0102-4450
Versão on-line ISSN: 1678-460X
Creative Common - by 4.0

Sumário

DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, Volume: 41, Número: 4, Publicado: 2025

DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, Volume: 41, Número: 4, Publicado: 2025

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Artigos
Análise Linguística pela Educação Científica Silva, Wagner Rodrigues

Resumo em Português:

Resumo Este artigo traz resultados de uma pesquisa colaborativa, situada nos estudos linguísticos aplicados e indisciplinares. Foi realizada para se garantir um trabalho sustentável do estudo da gramática do português em aulas de língua materna, na segunda etapa do Ensino Fundamental, especialmente em escolas públicas brasileiras. Assim, objetivou-se descrever a concepção de análise linguística produzida no projeto, considerando o exame de um jogo didático disponibilizado em laboratório virtual de ensino, igualmente criado por educadores representantes da escola básica e da universidade. Produziu-se uma abordagem de análise linguística contextualizada em práticas investigativas escolares da própria língua materna, fundamentada em pressupostos da educação científica, da articulação entre as teorias da gramática tradicional e da linguística sistêmico-funcional, e de outras fontes teóricas a partir das quais foram selecionados conceitos fundamentais. Para tanto, fez-se necessária a produção colaborativa de diferentes materiais didáticos, compostos pela multimodalidade, haja vista a diversidade de gêneros textuais selecionados e a mixagem garantida de mídias, cores, imagens, músicas, sons e movimentos. Em acréscimo às contribuições diretas às aulas de Língua Portuguesa, espera-se que, indiretamente, a pesquisa contribua para popularizar as ciências da linguagem para além das fronteiras escolares.

Resumo em Inglês:

Abstract This article presents the results of a collaborative research project, situated in applied and interdisciplinary linguistic studies. The research team conducted it to ensure sustainable pedagogical work on study of Portuguese grammar in native language classes, in the second stage of Elementary School, especially in Brazilian public educational institutions. Thus, the objective was to describe the conception of linguistic analysis produced in the project, considering the examination of an educational game made available in a virtual teaching laboratory, also created by educators representing elementary school and university. Teachers mediated a contextualized linguistic analysis approach in school investigative practices of the native language itself, based on assumptions of scientific education, the articulation between the theories of traditional grammar and systemic-functional linguistics, and other theoretical sources from which fundamental concepts were selected by the research team. To this end, it was necessary to collaboratively produce different educational materials, composed of multimodality, given the diversity of selected textual genres and the guaranteed mix of media, colors, images, music, sounds and movements. In addition to direct contributions to Portuguese language classes, the research team expected that, indirectly, the research will contribute to popularizing language sciences beyond school borders.
Articles
Translanguaging como uma bola de demolição, um destruidor de paradigmas - e uma arma potente nas mãos do Sul Global Rajagopalan, Kanavillil

Resumo em Português:

Resumo Este trabalho analisa as razões subjacentes ao surgimento e à popularidade crescente do fenômeno de translinguaging. Argumento que, além dos ares de irreverência e jocosidade, amplamente discutidos na literatura, que o fenômeno em questão ostenta, ele também evidencia a tomada de um posicionamento político. Esse aspecto de translanguaging fica mais evidente ainda quando ele é visto contra o pano de fundo de pós-colonialismo, traço característico de muitas das nações emergentes em franco desenvolvimento.

Resumo em Inglês:

Abstract This paper takes a look at the underlying reasons for the emergence and the growing popularity of the phenomenon of translanguaging. I argue that, over and above the flippant and jocose attitude, widely discussed in the literature, that it betrays, translanguaging also bespeaks a certain political positioning and often posturing. This aspect of translanguaging becomes all the more evident when we view it against the backdrop of postcolonialism, a marked trait that defines many of the up-and-coming emergent nations right across the world.
Articles
A projeção escalar e a indexicalização da ansiedade sexual na extrema direita brasileira contemporânea Moita-Lopes, Luiz Paulo Fabricio, Branca Falabella

Resumo em Português:

