Acessibilidade / Reportar erro

O Teste do Desenho do Relógio: revisão da acurácia no rastreamento de demência

Resumo

O Teste do Desenho do Relógio (TDR) é um instrumento neuropsiquiátrico simples que pode ser aplicado facilmente para avaliar diversas funções cognitivas. Nos últimos 20 anos, o TDR tem despertado interesse considerável sobre seu papel no rastreio precoce de declínio cognitivo, especialmente na demência. Apesar do TDR ser considerado um bom teste para o rastreio da demência, estudos recentes com comparações com baterias neuropsiquiátricas como o CAMCOG mostram resultados variados.

Objetivos:

Investigar a importância do TDR quando comparado com outros testes comumente utilizados no diagnóstico de demência; avaliar a confiabilidade e a correlação entre escalas de pontuação do TDR em estudos recentes.

Métodos:

Uma busca sistemática na literatura foi concluída em setembro de 2008, incluindo estudos que compararam sistemas de pontuação de TDR e que compararam o TDR com baterias neuropsicométricas.

Resultados:

Doze estudos foram selecionados para análise. Sete compararam escalas de pontuação de TDR e cinco compararam o TDR com o CAMCOG e o MEEM. Oito estudos encontraram boa correlação e confiabilidade entre as escalas e outros testes.

Conclusão:

Apesar dos resultados variados nesses estudos, o TDR parece ser um bom teste de rastreio cognitivo para demência.

Palavras-chave:
teste do desenho do relógio; demência; idosos.

Academia Brasileira de Neurologia, Departamento de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices, Torre Norte, São Paulo, SP, Brazil, CEP 04101-000, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistadementia@abneuro.org.br | demneuropsy@uol.com.br