Resumo Neste artigo, discutimos o fenômeno contemporâneo da extrema direita e argumentamos que ela envolve o atrito entre cronotopos da Modernidade Colonial e aqueles de forças libertárias dos anos 60 e 70. Enfatizamos ainda que esse fenômeno pode ser também compreendido como fascismo social. Uma tal confrontação cronotópica, que inclui fundamentalmente as redes sociais assim como um capitalismo voraz, é efeito do biopoder e da produtividade tática dos discursos sobre a sexualidade. Em particular, focalizamos como tal atrito operou estrategicamente nos discursos do ex-presidente Bolsonaro, produzindo ansiedade sexual, pavor e insegurança. A análise baseia-se nos construtos de escala sociolinguística e indexicalidade. Examinamos re-entextualizações de falas do então presidente na mídia social cujo foco está colocado, de modo único na extrema direita internacional, em atos sexuais ‘escandalosos’, seu pênis, e seu desempenho sexual. Em conclusão, acentuamos: a) a necessidade de se ter atenção a aspectos micropolíticos da subjetividade que tornam a macropolítica operacional; e b) a relevância de uma epistemologia que envolva ativismo político, como a dos estudos semióticos aqui empreendidos, de maneira a abrir espaço para um outro futuro.

Resumo em Inglês:

Abstract In this article, we discuss the contemporary phenomenon of the extreme right and argue that it involves the friction between the chronotopes of Colonial Modernity and those of the libertarian forces from the 1960s and 1970s. We also emphasize that this phenomenon can also be understood as social fascism. This chronotopic confrontation, which centrally includes social networks and voracious capitalism, is the effect of biopower and the tactical productivity of discourses on sexuality. In particular, we focus on how this friction strategically operated in the Discourses of former president Bolsonaro, producing sexual anxiety, fear and insecurity. The analysis is based on the constructs of sociolinguistic scale and indexicality. We examined re-entextualizations of the then-president's Discourses on social media, which uniquely in the international extreme right focused on ‘scandalous’ sexual acts, his penis, and his sexual performance. In conclusion, we emphasize: a) the need to pay attention to micro-political aspects of subjectivity that make macro-politics operational; and b) the relevance of an epistemology that involves political activism, such as the semiotic studies undertaken here, in order to open up space for another future.
Artigos
Metáfora lógica: uma investigação interestratal em língua portuguesa Cabral, Sara Regina Scotta

Resumo em Português:

Resumo A relação entre a semântica e a léxico-gramática é apontada por Halliday como uma relação natural na estratificação da linguagem. As metáforas gramaticais resultam de uma tensão entre esses dois estratos, o que envolve um remapeamento das possibilidades que o sistema dispõe ao escritor. Referentes às três metafunções da linguagem, as metáforas gramaticais podem ser do tipo ideacional, interpessoal ou textual. A metáfora ideacional apresenta dois subtipos: a experiencial e a lógica, esta em que os conectores podem ser refraseados em grupos verbais, grupos nominais, adjetivos e preposições. Este artigo tem por objetivo verificar o uso da metáfora ideacional do tipo lógico empregada em dez teses recentemente defendidas em um Programa de Pós-Graduação no Brasil. Por meio da ferramenta computacional Voyant Tools, foi feita a listagem de palavras e consequente conferência e análise qualitativa dos casos de metaforização lógica por meio da transcategorização para coisas, qualidades, processos e circunstâncias. Os resultados apontam para a prevalência de metáforas lógicas por meio de processos e de grupos nominais de causa/propósito e de adição.

Resumo em Inglês:

Abstract The relation between semantics and lexicogrammar is pointed out by Halliday as a natural relation within the stratification of language. Grammatical metaphors result from a tension between these two strata, which isto f a remapping of possibilities that the system provides to the speaker/writer. In relation to the three metafunctions, isto f al metaphors can be from ideational, interpersonal or textual natures. Ideational metaphors isto f two subtypes: experiential and logical, the latter in which connectives may go through rewording in verbal groups, nominal groups, adjectives and prepositions. This article aims to verify the usage of isto f al metaphors of the logical subtype employed in tem theses recently defended in a Brazilian Post-Graduation Program. Through Voyant Tools, a isto f words was made and, then, the correction and qualitative analysis of logical metaphorization cases through transcategorization into things, qualities, processes and circumstances. Results point to the prevalence of logical metaphors through processes and nominal groups of cause/purpose and through addition.
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